O exame toxicológico pode ser realizado de várias formas, a partir de amostras de sangue, urina ou queratina (cabelos, pelos).
Cada uma dessas análises tem uma janela de detecção e é utilizada em momentos diferentes.
No exame de urina é possível detectar drogas consumidas, em média, nos últimos 5 dias.
Com amostras de queratina, tem uma janela de detecção maior e consegue identificar o consumo de drogas dentre 90 e 180 dias.
Mas, se você quer saber como detectar drogas no sangue, vamos te explicar melhor como é feita a coleta, a janela de detecção e em qual momento esse exame é mais utilizado. Olha só!
Exame toxicológico com amostras de sangue
Dentre os exames toxicológicos, o realizado com amostras de sangue é que detecta a presença de drogas em menos tempo e, também, com uma janela de detecção menor. Ele é comumente utilizado para saber se a pessoa consumiu recentemente uma determinada substância, pois ele só identifica drogas consumidas em, no máximo, até 48 horas, dependendo da droga.
Como o sangue é um tecido líquido que têm como uma das funções levar as toxinas para serem eliminadas por meio de órgãos, o processo de desintoxicação é muito rápido. Por isso, não serve para identificar a presença de drogas no organismo consumidas a dias atrás, mas sim nas últimas horas.
Drogas detectadas no exame de sangue
O exame toxicológico feito com amostras de sangue consegue detectar diversas drogas ilícitas em sua análise, mesmo que em um tempo reduzido de consumo se comparado com outros testes.
A anfetamina e heroína podem ser detectadas por cerca de 12 horas após o consumo. A metanfetamina pode ser identificada de 24 a 36 horas. O LSD de 2 a 3 horas e a morfina de 6 a 8 horas.
E as drogas como Maconha, Cocaína e Ecstasy, quanto tempo ficam no sangue?
A maconha pode ser identificada no sangue cerca de dois dias depois no exame de sangue. Além disso, é interessante lembrar que, para quem faz o consumo frequente, a maconha pode ser identificada em até 7 dias posteriores ao último consumo.
Para saber mais, leia: Quanto tempo a Maconha fica no Organismo
Já a Cocaína e o Ecstasy, conseguem ser identificadas no sangue em um período de 1 a 2 dias.
Passados esses períodos, já não há como detectar drogas no sangue, sendo necessário um exame toxicológico feito com amostras de urina ou queratina (cabelo ou pelos).
Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico
Com essas informações sobre como detectar drogas no sangue, você agora já sabe que esse método é utilizado, comumente, para avaliar se naquele momento uma pessoa está sob efeito de drogas e sabe também porque sua janela de detecção é pequena. Mesmo assim, a análise feita com amostras de sangue é muito solicitada.
E caso você queira saber outras informações a respeito do exame toxicológico como:
- Quais tipos de substâncias são detectadas
- Se os remédios prescritos podem reprovar no teste
- Prazo de emissão do resultado
Entre outras dúvidas, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico e confira esses e demais questionamentos.
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: