Exame Toxicológico Positivo: O Que o Motorista Deve Fazer?

Exame Toxicológico Positivo: O Que o Motorista Deve Fazer? Note : ★★★★★ 4.8 based on 44 reviews
5 1

Em caso de exame toxicológico positivo, o motorista fica impedido de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. O que fazer neste caso?

exame toxicologico positivo
exame toxicologico positivo

Em caso de exame toxicológico positivo, o procedimento correto é aguardar o prazo de 90 dias, (3 meses), para realizar novo teste. Enquanto isso, a CNH ficará suspensa até que o resultado do exame para o DETRAN dê negativo.

Importante saber que não adianta fazer outro teste antes deste do prazo de 90 dias para exame toxicológico positivo, pois o sistema RENACH do DENATRAN não aceita e o exame ficará sem validade, mesmo sendo feito em laboratórios diferentes.

Outra opção para o motorista com exame toxicológico positivo é o rebaixamento da CNH para a categoria B, para a qual não é exigido o teste de drogas, mas cuidado! Retornar a carteira nacional de habilitação para as categorias C, D e E precisará passar por todos os trâmites burocráticos exigidos pelo DENATRAN novamente.

É importante lembrar que um dos objetivos da medida estabelecida pela Lei 13.103/2015 (lei dos caminhoneiros) é tirar de circulação motoristas que utilizem substâncias psicoativas e o teste toxicológico detecta o período de 90 dias antes da realização da coleta.

Os especialistas alertam que o consumo de drogas compromete a capacidade de direção do motorista, colocando em risco a segurança do próprio condutor e dos demais que transitam nas vias e rodovias do país.

Drogas Detectadas no Exame Toxicológico Positivo

Há várias substâncias psicoativas que, ao serem detectadas na análise laboratorial, podem resultar em exame toxicológico positivo. Confira quais são:

● maconha e derivados;
● cocaína e derivados (crack, merla e outros);
● anfetaminas (rebites);
● metanfetaminas (speed, ice e outros);
● ecstasy (MDMA e MDA);
● opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros)
● anfepramona.

É importante destacar que o consumo de energéticos, antidepressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e similares não têm qualquer influência no laudo exame toxicológico positivo.

Outra situação que merece a atenção do motorista é se ele faz uso de algum medicamento com prescrição médica. Nesse caso, o receituário ao médico deve ser fornecido à Psychemedics para inclusão no laudo do exame toxicológico. Também deve ser apresentado ao médico credenciado do  DETRAN, pois é ele quem avaliará a condição do motorista para obtenção da CNH na hora da renovação ou mudança de categoria.

Para que o procedimento tenha validade legal, o teste de drogas para CNH somente pode ser realizado por laboratórios credenciados pelo DENATRAN, como a Psychemedics Brasil.

 

Exame Toxicológico Simples e Rápido

Na Psychemedics, o exame toxicológico simples e rápido é um procedimento realizado por profissionais especializados em qualquer um dos mais 4.500 postos de coleta da nossa rede credenciada em todo o País. Clique aqui e encontre a unidade de coleta mais perto de você.

Após a coleta de uma pequena amostra de cabelo, em torno de 4 cm a partir da raiz,
o material é enviado para o laboratório de análise, onde será avaliado se o condutor consumiu uma ou mais substâncias psicoativas que podem resultar em exame toxicológico positivo.

Caso o cumprimento do cabelo do motorista não seja suficiente para a amostra, será feita a coleta de pelos do corpo (axilas, peito, pernas ou braços).

Na Psychemedics, a incidência de resultado falso positivo ou falso negativo é ZERO.
Isso porque o laboratório é o único no mundo que utiliza uma metodologia própria de descontaminação de amostras de cabelos ou pelos.

A tecnologia evita qualquer risco de que o resultado seja exame toxicológico positivo por influência da presença de substâncias depositadas na superfície das amostras.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o exame toxicológico, entre em contato com a Psychemedics Brasil Exames Toxicológicos:
• Telefone  3003.1166 ligação sem DDD de todo o Brasil
• email@psychemedics.com.br
• site: www.exametoxicologico.com.br
Inscreva-se no nosso canal do youtube – Psychemedics Brasil – YouTube

Psychemedics Exames Toxicologicos
Psychemedics Exames Toxicologicos
Assunto
Nome do Artigo
EXAME TOXICOLÓGICO POSITIVO
Descrição
Exame toxicológico positivo, o que fazer?condutor fica impedido de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.
Autor
Nome do Publicador
Psychemedics Exames Toxicológicos
Foto do Publicador

Avalie essa notícia

Nome
Email
Avaliação

26 respostas para “Exame Toxicológico Positivo: O Que o Motorista Deve Fazer?”

  1. Fiz o exame toxicologia e deu cocaína mas nunca consumi nem um tipo de droga.minha categoria e d o que é que Fasso so dirijo carro de passeio por enquanto posso passar pra categoria b?

  2. boa tarde
    eu estou querendo fazer a carteira categoria C
    mais usei maconha para realizar a carteira c preciso fazer o exame,
    minha pergunta é:
    se der positivo eu vou perder a carteira B?
    no caso se der positivo nao vou poder fazer a carteira C mais oque quero saber é se minha carteira B vai ser suspensa?

  3. Fiz o exame toxicológico o resultado constatou um componente de um medicamento do paracetamol que havia tomado 3 meses antes de fazer o exame isso bloqueio a renovação e obrigado fazer outro exame por isso. Após a data da coleta dos pêlos fiz uso de cocaina faz 90 dias o que devo fazer?

    • Olá,

      Edson, o Detran só aceita laudo, após 90 dias a data da coleta. Para realização do exame toxicológico é necessário realizar a coleta de cabelos ou pelos, o Detran exige uma janela mínima de 90 dias, ou seja, cabelo 3,9 cm - 90 dias de detecção (aproximadamente), caso for coletado pelos, a janela automaticamente é de 180 dias de detecção (aproximadamente), sim, pode acusar no exame toxicológico.

      Atenciosamente,
      Pâmela
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      https://www.exametoxicologico.com.br

  4. O meu deu positivo foi tirado pelos dá perna tem a possibilidade de positivar após os 90 dias
    se for tirado novamente das pernas; obs durante esse período eu não fiz uso de tóxicos.

  5. Boa noite meu exame deu codeina por motivo do medicamento, codex por motivo de cirurgia ,mesmo eu tendo a receita do médico ,eo outro médico pode me broquiar na renovação ,como aconteceu comigo

  6. Quando ocorre o pedido de recoleta de material, de quem é a obrigação de informar o motivo da recoleta, do laboratório que colheu a amostra ou do Psychemedics?

    • Caso seu exame toxicológico tenha sido positivo não adianta fazer outro exame, necessariamente o resultado é enviado pora o sistema do RENACH do DENATRAN automaticamente e não adianta fazer outro exame antes deste prazo, pois o mesmo sistema do RENACH não aceita antes de 90 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *