Saiba por que não burlar o exame toxicológico

Você já sabe que o exame toxicológico é obrigatório para motoristas rodoviários de transporte de carga e passageiros, que ele pode ser exigido em concursos públicos e para a admissão em empresa, não é? Passa pela sua cabeça a possibilidade de burlar o exame?

Nesse artigo, vamos te mostrar por quê não burlar o exame toxicológico. A primeira questão é simples. Não há nenhum método que comprovadamente faça com que o exame toxicológico seja adulterado. Ele foi escolhido perante a Lei 13.103, por exemplo, justamente porque é um dos mais seguros e consegue detectar drogas consumidas em até 180 dias antes da coleta.

Métodos mentirosos para burlar o exame toxicológico

Na internet é possível encontrar alguns métodos que, falsamente, adulteram o resultado do exame toxicológico.

Como o exame toxicológico é feito por amostras de queratina, alguns sites indicam que você corte o cabelo, que é onde fica a queratina, e dessa forma aumente suas chances de que o exame não detecte o consumo de drogas. Porém, quando o coletor do laboratório identifica que a amostra de cabelo não é suficiente para a análise, ele realiza a coleta de pelos de outra parte do corpo ou de raspas de unha, que também contém a queratina.

Outra opção falsa é utilizar shampoos de limpeza profunda para eliminar a presença de tóxicos nos fios. Porém, o uso de qualquer shampoo, gel, condicionador, pomada, spray ou qualquer outro produto capilar não tem capacidade para burlar o exame toxicológico, eles não interferem em nada na análise.

Por que não tentar?

Se mesmo depois de ler que não há nenhum método que comprovadamente consiga alterar a análise, você ainda queira burlar o exame toxicológico, podemos te dar ainda mais um motivo para nem tentar.

A explicação é simples. A realização do exame toxicológico por parte dos motoristas profissionais de carga e de passageiros está prevista em lei (Lei 13.103). É claro que tentar burlá-la é crime e você pode ser multado e até preso por esse motivo.

Quem vai prestar concursos que exigem o exame toxicológico também pode sair prejudicado. Essa análise tem caráter eliminatório. Ou seja, a descoberta de uma tentativa de adulteração pode te render desclassificação, mesmo que tenha obtido boas pontuações em outras avaliações.

Sendo assim, não usar drogas é sua melhor chance. Além de conseguir passar no exame toxicológico, eliminará a chance de dependências, terá mais saúde, qualidade de vida e, ainda, evitará acidentes com você e outras pessoas, que no caso de motoristas, é a maior causa de mortes nas rodovias.

Quer mais informações sobre o exame? Confira em nosso site tudo o que precisa saber sobre o toxicológico!

Se ficou com alguma dúvida sobre o exame toxicológico entre em contato com a Psychemedics Brasil Exames Toxicológicos através:

  • Telefone 3003-5411 ligação sem DDD de todo o Brasil
  • email@psychemedics.com.br

Inscreva-se no nosso canal do youtube – Psychemedics Brasil – YouTube

alt="psychemedics-logo-exame-toxicologico"
psychemedics

112 respostas para “Saiba por que não burlar o exame toxicológico”

  1. Fumo maconha todos os dias, quanto tempo tenho que ficar sem fumar pra fazer o exame e passar. É pra renovar na CNH. E quase não tenho cabelo, nem pêlos.

  2. Boa noite
    O uso de apenas duas carreiras de cocaina, bem pequenas, em meados de novembro de 2017, sendo que nada foi usado antes e nem depois, pode dar positivo em um exame feito abril de 2018?

  3. Boa tarde tira uma dúvida ser ser eu usar meu resultado do ano passado que deu negativo e alterar apenas as datas do dia da coletal o que pode dar de errado pois o exame e verdadeiro apenas foi trocado a data do exame e aí?

  4. Um exame capilar é capaz de detectar em uma janela de 180 dias, ok. Mas esse resultado positivo ou negativo sofre alguma influência no quantitativo ou periodicidade do uso? por exemplo, quem usou maconha 170 dias antes do exame e quem usou 170 dias antes e continuadamente até 90 dias antes do exame terão o mesmo resultado positivo?

    É possível um teste capilar com janela de 180 dias não detectar a substância da maconha utilizada dentro da janela pela quantidade usada ou pelo crescimento e corte capilar?

  5. Quero fazer a carteira de motorista a ou b, esse ano. De novembro pra cá, fumei maconha umas 10 vezes, minha última vez foi dia 4. Devo aguardar até abril para fazer o teste? Ou para segurança espero os 6 meses mesmo?

  6. Nunca usei droga infelizmente fiz uma viagem a trabalho e tomei dois comprimidos de rebites para fica acordado foi no dia 20 de novembro do ano passado fiz toxicológicos ontem Ser a q eu posso ser pego??

  7. Uma grama de cocaina qua porcibilidade de dar positivo no exame do detran pelo fio de cabelo. Foi feito o uso 1 vez so. No dia 22 de dezembro de 2017. E nunca mais usei. Porem minha habilitaçao vence dia 20 de janeiro.sera que tenho chance de dar negativo.

  8. Experimentei maconha dia 30 de dezembro passado. 1 unica vez apenas umas 3 tragadas em um 1 cisgarro. vou fazer o exame toxicologico dia 25 deste mes. Existe a.possibilidade de o resultado ser negativo?

  9. enviei amostras de cabelo da perna para o exame. só que eles eram menores que 4 centímetros. quais as chances de não conseguirem fazer o exame com essas amostras?

  10. Só faço uso e cocaína nos finais de semana mesmo assim pode dar positivo e não ficar os 90 dias sem usar não tem uma cota mínima para dar negativo

    • Boa tarde, prezado!

      os pelos apresentam atividade cíclica, alternadas entre fase de
      crescimento e repouso e que ocorrem de forma concomitante e natural no indivíduo. Levando isso em consideração, mesmo que a pessoa se depile, ainda assim a 'raiz" do pelo que ficou interna ainda carrega as moléculas da droga aprisionadas, pois a concentração da substância está por igual no pelo e não nas pontas em maior concentração, por esse motivo o critério de tamanho não se aplica aos pelos.
      Dependendo da janela de detecção desejada e o período do último consumo, é recomendado que seja feita coleta de cabelo

      o cabelo e os pelos tem um ciclo de crescimento diferente, através do cabelo é possível detectar se houve ou não consumo de alguma substância nos últimos meses, a depender do comprimento deste cabelo. JANELA DE DETECÇÃO
      Cabelo
      1 a 1,3 cm - 30 dias de detecção
      2 a 2,6 cm - 60 dias de detecção
      3 a 3,9 cm - 90 dias de detecção
      6,2 a 7,8cm - 180 dias de detecção

      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  11. Fiz um concurso em dezembro, fui a uma rave começo de janeiro e por infelicidade jogaram mdma no meu copo de vodka c suco, fiquei sabendo porquê a pessoa que o fez me contou depois.
    Meu exame toxicologico será em março, tenho chances de acabar sendo pego por isso?

  12. Bom dia, eu fumava maconha quase q diariamente, parei de fumar faltando uns 160 dias para renovar minha habilitaçao, e faltando 90 dias para realizar o exame depilei todo o corpo, sera que ainda pode dar positivo?, pois ja estava a 70 dias sem fazer o uso de nenhuma substancia.

    • Boa tarde, prezado!

      Sim,s pelos apresentam atividade cíclica, alternadas entre fase de
      crescimento e repouso e que ocorrem de forma concomitante e natural no indivíduo. Levando isso em consideração, mesmo que a pessoa se depile, ainda assim a 'raiz" do pelo que ficou interna ainda carrega as moléculas da droga aprisionadas, pois a concentração da substância está por igual no pelo e não nas pontas em maior concentração, por esse motivo o critério de tamanho não se aplica aos pelos.
      Dependendo da janela de detecção desejada e o período do último consumo, é recomendado que seja feita coleta de cabelo

      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  13. Meu cabelo e baixo mede mais ou menos 2,5 centímetros, e depilo o corpo uma vez por mês por causa da natação, tenho que fazer esse exame para admissão em empresa, será possível fazer o exame

  14. Bom dia gostaria de saber se o individuo usou lolo e lança perfume a acusa no exame feito De amostra de cabelo ou da unha se no exame vem explicando o tipo de droga que o indivíduo usou

  15. Boa noite. Irei fazer um concurso que está assim descrito, resumidamente, no edital:
    -"larga janela de detecção."
    -"devendo apresentar resultados negativos para um período mínimo de 60 dias."
    .
    Duas perguntas; Larga detecção seria apenas o teste de 180 dias ou existem outros tipos de janelas?
    outra pergunta; "mínimo de 60 dias" quer dizer que o resultado do teste deve sair NEGATIVO com data de até 60 dias antes do dia de apresentação do mesmo?
    Tenho a dúvida de que a expressão "mínimo de 60 dias" dá chances a exames com janela menor que 180 dias.
    .
    Sou usuário de maconha, fumo pouco, porém todos os dias.
    Obrigado pela atenção e parabéns pela constância nas respostas, ajudam muito!

  16. oi ,fiz o exame toxicológico ,sendo que usei cocaina uma única vez em cada mês de novembro pra cá fevereiro ,quando fiz o exame estava com 11 dias que tinha usado , então antes do exame fiz exercícios tomei bastante água tomei muito suco de limão ,comi alho ,suei bastante no exercícios telho chance de da negativo pois meu exame foi de pelo das pernas?

  17. Olá, fui usuário durante dez anos, crônico e fumava diariamente, porém, estou a 230 dias sem fumar e farei o exame com 4cm de cabelo, qual pode ser o resultado com essas informações? Muito obrigado.

  18. Boa tarde!
    O laudo contempla apenas se o exame deu positivo ou negativo, ou também informações relacionadas a quantidade consumida e também o tempo passado
    desde a ultima utilização?
    E caso o laudo seja detalhado o medico utiliza essas informações para suspender ou não a CNH?

  19. Boa noite! É o seguinte, no começo de março fiz uso de uma quantidade muito pequena de maconha, nem um cigarro inteiro e foi a única vez que usei na vida. Vou fazer um exame toxicológico através do cabelo em junho, mesmo sendo uma quantidade muito pequena tem como acusar? Estou desesperado com a ideia de acusar!

  20. Sua pessoa fez uso a 1 ano e parou. Mas tem cabelos longos desde aquela época. Se o teste for feito pelo cabelo,acusa positivo?E existe consumo q por pouco q seja e de positivo no exame, q o detran permita?

    • Boa tarde Túlio,

      o cabelo e os pelos tem um ciclo de crescimento diferente, através do cabelo é possível detectar se houve ou não consumo de alguma substância nos últimos meses, a depender do comprimento deste cabelo. JANELA DE DETECÇÃO
      Cabelo
      1 a 1,3 cm - 30 dias de detecção
      2 a 2,6 cm - 60 dias de detecção
      3 a 3,9 cm - 90 dias de detecção
      6,2 a 7,8cm - 180 dias de detecção

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Regiane
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  21. Boa noite. fiz um uso bem pequeno de pó ( coloquei na ponta da chave e provei ) não chega nem a uma grama. usei em fevereiro vou fazer o exame em maio, vai dar positivo ?

  22. Meu pai vai renovar a carteira de motorista e a 3 dias ele foi fazer o exame toxicológico de larga janela, no entanto, pediram sua digital e depois ele ficou desconfiado com isso pois ele n con?hecia bem a clínica e é meio paranoico. Esse procedimento é normal? E pq?

  23. Dei um trago em um cigarro de maconha a 80 dias e já vinha a bastante tempo sem usar, estava com o cabelo com uns 29 cm cortei e agora estou com ele bem curto qual a probabilidade de ser pego no exame

  24. Olá. Fiz o uso de maconha durante 9 anos. Todos os dias.
    Parei de fumar tem 131 dias.
    Se eu fizer o teste de janela de 90 dias com o cabelo, e fizer com apenas 2 cm de cabelo, que corresponderia a 60 dias, acusa?
    E se der positivo, consta que esse uso foi há 4 meses atrás?

    PS. É um teste particular independente de Detran

  25. Boa noite, o resultado positivo para cocaína no valor Quantitativos 6122 PG/mg São valores altos ?
    Qual a possibilidade de dar positivo novamente mesmo sem usar cocaína nesse 6 meses.

  26. Bom dia!
    Não sou usuária de cocaína frequente, mas usei faz um mês. Pelo fato deu ser mulher e ter cabelo comprido. Irá dá positivo o resultado, se eu fizer o exame com 180 dias?

  27. Bom dia! Fumei maconha durante 10 anos. Estou há um pouco mais de 2 anos sem fumar, porém, há 172 dias dei uns tragos em um baseado (bem pouco mesmo). Terei que fazer amanhã um teste de janela larga de detecção de 180 dias através de pelos. Sou quase careca, não tenho cabelos maiores que 4cm, mas tenho nas pernas e braços. Pratico exercicios fisicos diariamente. Tem a possibilidade de dar positivo? E uma outra dúvida, qual o teste mais eficaz? De pelos do corpo ou do cabelo? Agradeço desde já!

  28. Usei menos de 1g de cocaína a 160 dias do exame. Nunca havia feito uso de drogas antes. Considerando que prático atividade física todos os dias, tenho chance de obter um resultado negativo no exame de 180 dias?

  29. Olá!!! dei dois tragos na maconha depois de uns dias depilei meus pelos pubianos, três meses depois fui fazer o exame. Tem chance de dar positivo???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *