Relação entre Exame Toxicológico e Concursos Públicos

Algumas pessoas ainda não sabem, mas hoje em dia o exame toxicológico e concursos públicos têm uma grande relação. Na verdade, em vários setores públicos, há a necessidade de fazer a análise toxicológica como uma das etapas do concurso.

Principalmente nos testes para entrar na Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, o exames toxicológicos de larga janela de detecção são necessários, mas não são as únicas avaliações. Há outras provas que levam essa análise como caráter eliminatório.

Se você está perto de passar por uma dessas avaliações, confira mais informações sobre a relação entre exame toxicológico e concursos públicos. Veja!

Exame toxicológico e concursos públicos: Como funciona o teste de larga janela de detecção?alt="exame-toxicologico-concursos-noticias" />

O exame toxicológico de larga janela de detecção recebe esse nome porque consegue identificar o consumo de drogas dos últimos 90 até 180 dias. Levando em conta a relação entre exame toxicológico e concursos públicos, ele é necessário porque reduz a possibilidade de que funcionários públicos, principalmente no ramo militar, tenham qualquer contato com atividades ilícitas, e também que ofereça riscos ao seu dia a dia de trabalho.

Quem precisar se submeter ao exame, deve procurar por um laboratório de qualidade, como a Psychemedics, e solicitar o serviço específico para concursos públicos. Depois disso, é necessário escolher um local para coleta do material de análise. No dia da coleta, serão retiradas amostras de cabelo, pelos ou raspas da unha, que serão enviadas para o laboratório.

No laboratório, os profissionais farão pesquisas por drogas ilícitas, como maconha, ecstasy, heroína, morfina, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, dentre outras substâncias.

Após, aproximadamente, 15 dias, contados a partir da data de coleta, o resultado do seu exame toxicológico estará disponível. Nele, será apresentado um resultado positivo ou negativo e, além disso, o seu nível de consumo, caso aponte positivo, que vai desde levíssimo até gravíssimo.

Agora que você já sabe que há uma relação entre exame toxicológico e concursos públicos, leia o edital da sua avaliação e saiba se em seu caso será necessário realizar esta análise.Caso precise fazer, no documento estará descrito como exame toxicológico, teste do cabelo ou exame de queratina.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as informações sobre essa análise e tire qualquer dúvida que tiver, deixando aqui nos comentário. Para o seu exame, conte com a Psychemedics,  o laboratório líder mundial em testes de drogas de larga janela de detecção.

Conheça as condições para exame toxicológico para concursos no portal da Psychemedics.

166 respostas para “Relação entre Exame Toxicológico e Concursos Públicos”

  1. Boa tarde. Eu estava tomando sibutramina 10mg e fazendo acompanhamento com um Nutrólogo, para perder peso. Fui informado hoje que se trata de uma anfetamina. O uso desse remédio irá alterar meu exame e me desclassificar?

  2. Usei ocasionalmente uma única vez maconha na minha vida entre setembro e outubro, menos de um cigarro do tipo baseado e irei fazer um exame toxilógico capilar em janeiro. O resultado pode dá positivo?

  3. Sim. Outra dúvida, eu tomei anti-inflamatório há 1 mês, e meu exame toxicológico será daqui há 1 ou 2 meses. Tem algum risco de eu não ser aprovado por conta deste medicamento? Obs Eu tomei este por conta de uma tendinite no braço.

    Obrigado pela atenção!

  4. Experimentei um único comprido de ecstasy no inicio de novembro, e realizarei o toxicológico entre o final de fevereiro e início de março. É detectado no teste? Obrigado

  5. Olá boa noite !! Eu fumo maconha a 10 anos e a 6 fumo todos os dias!!! Vou fazer um concurso e no edital diz que o exame é para detectar drogas no organismo de até 90 dias se eu parar de fumar nesse período de 90 dias o resultado será positivo ou negativo ? O edital é da PM diz que até 90 dias, no exame vem dizendo se eu fumei passando desses 90 dias? Me ajudem!!

  6. Olá boa noite, fumo maconha faz 10 anos e a 7 fumo todos os dia, vou fazer um concurso da PM, e no edital perde o exame de queratina para detectar drogas no organismo de até 90dias, se eu parar esses 90 dias o resultado poderá dar positivo? No exame vem dizendo que fumo a esses 7 anos ? Ou só vem dizendo os 90 dias pedido pelo edital? Estou com muita dúvida, me ajude !! Pois meu pai não sabe fumo isso.

  7. Olá, queria saber se existe possibilidade de o exame detectar thc no pelo se estiver há 7 meses sem fumar e se existe alguma forma de acelerar o processo de eliminação do toc. Se eu começar a me raspar pro pelo crescer mais rápido e perder muita gordura nesse período é possível q o exame dê negativo com 4 meses de abstinência ?

    • Boa tarde, prezado!

      Depende do tempo que utilizou a substãncia, ela pode permanecer no organismo, não tem como afirmar se será ou não detectado e quanto a cortar o cabelo ou se depilar, não adianta, os pelos apresentam atividade cíclica, alternadas entre fase de
      crescimento e repouso e que ocorrem de forma concomitante e natural no indivíduo. Levando isso em consideração, mesmo que a pessoa se depile, ainda assim a 'raiz" do pelo que ficou interna ainda carrega as moléculas da droga aprisionadas, pois a concentração da substância está por igual no pelo e não nas pontas em maior concentração, por esse motivo o critério de tamanho não se aplica aos pelos.
      Dependendo da janela de detecção desejada e o período do último consumo, é recomendado que seja feita coleta de cabelo

      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

    • Boa tarde, prezado!

      Depende do tempo que utilizou a substãncia, ela pode permanecer no organismo, não tem como afirmar se será ou não detectado e quanto a cortar o cabelo ou se depilar, não adianta, os pelos apresentam atividade cíclica, alternadas entre fase de
      crescimento e repouso e que ocorrem de forma concomitante e natural no indivíduo. Levando isso em consideração, mesmo que a pessoa se depile, ainda assim a 'raiz" do pelo que ficou interna ainda carrega as moléculas da droga aprisionadas, pois a concentração da substância está por igual no pelo e não nas pontas em maior concentração, por esse motivo o critério de tamanho não se aplica aos pelos.
      Dependendo da janela de detecção desejada e o período do último consumo, é recomendado que seja feita coleta de cabelo

      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  8. boa tarde.

    uso finasterida de 1 mg para fins de tratar a calvície , alopecia androgeneteca.
    gostaria de saber se isso me prejudicará em algum aspecto no teste .se terei que ter um atestado do médico ou não. muito obrigado.

  9. Olá bom dia. Uso lexotan e rivotril esporadicamente para insonia, de 2 a 3x por semana há mais de 10 anos. Fui aprovado pra etapa de exames da policia Civil que deverá ocorrer daqui há 1 mês. Gostaria de saber qual a possibilidade de ser detectado se eu parar de fazer uso até o dia do exame.

  10. Boa noite !!! Gostaria de saber se quem toma masculina e neopiridin se pode acusar algo no exame toxicológico ?? Se pode acusar um falso positivo

  11. Boa noite fiz uma pequena cirurgia no dente e precisei tomar anestésico.
    Como também fui receitado alguns remédios
    Tipo: amoxilina com clovanato de potássio.
    Nemesulida.
    Lisador e usei um relaxante muscular: tandrilax.
    Fiz um exame um dia depois.
    Gostaria de saber se há possibilidade de dar u. Falso positivo.

  12. Gostaria de saber se acusam no toxicológico os seguintes remédios:: Melatonina 4mg, alprazolam 0,5 mg, Finasterida 1 mg e Rosuvastatina 10mg.
    Desde já agradeço.

  13. boa tarde, no edital do concurso do banco da amazônia fala que sera feito exames médicos todos de caráter unicamente eliminatório, está incluindo teste toxicológico?

  14. Olá, há 5 meses fiz uma coleta de biópsia com anestesia local, não sei qual tipo de anestésico, mas poderá ser detectado no larga janela de deteccao?
    O cabelo coletado é analisado p 180 dias apenas ou se a amostra for maior poderá indicar mais tempo?
    Obrigada

  15. No edital consta:
    "uso de substâncias entorpecentes ilícitas causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza e deverão apresentar resultados
    negativos para um período mínimo de 60 (sessenta) dias; "
    Remédios como PONDERA, RIVOTRIL, RITMONERAUM são detectáveis?
    E quanto a pré-treinos, maltodextrina, bcaa, amino e whey?

    Grata

  16. Olá, o uso de stanozolol e trembolona acusam no exame?, tendo em vista que o tal concurso diz: susbstnacias proibidas pela legislação penal vigente.

  17. 1 - É possível fazer com pelos de 3 cm?

    2 - O exame atende aos requisitos abaixo, inclusive com laudo?

    "Será exigido exame toxicológico, a expensas do candidato, para verificar se é usuário de drogas ilícitas que causam dependência física ou psíquica. O candidato deverá realizar exame toxicológico, com laudo, para a detecção do uso de drogas ilícitas, a partir de amostras de materiais biológicos (cabelos, pelos ou, em casos de alopécia universal, em raspas de unhas), doados pelos candidatos, com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias, abrangendo, pelo menos, os seguintes grupos de drogas: delta9-THC e metabólitos, cocaína e metabólitos, anfetaminas ilegais (MDMA, MDA, Metanfetamina etc.), opiáceos e opióides."

  18. Bom gostaria de saber, como sou personalizado em academia, acabei tomando o Clenbuterol e testosterona (ultra lenta).
    Nada exagerado,só para fins estéticos.
    Coro o risco de pegar no exame??
    Desde já agradeço.

  19. Gostaria de saber se os laboratórios credenciados fazem o exame por amostra de queratina:
    antidrogas: exame com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias realizado por meio de amostra
    de queratina para detecção de:
    a) maconha;
    b) metabólicos do delta-9 THC;
    c) cocaína;
    d) anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados);
    e) opiáceos.

  20. Ola boa tarde

    me chamo márcio e faço uso de aspartato de arginina e acido ascórbico como suplemento e gostaria de saber se é detectado no exame de toxicológico e se a substancia apresenta algum vinculo com metabolitos do delta 9 thc, cocaína, anfetamina e seus metabolitos derivados e opiáceos. grato.

  21. Ola bom dia tive minha primeira experiência com a maconha na minha vida na qual dei duas ou três tragada e têm 78dias desse evento se eu realizar o exame tem muita chance desse exame da positivo ? Lembrando só tive essa experiência só essa vez e já faz 78 dias qual a chance ?

  22. Boa noite, moro em uma comunidade onde e recorrente passar próximo a usuários de maconha, procuro passar por longe, mais as vezes sinto o odor, caso faça o exame toxicológico este poderá ser positivo mesmo sem o consumo, só em função de sentir o odor?

  23. Olá boa tarde, faço uso diário de remédio controlado com orientação médica (VENVANSE - Lisdexanfetamina) queria saber se ele aparece no exame para concursos, cujo edital exige, dentre outras dogras, este quesito: "d) anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados)". Esta substância vai aparecer no exame?

  24. Se no edital do concurso a exigência é de no mínimo 60 DIAS e o exame consegue detectar 180 DIAS o que vai valer?
    Existe também o período em que a droga fica no seu organismo, maconha por exemplo uma média de 90 dias, como poderia acusar mesmo depois desse tempo?

  25. BoA tarde,
    Durante os treinos tive uma lesão na coluna e o médico me receitou Paratram. Esse medicamento é opióide. Acusa no exame sendo medicamento ou só o tipo de opióide droga que acusa? Quantos dias antes de fazer o exame devo parar de tomar o medicamento para não acusar?

  26. É detectado clembuterol, efedrina, yoimbina, durateston ou enantato de testosterona no exame de concursos da Polícia Civil ou Federal?

  27. Estive perto de alguém fumando maconha,se fizer um teste de cabelo para o concurso da PM (larga detecção) pode detectar como se eu tivesse fumado de verdade?

  28. Olá,
    Li aqui que o venvanse é analisado no exame.
    Utilizei esse medicamento durante 1 mês. É possível a reprovação no exame por isso? Utilizei com receita de uma endocrinologista. Caso apresente a prescrição, isso poderá constar no resultado, como uma forma de atestado de que não sou usuária de drogas?

    Att.

  29. olá, ja fui usuario APENAS de maconha, por um longo periodo. Ter sido usuario elimina de certos concursos, por exemplo Corpo de bombeiros? Será realizado o exame, mas não sei como funciona a eliminação.

  30. Olá boa noite, faço uso de finasterida a 2 anos e fiz um exame de urina para entrar na PM, vocês sabem me dizer se isso vai ser detectado e se tem possibilidade de eu reprovar por isso? Grato

  31. Olá, eu dei um trago em um cigarro de maconha a 5 meses exatos, e a 6 meses exatamente usei cocaina uma única vez. Vou fazer o exame de larga escala de detecção, corro risco do exame dar positivo? tanto por causa do periodo quanto a quantidade já que foi algo que n houve habitualidade.

  32. Consumir maconha por 3 anos todos os dias parei em janeiro desse ano caso venha a fazer o exame toxicológico digamos em janeiro do ano que vem 2019 será que já sumiu do organismo ?

  33. Consumir maconha por 3 anos todos os dias parei em janeiro desse ano caso venha a fazer o exame toxicológico larga detecção para concurso da PMMG digamos em janeiro do ano que vem 2019 será que já sumiu do organismo ?

  34. Prezados, bom dia!

    Vou fazer os concursos para PF e PRF, e estou programando uma viagem para o Peru, para fazer a trilha inca.
    Por causa da altitude, os guiaa indicam a ingestão de chá de coca, que ajuda a amenizar os efeitos da altitude no organismo.
    A ingestão deste chá faz aparecerem apontamentos no exame toxicológico?

    Desde já, obrigada!

  35. Se for detectado alguma substância proibida, porém, fora do prazo da janela de detecção, o que acontecerá? Exemplo: janela de detecção 60dias, droga detectada ha 80dias. Essa janela de detecção é confiável ou não?

  36. Olá. Tenho uma dúvida. A poucos dias fui em um show onde havia consumo de drogas principalmente maconha. Gostaria de saber se apesar de não consumir mas estar no ambiente pode ser detectado no cabelo a substancia.

  37. bom dia, fiz o uso do suplemento tribulus terrestris juntamente com maca peruana para aumentar meu desempenho na academia, pode ser detectado no toxicológico ?

  38. Olá, bom dia.
    Faço uso de Oxalato de Escitalopram e já usei Cloridrato de Duloxetina e Cloridrato de Sertralina. Algumas dessas substâncias são consideradas ilícitas e/ou aparecem no teste toxicológico?
    Obrigada.
    Att.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *