Como Funciona o Exame Toxicológico Admissional

Como Funciona o Exame Toxicológico Admissional Note : ★★★★★ 4.8 based on 44 reviews
5 1

Seguindo as determinações da Lei 13.103, também conhecida como Lei do Caminhoneiro, o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social), em 2015, tornou obrigatória a realização de exame alt="exame-toxicologico-admissional" />toxicológico admissional para motoristas profissionais de transporte de cargas e de passageiros.

A medida, que consta nos parágrafos 6 e 7 do artigo 168 da CLT, exige que transportadoras, cooperativas ou qualquer empresa de transporte rodoviário de carga ou de passageiros submetam motoristas profissionais ao exame toxicológico antes mesmo da admissão. A responsabilidade do teste é completamente da empresa e não deve haver custos ao candidato.

As alterações da legislação de trânsito e de trabalho entraram em vigor ainda em 2015 com o objetivo de aumentar a segurança e diminuir os casos de mortes e acidentes nas rodovias brasileiras, já que se constatou que grande parte deles envolviam motoristas profissionais que, na maioria das vezes, estava sob efeito de alguma droga psicoativa, que compromete a capacidade de direção.

A realização do exame toxicológico admissional é uma forma de assegurar a contratação de um motorista profissional que não é usuário de drogas. Afinal, esse teste é feito em larga janela de detecção, que consegue captar drogas ilícitas consumidas nos últimos 90 ou 180 dias anteriores à coleta. Segundo os órgãos citados acima, um usuário de substâncias psicoativas não conseguiria resistir à esse período sem utilizá-las.

Qual é a preparação para o exame toxicológico admissional

Não há qualquer tipo de preparação para o exame toxicológico admissional. Os testes são feitos a partir de amostras do cabelo, pelos ou unha e fatores como coloração, gel, shampoo, condicionador ou outros produtos químicos não são capazes de influenciar no resultado. Além disso, o processo de coleta é indolor.

Depois da coleta do material, as amostras são enviadas para o laboratório que fará os testes com substâncias como maconha, crack, cocaína, ecstasy, morfina, heroína, dentre outras, a fim de indicar o diagnóstico positivo ou negativo de cada uma delas. O exame também é capaz de indicar o nível de consumo das drogas em cinco níveis, desde levíssimo até gravíssimo.

No exame toxicológico admissional não são pesquisadas bebidas alcoólicas, anabolizantes ou qualquer substância semelhante. Somente são detectadas as drogas ilícitas que são consideradas comprometedoras a concentração e direção do condutor, seja de cargas ou passageiros.

Agora que você já sabe como funciona o exame toxicológico admissional, já sabe como proceder nas contratações da sua empresa. Conte com a Psychemedics, a empresa líder mundial no segmento, para realizar o diagnóstico de seus funcionários!.

Avalie essa notícia

Nome
Email
Avaliação

99 respostas para “Como Funciona o Exame Toxicológico Admissional”

  1. fiz o exame para renovar minha cnh e ja renovei. Com 3 dias dpois fui chamado pra ser admitido em uma empresa e pedi o laboratório mudar a finalidade pra admissão. mas a atendente me disse que após a mudança os meus dados sairiam do Contran e não serviria mais pra renovar a cnh. mais minha dúvida é se eu ja renovei a cnh é estou esperando chegar, mais será se vai dar problema mesmo?

  2. Dei uma leve puxada num cigarro de maconha a 2 meses e 20 dias atras fiz o exame dia 17 de julho de 2018 agora sera que pode acusar ? Clt sera q posso ser demitido ?

    • Olá,

      Lucas, para realização do exame toxicológico é necessário realizar a coleta de cabelos ou pelos, cabelo 3,9 cm - 90 dias de detecção (aproximadamente), caso for coletado pelos, a janela automaticamente é de 180 dias de detecção (aproximadamente), sim, vai acusar no exame toxicológico. Em relação a admissão/demissão, quem vai decidir é empresa que está admitindo/desligando.

      Atenciosamente,
      Pâmela
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      https://www.exametoxicologico.com.br/

  3. Eu faço o uso de maconha.qual o periodo q preciso ficar sem o uso da substância pra fazer o exame toxicológico admissional? e eu posso escolher se faço o exame de cabelo ou de pelos?

  4. Em 05/03/2018 fui medicado no em um pronto socorro, com os medicamentos Morfina e Tramal. Recentemente fiz um toxicológico admissional.
    Mais tenho em mãos o prontuário médico que comprova o uso da medicação.
    O resultado do toxicológico pode impedir que eu seja contratado.

  5. Olá,
    Faço aplicações de enzimas para emagrecimento e fiz um exame toxicologico para admissão recentemente, é possível que eu seja reprovada por esse motivo?

  6. Boa noite,
    Se eu raspar todos os pelos e cabelo depois de utilizar de uma semana após utilizar desobesi ou qualquer tipo de remédio para inibir o sono, os novos pelos e cabelos vão nascer sem conter a substância?

    • Boa tarde Jetermiranda

      os pelos apresentam atividade cíclica, alternadas entre fase de
      crescimento e repouso e que ocorrem de forma concomitante e natural no indivíduo. Levando isso em consideração, mesmo que a pessoa se depile, ainda assim a 'raiz" do pelo que ficou interna ainda carrega as moléculas da droga aprisionadas, pois a concentração da substância está por igual no pelo e não nas pontas em maior concentração, por esse motivo o critério de tamanho não se aplica aos pelos.
      Dependendo da janela de detecção desejada e o período do último consumo, é recomendado que seja feita coleta de cabelo

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Regiane
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  7. Olá , boa tarde
    Fiz o exame toxicológico a mais ou menos 22 dias atrás , mas até agora a empresa não entrou em contato , queria saber se o resultado vai direto para a empresa, ou eu tenho que retirar na clínica que fiz? E quantos dias duram para sair o resultado do exame??
    Grato

  8. Boa tarde. Estou em duvida. Minha empresa quer mudar minha carteira de trabalho para motorista. No entanto estamos todos cientes que dará resultado positivo para uma das substancias. O contador me falou que o Ministerio do Trabalho nao aceita fichar motorista cujo resultado do exame toxicologico admssional dê resultado positivo. Isso é mesmo verdade? Nao tem como ser fichado como motorista se a pessoa for pega no exame? Como devo prosseguir ?

  9. Bom dia qual a quantidade da substância cocaína,ou qualquer quantidade o exame toxicologico consegue detectar?e com qual frequência durante esses 3 mês?

    • Bom dia, KG!

      Prezado cliente, para obter uma resposta assertiva sobre a situação descrita, orientamos que se informe diretamente com seu contador ou pelo canal de atendimento do Ministério do Trabalho: Alô Trabalho, pelo telefone 158. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 07h às 19h (exceto feriados nacionais). Ligações efetuadas a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) são gratuitas e a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local. Para mais informações sobre o serviço de atendimento Alô Trabalho, acesse o site: http://trabalho.gov.br/contato

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Regiane
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  10. Boa tarde.
    Fiz uso de cocaína por um bom tempo
    Pois agora tem uns 7 meses que parei com essa besteira.
    É no exame deu positivo com graduação moderado.
    Pergunto então essa janela de 180 dias não é valida corretamente pois se o exame so pega ate 180 dias atrás não era pra ter dado positivo correto. Essa é minha duvida sobre o tempo certo que limpa essa porcaria do corpo.
    Obs: Desculpe a expressão.

  11. Não só usuário de droga so q fiz uma viagem dia 20 de novembro e vai na bobeira de usar um ponto de cocaína vo fazer o exame dia 5 de janeiro agora para admissa ser a q pode da alguma coisa

  12. Eu não do usuário de droga so q fiz uma viagem dia 20 de novembro e usei um pino de cocaína vo fazer um exame dia 9 de janeiro e só usei um, sera q vo ser pego no exame?

  13. Mesmo com o exame toxicológico realizado para obtenção da carteira categoria D, preciso novamente repetir este exame para ser admitido como motorista pela empresa?..

  14. Fui admitido em 01/08/2017 e ainda não fiz o exame toxicológico e vou sair da empresa agora em novembro. Posso fazer um exame só que vai servir para admissão e demissão?

  15. Fui admitido em 01/08/2017, cnh C, e não fiz o exame toxicológico até hj e vou ser demitido agora vu sair da empresa no final do mês. Tenho que fazer um exame só e serve para o admissional e demissional?

  16. Bom dia!!
    Fui admitido em 01/08/2017 e ainda não fiz o exame toxicológico e agora vou ser demitido esse mês. Basta fazer só um exame que serve para o admissional e demissional?

  17. Se a empresa me pediu pra fazer o toxicológico junto com os exames de admissão.Devo supor que serei contratado? Em que situações a empresa pode resistir da contratação?

  18. O meu esposo é caminhoneiro e fez uso de codeína para dor nas articulações essa substância pode aparecer no exame toxicológico e impedir a sua contratação em empresa de transportes?

  19. Olá,
    vi um concurso que pede exame com janela de "no mínimo" 180 dias. No entanto os textos que li falam apenas de "até 180 dias".
    Qual seria o exame para "no mínimo 180 dias?"
    É o mesmo do Pelo? ou neste caso usa-se raspar as unhas?
    Obrigado

  20. Faço uso de minoxidil com fator de crescimento para queda de cabelo! Nunca fiz uso de nenhum tipo de Droga! Hoje fiz o toxicológico para uma empresa , isso pode impedir minha adimissão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *