Drogas pesquisadas no exame toxicológico

Maconha e derivados (Skunk, Haxixe, etc…);
Cocaína e derivados (Crack, Merla, etc…);
Anfetaminas, distinguindo o consumo como droga do consumo terapêutico;
Nomes comerciais das anfetaminas detectáveis (Mazindol – Absten plus, Fagolipo, Moderamin, Lipase;
Diazinil, Dobesin, Dasten) (Fenoproporex -Desobi-m, Lipomas ap, Inobesin) (Anfepramona – (Inibex – Cloridato de Anfepramona) Hipogafin, (Dualid-Cloridato de Anfepramona) (“rebite”, “nobésio”);
Metanfetaminas (speed, ice, Pervitin, etc…);
Ecstasy (MDMA) (MDA);
Ecstasy (EVE – MDE) – Nomes comerciais Happy, super Ecstasy;
Opiáceos (Morfina, Heroína (6mam), Oxicodine, Hidrocodona, Hidromorfina);
PCP – Fenciclidina (Pó de anjo).

Drogas não pesquisadas no exame toxicológico

Metilfenidato (conhecido por suas denominação comercial como RITALINA);
Efedrina;
Fenfluramina;
Ript fuel;
Terma pró;
Esteróides;
Anabolizantes.

Alertamos que todas as substâncias citadas nesta página, podem representar riscos ao serem consumidas. Portanto, sempre procure um médico para prescrever medicamentos adequados no caso de necessidade e não utilize, sob nenhuma hipótese, substâncias ilícitas (drogas). O consumo de tais substâncias, além de causar sérios danos à saúde, é um fator que pode impedir o motorista de conseguir um emprego.

O risco do consumo de substâncias psicoativas de qualquer espécie é ainda mais nocivo se aliado à direção de qualquer tipo de veículo automotor, tornando-se uma pratica criminal extremamente perigosa não somente para o motorista que faz o uso da substância, como para os demais motoristas que são expostos à direção imprudente de outros.

O motorista que utilizam substâncias ilícitas está passível à:

Perda do emprego;
Violência;
Prisão;
Acidentes que podem ser fatais.

Os remédios controlados são identificados no exame toxicológico?

Remédios Controlados

É importante frisar que o exame toxicológico consegue detectar diversos tipos de substâncias psicoativas, sendo de 90 dias, para exames realizados em cabelos ou 180 dias para exames realizados em pelos (axila, braço, peito ou perna).

Veja também: Como é Feito o Exame Toxicológico – Passo a Passo

Devido a detecção de diversas substâncias psicoativas que são analisadas, é recomendável que o doador vá até o laboratório escolhido, de preferência antes da realização do exame toxicológico, e comunique a respeito da utilização dos remédios controlados, além de apresentar o laudo médico que comprove a necessidade do uso.

Dessa forma, o laboratório terá a ciência que o doador faz o consumo desses remédios e emitirá um laudo indicando a medicação usada, quantidade, e a frequência do uso, junto com a comprovação do consumo justificável.

Caso o doador comunique apenas após a realização do exame toxicológico, e que o laudo apresentado seja válido e dentro do período analisado, o médico também poderá emitir uma nova via do exame, especificando a medicação apontada.

É possível o resultado sair como falso-positivo?

Isto dependerá do laboratório e a empresa selecionada para realizar o exame toxicológico, pois alguns laboratórios, por exemplo, não são credenciados no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o que pode levar a 2 situações incômodas:

  • 1) Ao não acolhimento do exame toxicológico realizado
  • 2) Ao resultado falso-positivo

1) Exames Toxicológicos só poderão ser realizados por laboratórios credenciados

De acordo com a Lei Nº 13.103, estipulada no dia 2 de março de 2015, o exame toxicológico passou a ser um procedimento obrigatório para motoristas em processo de alteração, obtenção ou renovação de CNH de registros C, D e E, assim como no processo de admissão e desligamento de funcionários.

Além disso, a lei determina que os exames deverão ser realizados por laboratórios credenciados, conforme art 8º, parágrafo 7:

§ 7º O exame será realizado, em regime de livre concorrência, pelos laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito DENATRAN, nos termos das normas do Contran”

2) Evite laboratórios que possuam avaliações negativas e não sejam credenciados

Um dos procedimentos que o doador precisa ficar atento é nas avaliações, tanto dos laboratórios quanto das empresas.

Ficar de olho nessas considerações é importante, dado que é a partir dessas opiniões que podemos ter um parâmetro de qualidade e confiança. 

Laboratórios que oferecem um preço bem abaixo do normal, que não seja credenciado, ou com reputações duvidosas, nem sempre realizam a descontaminação necessária, o que pode ocasionar no “falso positivo”.

Para saber mais sobre os riscos de escolher um laboratório com preços bem menores, acesse: 8 riscos de escolher exames toxicológicos baratos

Toxicologia Pardini – Laboratório Líder em Exames Toxicológicos

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Por essas razões, para uma escolha segura, confiável, e de qualidade, escolha a [Nome-empresa]!

Aqui, além de termos mais de 4.500 unidades espalhadas por todo o Brasiltodos os nossos laboratórios são credenciados de acordo com o DENATRAN.

Na Toxicologia Pardini você não precisa se preocupar com resultados falsos-positivos, pois o processo de descontaminação da amostra é totalmente seguro, sendo realizada diversas lavagens para a eliminação de contaminação externa, proporcionando dessa maneira maior proteção e garantia de um resultado autêntico.

Além disso, somos uma empresa com maior número de avaliações positivas, bem como nossos laboratórios parceiros, com excelente atendimento, reconhecimento e notoriedade na área de toxicologia. Encontre já uma clínica perto de você.

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Se você deseja entender mais acerca do Exame Toxicológico, como:

  • O que é o Exame Toxicológico
  • Qual o Tempo de Detecção de Drogas no Exame Toxicológico
  • Como o Exame Toxicológico é Feito

Entre outros, confira já a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e conheça mais sobre essas e demais dúvidas!


Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente:

Atendimento para Empresas e Laboratórios: 3003-5411 (sem DDD).

Atendimento ao Motorista/Doador:

Exametoxicologico.com.br é classificado em 4.76 de 5 com base em 6516 avaliações