Situações em que se deve fazer o teste de drogas

O teste de drogas pode ser solicitado ou exigido em diversas situações, por motivos médicos, legislativos e esportivos. Os médicos são quando o paciente está com algum quadro complicado em que há alguma semelhança com efeito de drogas; os legislativos são quando há algum tipo de relação criminal; e os esportivos são quando a droga pode influenciar no desempenho do atleta.

Para que você entenda melhor quando deve-se fazer o teste de drogas, separamos algumas situações mais comuns. Veja só!

Motivos médicos para realizar o teste de drogas

Muitos motivos levam um médico a solicitar o teste de drogas em um paciente. As situações mais comuns são em relação a suspeitas de overdose, desencadeamento de alguma doença que tem relação ao uso de drogas, comportamento diversos de um paciente que pode ser explicado pelo consumo dessas substâncias, dentre tantas outras coisas.

Situações legislativas que exigem o exame toxicológico

Quando o assunto é a lei, o teste de drogas, na maioria das vezes, está relacionado com a investigação de um crime. A busca, nesse caso, é saber se a presença de drogas influenciou ou contribuiu para que o crime acontecesse.

Essa situação acontece com frequência em crimes de dolo eventual em que não houve a intenção, mas o risco foi assumido. Como quem dirige sob efeito de drogas e, eventualmente, causa um acidente.

Outra ocasião comum em que pode ser solicitado o teste de drogas a alguma pessoa, perante a lei, é em caso de motoristas rodoviários de passageiros e cargas que em caso de emissão ou renovação da carteira de habilitação, ou no momento de admissão ou demissão de uma empresa, devem fazer o exame toxicológico.

Campeonatos esportivos fazem teste de drogas nos atletas

O famoso antidoping é um teste de drogas realizado em atletas que participam de diferentes campeonatos a fim de assegurar que eles não usem qualquer substância que influencie de forma favorável seu desempenho em determinada modalidade esportiva.

Por isso, a Wada (Agência Mundial Antidoping) acompanha os atletas, faz sorteios para nomear esportistas a realizarem o teste de drogas e sempre faz o procedimento com os respectivos campeões de cada esporte.

Existem outras situações em que o teste de drogas pode ser solicitado, como em concursos públicos, admissão em alguns empregos, abordagem policial, dentre outras coisas.

E, então? Ficou com alguma dúvida? Continue acompanhando o nosso blog para entender melhor sobre os exames, as drogas detectadas, os tipos de análise e tantos outros assuntos. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *