Dúvidas frequentes

Qual é o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?

Motorista, para que você saiba qual o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico para obtenção ou renovação da sua CNH, é importante que você saiba que o DETRAN exige análise com janela de detecção de 90 dias, ou seja, verificar se o motorista utilizou substâncias psicoativas neste tempo. É importante entender que depende…

Quais CBOs demandam a inserção dos dados do exame toxicológico no CAGED?

As CBOs – Classificação Brasileira de Ocupação – que demandam a inserção dos dados do exame toxicológico no CAGED, são: 782310 – motorista de furgão ou veículo similar; 782320 – condutor de ambulância; 782405 – motorista de ônibus rodoviário; 782410 – motorista de ônibus urbano; 782415 – motorista de trólebus; 82505 – caminhoneiro autônomo (rotas…

Eu sou o proprietário e motorista da minha empresa. Preciso fazer o exame toxicológico?

Não. Se você é o proprietário da empresa, você não ocupa cargo CLT e portanto não se encaixa nos termos previstos pela Lei. A Lei é clara quanto à determinação da aplicação do exame toxicológico especificamente para casos de admissão e desligamento de motoristas que ocupem cargos CLT. O CAGED por sua vez é um…

Não sou uma transportadora, ainda assim preciso fazer o exame toxicológico no motorista que vou contratar?

Sim. Mesmo não sendo uma transportadora, uma empresa que tenha em seu quadro de funcionários, motoristas contratados em regime CLT que sejam habilitados nas categorias C, D e E da CNH e que no CAGED esteja enquadrado em uma das CBOs – Classificação Brasileira de Ocupação – referidas na Portaria 116 do Ministério do Trabalho…

Em quais momentos preciso fazer o exame toxicológico dos meus funcionários?

O exame toxicológico para motoristas CLT deve ser feito em momentos muito específicos para estar em conformidade com a Portaria 116, de 13 de novembro de 2015, do Ministério do Trabalho, que regulamenta o exame toxicológico como parte obrigatória do processo de contratação e desligamento de um funcionário que ocupe cargo de motorista. Os momentos…

Posso contratar um funcionário que o exame toxicológico deu positivo?

Sim, pode. Fica à critério da empresa definir por contratar ou não um motorista cujo exame tenha tido resultado positivo. Segundo o que descreve a Portaria 116, de 13 de novembro de 2015, do Ministério do Trabalho e Emprego, o exame toxicológico não deverá ser utilizado para atestar a capacidade funcional do motorista e portanto…

Posso deixar de contratar um motorista cujo relatório médico indicou o uso de substâncias psicoativas?

Quando uma empresa vai contratar um motorista, o responsável pelo processo de admissão, normalmente a pessoa do setor de RH, deve ter em mente de que a empresa tem o controle sobre a contratação. Então, sim, a empresa pode deixar de contratar um motorista cujo relatório médico indicou o uso de substâncias. A Lei garante…

Que dados do exame toxicológico terei que inserir no CAGED no momento da admissão ou desligamento de um motorista?

Os dados do exame toxicológico que devem ser preenchidos obrigatoriamente no momento da transmissão do CAGED são: Código do exame toxicológico; Data do exame médico (dia/mês/ano); CNPJ do laboratório; CRM do médico revisor; Estado (UF) do CRM do médico revisor. Lembramos que os dados do exame toxicológico que deverão ser inseridos no CAGED são disponibilizados…

Que documentos a empresa e o motorista recebem ao contratar um exame toxicológico para o CAGED?

Saiba qual documento é emitido à empresa quando o funcionário CLT faz o exame toxicológico Ao adquirir um exame toxicológico para um motorista CLT, a empresa e o motorista devem receber um documento que possa comprovar a realização do exame em cumprimento as Portarias 116 e 945 do Ministério do Trabalho que regulamentam a aplicação…

Qual o prazo para inserir o exame toxicológico no CAGED?

O prazo para atualização do CAGED, segundo o Manual de Orientação do CAGED em cumprimento à Lei 4923/65, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no caso de desligamento, é até o dia 7 do mês subsequente à movimentação, devendo ser antecipado quando o último dia do prazo não for dia útil. Entretanto, no caso…

Quanto tempo leva para o exame toxicológico ficar pronto?

O tempo que o relatório médico leva para ficar pronto é de, em média, 4 dias úteis, a contar a partir do recebimento da amostra na matriz da Psychemedics em São Paulo, para resultados negativos. É claro que tempo médio para emissão do relatório médico pode variar de acordo com a região onde é feita…

Recomendação para o exame toxicológico

Não há recomendação para o exame toxicológico, pois este procedimento não requer nenhum tipo de preparo especial, no entanto, é necessário ficar atento a simples detalhes que poderão fazer a diferença na hora de realizar a coleta da amostra de cabelo, pelos ou unhas. Recomendação para coleta de cabelos Apesar de não haver recomendação para…

Qual é a janela de detecção de pelos e cabelos?

A janela de detecção depende da finalidade do exame toxicológico e do comprimento da amostra. O exame toxicológico para emissão, renovação ou alteração de categoria da CNH requer uma janela de detecção de 90 dias. Isso significa que o cabelo precisa ter aproximadamente 4 centímetros de comprimento para que possamos detectar o consumo de substâncias…

Quem administra esse site?

O site www.exametoxicologico.com.br é administrado pela Toxicologia Pardini Forense e Ocupacional, uma empresa privada, brasileira líder em exames toxicológicos. Todo o conteúdo contido neste website é de propriedade intelectual da Toxicologia Pardini. Entretanto, algumas informações divulgadas neste site, relativas à laboratórios parceiros são de responsabilidade de terceiros. Contudo, temos um excelente histórico de parceria com…

Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?

Drogas pesquisadas no exame toxicológico Maconha e derivados (Skunk, Haxixe, etc…); Cocaína e derivados (Crack, Merla, etc…); Anfetaminas, distinguindo o consumo como droga do consumo terapêutico; Nomes comerciais das anfetaminas detectáveis (Mazindol – Absten plus, Fagolipo, Moderamin, Lipase; Diazinil, Dobesin, Dasten) (Fenoproporex -Desobi-m, Lipomas ap, Inobesin) (Anfepramona – (Inibex – Cloridato de Anfepramona) Hipogafin, (Dualid-Cloridato…

Quanto custa o exame toxicológico e quais as formas de pagamento para cada finalidade?

Preço do exame toxicológico para renovação ou obtenção de CNH categorias C, D e E Para saber o preço do exame para CNH é muito simples, clique no link encontre um laboratório de coleta de exame toxicológico, selecione o estado e em seguida selecione a cidade desejada. Nesta página há uma lista com os nomes…

Em quanto tempo o exame toxicológico detecta drogas?

Você conhece o processo de detecção do exame toxicológico? Entender essa análise não é difícil, mas é importante para saber como uma pequena amostra de cabelo, pelos do corpo ou raspas das unhas, pode indicar se alguém faz uso ou não de drogas ilícitas. Para que você entenda em quanto tempo o exame toxicológico detecta…

Quanto tempo a maconha fica no organismo?

Saber quanto tempo a maconha fica no organismo não é tão simples. Afinal, essa resposta é influenciada por diversos fatores, como: Nível de consumo da droga; Frequência de uso; Taxa de metabolismo; E, principalmente, o tipo de teste feito para identificar a substância ilícita. Os testes mais comuns para identificar a presença de maconha no…