Quais os Malefícios dos Efeitos da Cocaína?

cocaína - exame toxicológico

Qualquer droga tem efeitos significativos no corpo e alguns deles são irreversíveis. A cocaína é considerada uma das drogas mais perigosas que existem, por isso, seus efeitos e malefícios quase que triplicam se comparados a outros tipos de substâncias.

Essa droga é, comumente, consumida por aspiração nasal, mas também pode ser injetada. Por aspiração, o efeito da cocaína demora 10 minutos, aproximadamente, para acontecer. Já por via intravenosa ela é instantânea e, em ambos os casos, costumam durar 30 minutos.

Infelizmente, essa droga é muito consumida nas estradas brasileiras por motoristas de caminhão que desejam ter uma “resistência” maior para encarar os longos períodos de viagem. Porém, muitos desses profissionais não conhecem os riscos e malefícios dos efeitos da cocaína.

Efeitos Colaterais da Cocaína – Sintomas e as Fases da Droga

Efeitos da Cocaína exame toxicológico

Os efeitos de quem aspira ou injeta o pó (Cocaína) já é perceptível nos momentos iniciais ao consumo, agindo instantaneamente no corpo humano. Ela afeta principalmente as atividades cerebrais e influencia na capacidade motora e sensorial do corpo de um motorista. Isso resulta em sintomas como:

  • Nervosismo extremo
  • Delírios,
  • Insônias,
  • Alucinações
  • E constipação.

A cocaína também aumenta a frequência cardíaca, elevando a chance de infarto, mesmo em pessoas jovens.

Com a persistência no uso de cocaína, é possível que ocorra:

  • Sangramentos pelo nariz,
  • Náuseas,
  • Perda de controle,
  • Euforia
  • E agressividade.

Além disso, a dependência começa a se tornar inevitável.

Quando o uso da droga já se tornou contínuo, as reações se transformam em perda de memória, hemorragias, depressão, nervoso excessivo, comportamento descontrolado e isolamento. Os malefícios se tornam ainda mais sérios, como a destruição dos neurônios, lesões no fígado, como câncer hepático, grande chance de infarto, esquizofrenia, mau funcionamento dos rins e dos nervos, doenças psíquicas e muito mais.

Não é incomum que isso aconteça, porque muitos motoristas acreditam poder controlar o vício, porém o uso da cocaína resulta em dependência.

O que acontece com o nariz de quem aspira a cocaína

Depois do uso frequente e prolongado da inalação da cocaína, o nariz do usuário pode ser severamente comprometido, ocasionando em diversos problemas, como por exemplo, a perfuração do septo nasal, provocando inúmeras infecções difíceis de serem tratadas.

Outras regiões próximas que podem ser afetadas pelo uso constante da cocaína, e que podem ser extremamente prejudicial, são:

– Céu da boca
– Cartilagem Nasal
– Gengivas
– Dentes.

Conheça também outros tipos de Drogas pesquisadas no Exame Toxicológico

A Cocaína é apenas uma das diversas drogas pesquisadas no Exame Toxicológico.

Infelizmente, outros tipos de drogas também são utilizadas pelos motoristas, como a Maconha e seus derivados (Skunk, Haxixe), Anfetaminas, Ecstasy, Metanfetaminas, Opiáceos (Morfina, Heroína, Oxicodine) entre outros.

Para conferir a lista completa de drogas analisadas pelo Exame Toxicológico, acesse a página: Quais Drogas são pesquisadas no Exame Toxicológico?

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Se você deseja saber mais informações a respeito de como funciona o Exame Toxicológico, Quanto tempo após o consumo da droga é detectado pelo Teste, Prazo de emissão do resultado e entre outros, confira a nossa página principal que responderá essa e as demais dúvidas: Saiba Tudo! Exame Toxicológico.

Por que realizar o exame toxicológico é importante

Foi essa realidade que fez nascer, em 2015, a lei 13.103. Percebeu-se que grande parte dos acidentes sofridos e causados por motoristas de caminhão eram resultado do uso de drogas.

Atualmente, a realização do exame toxicológico é obrigatória e, extremamente, importante para prevenir casos de acidentes nas estradas, prezar pela saúde do motorista de caminhão e aumentar a segurança.

Onde fazer o exame toxicológico

Se você está em busca de um laboratório para efetuar seu exame toxicológico, a Toxicologia Pardini é a escolha ideal.

Na Pardini, o procedimento é ágil, levando apenas alguns minutos, e é conduzido por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. A análise feita pelo exame toxicológico é indolor e não deixa marcas.

No laboratório, será retirada uma pequena amostra de cabelo ou pelos do corpo, e o teste poderá detectar drogas ilícitas consumidas nos últimos 90 ou 180 dias, dependendo do material coletado.

Adicionalmente, os resultados do exame são prontamente disponibilizados no site e no aplicativo, garantindo acesso conveniente tanto para o paciente quanto para o médico.

Agora que você já conhece os efeitos da cocaína, sabe como os malefícios poderão reagir em seu corpo. Se você é um motorista de caminhão prestes a emitir ou renovar sua CNH, conte com o laboratório líder em exame toxicológico no mundo! Confira laboratórios próximos a seu endereço:


Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.78 de 5 com base em 10749 avaliações

Ver mais