Onde fazer o exame toxicológico

onde fazer exame toxicológico

Quando surge a necessidade de realizar o exame toxicológico, a primeira pergunta que vem à mente é: onde fazer?

Como você já sabe, os motoristas habilitados nas categorias C, D e E devem realizar o exame toxicológico sempre que for emitir, alterar ou renovar a CNH, assim como a cada 2 anos e 6 meses (segundo a nova lei federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico)

Motoristas profissionais (CLT/Empresas) também devem realizar o exame, bem como quem participa de Concursos Públicos.

No entanto, quais locais são os mais recomendados para realizar o exame? Consulte o artigo abaixo e saiba como encontrar laboratórios próximos a você para realizar o toxicológico.

Antes de escolher onde fazer o exame toxicológico, você precisa saber de algumas informações úteis:

  • O laudo do exame toxicológico deve ser apresentado no momento do exame médico do DETRAN;
  • O exame toxicológico de larga janela é feito somente por laboratórios credenciados pelo DENATRAN;
  • A Toxicologia Pardini é líder no segmento toxicológico, sendo o laboratório detentor da maior rede de coleta no Brasil.

Leia mais e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o exame toxicológico.

Onde fazer o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção?

O exame toxicológico poderá ser feito em todos os estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia entre outros.

Para saber onde fazer o exame toxicológico, acesse a nossa home, e selecione o Estado e a Cidade desejada.

Caso queira ver clinicas de coletas mais próximas a você para fazer o exame, clique em Encontrar clínicas próximas, habilite o acesso para localização do dispositivo e confira os lugares mais próximos.

Na página além de conseguir ver os preços do exame em cada laboratório, você também poderá conferir as avaliações de outros motoristas que realizaram o exame, bem como verificar o certificado das avaliações garantindo que elas são autênticas e de pessoas reais.

Lembrando que, o exame toxicológico para renovação de CNH não precisa ser agendado. Basta comparecer ao laboratório de coleta para realizar o exame.

Saiba mais sobre qual o valor do exame toxicológico na Toxicologia Pardini, e entenda como é a composição de preço feita pelos laboratórios, além de compreender porque a Toxicologia Pardini possui o melhor preço entre os concorrentes.

ATENÇÃO: Alguns laboratórios e clínicas fazem a venda diretamente no balcão. Caso escolha um laboratório que não venda o exame toxicológico pelo nosso site e precise confirmar alguma informação, entre em contato pelo telefone do próprio laboratório. Os laboratórios que fazem parte da nossa rede de coleta estão totalmente aptos à atender os nossos clientes, prestando suporte e tirando eventuais dúvidas a respeito do exame toxicológico.
Com a Toxicologia Pardini você realiza o exame toxicológico em qualquer lugar do Brasil desfrutando de toda a facilidade, rapidez e segurança.

Exame Toxicológico para o DETRAN

Consulte os documentos exigidos para a realização do exame toxicológico, tanto para alteração, mudanças de categoria ou renovação da CNH em cada Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Saiba também:

  • Principais informações sobre o Exame Toxicológico DETRAN em cada estado
  • Onde fazer o exame toxicológico para o DETRAN em cada estado e cidade
  • Entre outros!

Clique no link abaixo para saber + informações sobre o Exame Toxicológico para o Detran de cada estado:

DETRANs da região SUL

DETRANs da região SUDESTE

DETRANs da região CENTRO OESTE

DETRANs da região NORDESTE

DETRANs da região NORTE

Rede de coleta Toxicologia Pardini em todo o Brasil

A nossa rede de coleta é composta por inúmeros laboratórios e clínicas parceiras que são responsáveis por encaminhar as amostras dos motoristas para que sejam analisadas pela Toxicologia Pardini.

No Brasil, a Toxicologia Pardini conta com mais de 4.500 unidades clínicas de exame toxicológico. Por ter parceria com um grande número de laboratórios no Brasil, a Toxicologia Pardini oferece comodidade e conforto aos motoristas, já que temos laboratórios aptos a coletar em grande parte das cidades brasileiras.

Quanto custa o exame toxicológico?

O Custo do exame toxicológico pode variar dependendo de cada laboratório e da sua respectiva região.

Por essa razão, recomendamos que selecione o Estado e a Cidade onde queira realizar o exame toxicológico, para que dessa forma seja exibido os preços de cada laboratório.

Caso tenha alguma dúvida referente ao preço do exame toxicológico, consulte nosso artigo: Quanto custa e as formas de pagamento do Exame Toxicológico

Quais são os procedimentos do exame toxicológico para renovar sua CNH

Os procedimentos para a análise são simples:

Passo 1 – Após comprar e realizar o exame toxicológico em uma unidade laboratorial da nossa rede de coleta de cabelo ou pelo, a amostra do material é encaminhada à Toxicologia Pardini para que então seja direcionada para análise toxicológica.

Passo 2 – Ao chegar ao laboratório, será feito o exame a fim de diagnosticar se houve ou não o consumo de substâncias ilícitas.

As drogas pesquisadas incluem: Maconha, Ecstasy, Cocaína, Metanfetaminas, Heroína, Crack entre outros.

Para conferir a lista completa, acesse: Drogas pesquisadas no exame toxicológico, e veja também as substâncias não detectáveis.

Passo 3 – O motorista poderá acompanhar todas as etapas do exame toxicológico em nossa Página de Acompanhamento

Caso queira, você também poderá receber notificações do andamento do seu exame via SMS ou E-mail.

Passo 4 – O resultado do exame toxicológico ficará pronto, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..

Em casos de resultados positivos o tempo para emissão do relatório médico pode aumentar dado que é necessário concluir o processo de confirmação do resultado da amostra.

Vale destacar que, caso o exame passe de 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG., não significa que indicou resultado positivo em seu exame.

Logo após sair o resultado, o exame será inserido diretamente no RENACH para que seu processo de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) seja concluído com êxito.

Assim que o resultado do exame toxicológico ficar pronto, o motorista recebe um SMS para que ele possa imprimir seu laudo e apresentar no momento em que comparecer ao exame médico do DETRAN.

Onde fazer exame toxicológico gratuito?

Não é possível realizar o exame toxicológico gratuito.

Há um Projeto de Lei (PL) 271/24, no qual ainda está em tramitação para discussão, sobre a possibilidade de oferecer exames toxicológicos gratuítos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale destacar que, em relação a Exame Toxicológico para CNH e para Concursos Públicos, o valor do exame poderá ser parcelado em até 6x sem juros.

Em relação a Exame Toxicológico para CLT (Motoristas profissionais), o custo do exame é pago pela empresa, e não do funcionario.

Para saber mais, acesse: Obrigações de uma Empresa Contratante de Motorista de Caminhão Profissional

Qual é a validade do exame toxicológico para renovação de CNH?

A validade do exame toxicológico para renovação de CNH é de 90 dias após a data da coleta da amostra. Decorridos mais de 90 dias, o motorista deverá realizar um novo exame toxicológico para fins de renovação da CNH junto ao DETRAN.

Já a validade do exame toxicológico para CLT (tanto admissional quanto demissional) é de 60 dias após a coleta do exame.

Entenda em nossa página como funciona a validade do exame toxicológico para CNH.

Lembrando que, após utilizar o exame para a renovação da CNH, o toxicológico deverá ser refeito a cada 2 anos e 6 meses para motoristas com idade inferior a 70 anos. Motoristas acima de 70 anos não precisam renovar o toxicológico antes do vencimento da CNH.

Saiba mais sobre o Toxicológico Periódico (a cada 2 anos e meio)

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Informações gerais sobre o exame toxicológico

Agora que você já sabe onde fazer o exame toxicológico, escolha o laboratório mais conveniente e faça sua análise. Conte com a Toxicologia Pardini, uma empresa do Grupo Pardini, líder no mercado toxicológico.

Somos especialistas em exames toxicológicos de larga janela de detecção há quase duas décadas, possuindo todas as acreditações exigidas pelo DENATRAN.

Caso você queira saber mais informações sobre o exame toxicológico, como:

  • Recomendações do exame toxicológico
  • Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
  • Remédio prescrito pode reprovar no exame toxicológico?

Entre outros, confira a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame toxicológico e saiba mais sobre essas e demais dúvidas!

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.79 de 5 com base em 9811 avaliações