Quanto tempo leva para o exame toxicológico ficar pronto?

prazo exame toxicologico

O tempo que o relatório médico leva para ficar pronto é, em média de 48 horas (para resultados negativos) para CNH, a contar a partir do recebimento da amostra na matriz da Toxicologia Pardini.

Para Empresas (CLT), o prazo é de 48 horas (para resultados negativos). Para Concursos Públicos, o prazo é de 20 dias úteis após o recebimento da amostra no laboratório de análise em Belo Horizonte MG, para laudos negativos.

Válido destacar que o tempo médio para emissão do relatório médico pode variar de acordo com a região onde é feita a coleta da amostra de cabelo para a realização do exame.

Em casos de resultados positivos o tempo para emissão do relatório médico pode aumentar, dado que é necessário realizar o processo de confirmação do resultado da amostra.

Lembrando que, na Toxicologia Pardini, os prazos são rigorosamente respeitados para que você não corra o risco de perder o prazo do exame ou da validade da sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação

ATENÇÃO: O DENATRAN, através da deliberação do CONTRAN nº 222 de 27 de abril de 2021, estabeleceu prazos limites para os motoristas regularizarem o exame toxicológico periódico.

Por essa razão, recomendamos que leia o nosso artigo sobre a prorrogação do exame toxicológico, segundo o DENATRAN

Resultado do exame toxicológico para empresas (CAGED/eSocial)

Para que o tempo entre o procedimento de coleta e o resultado do exame toxicológico, que é o que importa para as empresas, não imponha uma pressão desnecessária à área de Recursos Humanos, geralmente responsável pela declaração do CAGED (agora eSocial), a Toxicologia Pardini disponibiliza o número do exame, assim como os demais dados necessários ao CAGED/eSocial, no momento da coleta da amostra capilar.

A informação referente aos dados para o CAGED/eSocial ficam disponíveis em tempo real para a empresa, através do Painel administrativo que a Toxicologia Pardini disponibilizará à empresa no momento da compra do exame.

Desta forma ajudamos a empresa agilizar o processo de transmissão das informações no CAGED/eSocial e colaboramos com a empresa a estar em dia com suas obrigações legais, referentes ao exame toxicológico.

Resultado do exame toxicológico para motoristas (CNH)

O resultado do exame também é disponibilizado através do nosso site, onde o motorista pode acompanhar cada etapa do teste.

É só acessar a nossa Página de Acompanhamento para saber o status do seu exame.

Você ainda pode optar por receber as notificações pelo E-mail ou por SMS, conseguindo acompanhar tudo pelo seu celular, de forma fácil e rápido. Além disso, depois que a análise for concluída, os dados do exame serão inseridos diretamente no RENACH, para que você possa concluir seu processo de emissão ou renovação da CNH no Detran.

Importância do exame toxicológico para Empresas e Motoristas

Vale lembrar que o tempo LIMITE para emissão do relatório médico, conferido pela Resolução 691, de 27 de setembro de 2017, do CONTRAN, é de 15 dias.

Ressaltamos também a importância do resultado do exame toxicológico para a empresa que contrata motoristas, pois o teste é uma ferramenta extremamente útil para avaliar se um funcionário se encaixa nos padrões éticos e morais esperados pela empresa.

Além disso, o exame é uma forma de atestar à favor dos motoristas que demonstram conduta profissional.

Desta forma, o recomendado é que a importância do valor que o exame toxicológico pode representar para a sua empresa não seja subestimado em relação ao tempo de espera pelo relatório.

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Caso você deseja saber mais informações sobre o exame toxicológico, como:

  • Drogas pesquisadas no exame toxicológico
  • Qual é o tempo de detecção de drogas do exame?
  • Contratar um funcionário com resultado positivo é possível?

Entre outros, acesse a nossa Página de Dúvidas Comuns (CNH) para saber mais.

E se você é empresa, você também poderá conferir a nossa Página de FAQ, contendo diversas informações sobre o exame toxicológico para CLT e CAGED

Atendimento para Empresas e Laboratórios: 3003-5411 (sem DDD)

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
email@toxicologiapardini.com.br
(11) 9 9987-4780
Toxicologia Pardini

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.77 de 5 com base em 5599 avaliações

Ver mais