Como funciona o exame toxicológico para concursos?

alt="exame-toxicologico-concursos" />Há algum tempo, o exame toxicológico para concursos tem sido uma exigência. Não é em todo processo seletivo que ele é solicitado, somente em alguns específicos, principalmente nos que tem função militar, de segurança pública, aviação ou saúde.

Normalmente os exames toxicológicos são especificados no edital como um documento obrigatório na etapa médica ou na fase final do certame. Estará especificado como exame de queratina ou exame toxicológico de larga janela de detecção. Todas essas denominações têm como referência o mesmo tipo de análise.

Os editais estabelecem que os candidatos devem apresentar laudo de exame toxicológico com características específicas, como janela de detecção, que pode ser de 90 ou 180 dias.

Se você está prestes a se candidatar a um concurso público que tem como uma das exigências a realização do exame toxicológico, precisa saber que ele tem caráter eliminatório se apontar um resultado positivo ou se você se recusar a fazer a análise.

Exame toxicológico de larga janela de detecção para concursos

 

A coleta do exame toxicológico de larga janela de detecção para concursos funciona da mesma forma para qualquer paciente. Nessa análise, o candidato deve ir até uma clínica e doar uma pequena amostra de cabelo ou pelos para que o seu exame seja analisado.

Já no laboratório, com seu material, serão pesquisadas se há algumas drogas ilícitas, como maconha, crack, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, opiáceos, dentre outras substâncias e seus derivados.

Depois disso, seu exame será avaliado por um médico revisor que emitirá um laudo. Você poderá acompanhar o status do seu diagnóstico pelo site ou optar por receber mensagens sobre o andamento do exame, ou através do telefone e, em até 15 dias, o seu resultado estará pronto. Com o resultado negativo do seu exame, você pode retira-lo na clínica em que fez a doação para levar ao órgão solicitante. Há também o serviço de entrega pelos correios, basta fazer a solicitação pagando um taxa extra.

Agora que você já sabe como funciona o exame toxicológico para concursos, confirme se no edital de seu processo seletivo existe essa exigência.

Não corra risco, confira as melhores condições no site da Psychemedics e faça a coleta do seu exame toxicológico em um dos 4.500 postos de coleta credenciado em todo o Brasil com a líder mundial no setor.

140 respostas para “Como funciona o exame toxicológico para concursos?”

  1. Tive o mesmo problema do rapaz acima. Meu exame saiu com uma escala de 150 dias e o edital pede aproximadamente 180 dias.
    No meu caso, o material coletado foram os pelos dos braços e os mesmos são curtos.
    O laboratório diz que pra ter uma conclusão pra escala de 180 dias, precisa de pelos de pelo menos 3cm, e os meus que foram coletados são de aprox. 2 cm.

  2. tenho uma duvida, se o edital não especificar quantos dias serão necessarios na janela de detecção, quantos dias vão ser necessarios ficar sem o uso?

  3. Me inscrevi para um concurso que exige uma janela de 180 dias e a prova ocorrerá em março, fiz uso de maconha no dia 10 de dezembro. A minha dúvida é até quando o thc poderá ser detectado nos meus cabelos levando em conta que tenho cabelos longos abaixo do ombro.

  4. se eu estiver usando box braids (tranças) feitas mesclando meu cabelo com cabelo sintético terei que cortar uma trança para realizar o exame de larga janela ou o pelo pode ser retirado de outra parte do meu corpo como o braço?

  5. Gostaria de saber , faço uso de medicamentos controlados Welbutrin ( cloridrato de bupropiona ) e zolpidem eventualmente , estes aparecem no exame toxicológico ?

  6. boa noite ! ultilizo cloridrado de femproporex para estudar , mas pelo que vi este medicamento pega no exame .Gostaria de saber se eu parar de usar 3 meses antes do exame pode nao acusar mais . obrigado!

  7. Segundo o edital do concurso:
    No corpo do laudo deverão, obrigatoriamente, constar informações sobre a cadeia de custódia, com os seguintes
    campos (no mínimo): identificação completa e assinatura do doador (inclusive com impressão digital);
    identificação e assinatura das testemunhas da coleta; identificação, credencial e assinatura do responsável
    técnico pela emissão do laudo.
    Nesse exame, além do nome dos candidatos, deverá constar, obrigatoriamente, a assinatura e o número de
    registro no órgão de classe específico do profissional responsável pelo exame, sendo motivo de inautenticidade
    do documento a inobservância ou a omissão dessas informações.

  8. Boa tarde! Terei de fazer o exame toxicológico para concurso da polícia militar de SP. O uso de medicamento a base de corticóide é detectado?

  9. Bom dia estou em um processo seletivo para um concurso. Um dos próximos procedimentos é um exame toxicológico. Estou querendo começar a tomar um termogênico, este que quero adquirir tem a seguinte composição:

    – Cafeína anidra

    – Taurina

    – Sinefrina

    – Glucoronolactona

    – Mix de vitaminas (B3, B6 e B12)

    – Cromo

    – Ácido cítrico

    Estou com receio de que algumas destas substâncias deem algum tipo de alteração no exame. No edital vem descrito quais substâncias serão avaliadas, nestas estão listadas as seguintes:

    Abrangendo, pelos menos os seguintes grupos de drogas:
    cocaína e derivados; maconha e derivados; opiáceos, “ecstasy” (MDMA, MDA
    e MDE) e peniciclidina (PCP).
    Janela do exame de 90 dias.

    Pode dar algum tipo de alteração? Ou posso seguir fazendo uso do suplemento?

  10. Concurso da guarda civil. Terei q fazer o exames toxicológicos. No edital pede tempo minimo de uso de alguma substancia ilícita de 60 dias. Si o resultado de positivo . exemplo 65 dias que usei drogas. E eles mi reprovarem por isso. O que devo fazer??

  11. Boa noite!
    Eu fiz à coleta dos pelos ontem, dia:12/03 aqui em Brasília, e os correios estão de greve, nesse caso qual o procedimento? Sei que o prazo está sendo de até 15 dias mas a vocês estão conseguindo entregar antes. Passei em um determinado concurso e o resultado provisório saiu no dia 9/03 sendo que tem que entregar os exames no dia 5, eu consigo receber a tempo?

  12. Olá.
    Esse exame Toxicológico detecta a presença de álcool no organismo também? Ou tem outro específico parã esse fim também com resultado de 180 dias anterior?

  13. Fumei maconha essa semana.
    Concurso pro Metrô não especifica no edital se fará exame toxicológico na avaliação médica.
    Os aprovados farão a avaliação médica em torno de junho.
    Será que eles fazem o toxicológico?

  14. E quanto ao uso do metilfenidato, ou seja, da Ritalina tão utilizada por vários concurseiros? Em um exame toxicológico para a área de segurança pública (PM, Polícia Civil, Ag. Penitenciário, Guarda Municipal, etc) quando o edital NÃO EXPRESSA AS SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS, fazer uso da Ritalina poderia me eliminar no exame toxicológico?

  15. Fiz uso de thc no dia 15/03/2018 e meu exame toxicologico é de detectação de 90 dias . Tenho 7 meses para ficar sem usar , alguma chance de dar positivo ?

  16. Boa noite!
    Gostaria de saber se o cloridrato de bupropiona e o zolpidem sao detectados no toxicológico. A finalidade do exame, é o concurso da PMDF.

  17. Gostaria de saber se o venvanse (dimesilato de lisdexanfetamina) - utilizado mediante receita médica- é detectado no exame toxicológico para concursos da Polícia Civil.
    Grata,

  18. no edital do concurso que eu participei não vinha descrito a que exames eu serei submetidos você sabe informar por que isso acontece e que possíveis exames eu posso ser submetido

  19. Tomei 3 comprimidos de Rivotril 5mg há mais de 30 dias e tome diariamente cloridrato de paroxetina, ambos receitados pelo psiquiatra pois estou com ansiedade generalizada. Passei em um concurso para policia militar e devo entregar o meu exame toxicológico.
    Essas substâncias serão identificadas do exame? Sendo que o edital pede a analise de psicofármacos.

  20. Onde trabalho a uma pessoa que faz o uso de maconha, querendo ou não eu acabo sendo fumante passivo isso pode me reprovar em exames toxicológicos militares??

  21. Se eu fizer o exame toxicológico de janela de 180, faltando 5 a 10 dias para completar os 180 dias sem o uso, ainda apontará como usuário? ( O uso anterior aos 180 dias era em média 3 vzs ao mês)

  22. boa tarde eu nunca usei maconha antes , dia 25/02/2018 Eu dei 2 tragos com mais dois amigos, vou fazer um exame toxicológico de larga escala 180 dias. Meu exame ta pra 92 dias a contar do dia que usei.
    Será certeza que vai dar positivo?

  23. Prezados, bom dia!

    Faço uso da Ritalina (para trasntorno de deficit de atenção) e recentemente meu medico substituiu o medicamento pelo Vevanse (dimesilato de lisdexanfetamina).
    Atualmente estudo para o concurso da policia federal e, sabendo que o edital sempre solicita exame toxicológico para detecção de anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados), gostaria de confirmar se os dois medicamentos são detectados neste tipo de exame.

    Muito obrigado pelo auxílio.

  24. Obrigado pela resposta.

    Então a Ritalina não é detectada em exame toxicológico para detecção de anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados)?

    Obrigado!

  25. Bom dia!
    A janela de detecção do meu concurso é de 90 dias. Usei maconha e não sei se dará tempo para o exame dar negativo. Tenho cabelos longos, posso optar por recolher os pelos, e não o cabelo?
    Quanto mais curto o pelo, menor a janela de detecção? Tem tamanho mínimo do pelo? Os meus tem 1 cm no máximo.

    Obrigada.

  26. Bom dia!
    Fiz meu exame toxicológico dia 15/04/2018, para mudança de categoria da minha CNH, é passei em um concurso público que pedi no edital o mesmo exame, a entrega dos exames vai ser dia 29/06/2018, gostaria de saber se posso usar o mesmo que fiz pra CNH o tenho que fazer outro?
    Att.
    Valdinandes.

  27. Gostaria de saber se a olanzapina será detectada no exame toxicológico.
    A olanzapina poderá influenciar os resultados para cocaína e maconha serem positivos?

  28. Complementando a pergunta anterior: faço uso da olanzapina 1,25mg/ dia e quando fui tirar o sangue omiti que uso o medicamento, por constrangimento. Será detectada a substancia? Comprometerá o exame?

  29. Boa noite!!! Faço uso de BCAA, Dextrose e creatina para malhar. A dúvida em questão é se esses suplementos são identificado no exame toxicológico?

  30. Fiz exame toxicológico na Psychemedics.

    No formulário de Cadeia de Cystódia constam as Identificações do doador, do coletor e 1 testemunha.

    NO Edital consta que devereá haver o mínimo 2 testemunhas da coleta..

    O exame terá valor?

  31. Boa noite, preciso realizar um toxicológico para concurso, janela de 180 dias, que tenha as seguintes informações:
    " No corpo do laudo do exame toxicológico deverão, obrigatoriamente, constar as
    informações sobre a cadeia de custódia, com os seguintes campos: identificação completa e
    assinatura do doador (inclusive impressão digital), identificação e assinatura de, no mínimo, duas
    testemunhas da coleta; identificação e assinatura do responsável técnico pela emissão do laudo."

    Fazendo a compra online, como saberei se virá com essas especificações?

  32. Oi, eu estou com o mesmo problema que ela. O edital fala em mínimo de 180. Vocês me enviaram a via física escrito aproximadamente 180 dias.... Podem corrigir isso?

    • Olá,

      Lari, no exame sempre saiu com essa informação "aproximadamente", nunca houve problemas com a bancada de concurso.
      O que determina o período de detecção do exame toxicológico de larga janela é o tipo de amostra. Embasados na literatura científica, afirmamos que não é possível com amostras de pelos, sejam elas do couro cabeludo, ou de demais regiões corpóreas, expressar o período exato (em dias), mas sim determinar de forma quantitativa e qualitativa o período aproximado pelo qual houve consumo de substância ilícita por um indivíduo submetido ao teste toxicológico de larga janela de detecção.
      O termo “aproximadamente” é utilizado para expressar o resultado do exame toxicológico de larga janela de detecção e não significa que fora analisado um período menor do que o solicitado.

      Atenciosamente,
      Pâmela
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxiccologio.com.br

  33. Boa noite. O edital do meu concurso é o mesmo da colega "Mari" acima.
    Fiz o exame e o resultado já está disponível no site. Todavia, não constam no corpo do laudo a minha impressão e a identificação das duas testemunhas.
    Tais itens aparecem no resultado enviado via correio? O laudo impresso lacrado é sempre enviado para o laboratório da coleta?

  34. Qual o método de coleta usado no exame toxicológico do exame da Polícia Militar/SP?? (Urina, sangue, pelo ou cabelo?)
    E qual o prazo que as substâncias que reprovam permanecem no organismo?

  35. Boa noite,
    Precisarei realizar um exame com janela de detecção minima de 60 dias para um concurso.
    Nesse caso, qual tamanho minimo de cabelo preciso ter?

  36. Fiz uso de sibutramina há 2 meses. Li que pode dar um falso positivo para anfetaminas. Tem perigo de sair no toxicologico errado.? Como proceder?

  37. Gostaria de saber se posso fazer outro exame pra concurso? pois vai passar o prazo estipulado em edital.o resultado deu negativo .posso fazer outro exame?

  38. fiz uso de maconha no último dia 12 de junho e o exame toxicológicos é dia 15 de outubro 4 meses depois. e o edital pediu uma janela de detecção de no mínimo 90 dias. gostaria de saber se vai acusar no exame. desde já agradeço

  39. Meu concurso, PMDF, pede uma janela de detecção de no mínimo 60 dias. Quantos centímetros o cabelo deve ter para essa janela ?
    Uma segunda dúvida é: quanto tempo leva para chegar o Laudo na minha casa para que eu possa entregar a documentação?

  40. Tomei Tilex (Paracetamo 500mg + Fosfato de Codeína 30mg) por 11 dias de 24 de Fevereiro a 6 de Março. Hoje 16/07 Fazem 132 dias que tomei o medicamento. Pretendo fazer hoje a coleta, corro risco de dar POSITIVO ? Obs.: É pra concurso. Obrigado!

  41. O uso de uma quantidade quase mínima de cocaína - bem inferior a 1g- uma única vez, na janela de detecção de 90 dias, nos primeiros dias contados dentro da janela, de uma pessoa completamente ativa fisicamente a probabilidade de ser detectada é qual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *