O que é exame toxicológico de larga janela de detecção?

O Exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame indolor, capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.

Geralmente o exame toxicológico é utilizado em diversas situações, como; obtenção, renovação ou alteração da carteira de habilitação – CNH, das categorias C, D e E; Na atualização do Toxicológico Periódico (Exame a cada 2 anos e 6 meses, instituído pela lei 14.071/20); nas admissões e desligamentos de motoristas profissionais contratados no regime CLT; e nos editais de Concursos Públicos.

Diferente deles, o exame toxicológico de larga janela de detecção é capaz, como o próprio nome diz, detectar o uso de substâncias psicoativas consumidas num período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (Cabelos ou Pelos), por meio da análise de queratina presente no cabelo ou em pelos das pernas, braços, peito, axilas e pubianos.

Como é feito o exame toxicológico?

O exame toxicológico é bem simples de ser realizado: basta que o motorista compre seu exame, seja no laboratório ou em nosso site (pelo site é só imprimir o vale-exame ou voucher) e dirigir-se até um laboratório de coleta conveniado com a Toxicologia Pardini

No laboratório, o motorista vai apresentar o vale-exame junto com seu documento, e logo após, um profissional qualificado cortará uma pequena quantidade de cabelo, em um comprimento mínimo de [cabelo], da espessura de um lápis, próximo à raiz do cabelo.

Lembrando que, a Toxicologia Pardini tem o menor comprimento mínimo do mercado, garantindo que não seja comprometido a estética do doador.

Caso o comprimento do cabelo não atinja o mínimo necessário, o profissional terá que coletar o pelo do corpo, podendo ser das seguintes regiões: pernas, braços, peito, axilas ou pubianos.

Além disso, o procedimento de coleta é acompanhado obrigatoriamente por uma testemunha, que deve ser um funcionário do laboratório onde o procedimento está sendo realizado.

Para conferir detalhadamente o passo a passo de como é feito o exame, acesse: Como é feito o exame toxicológico

Depois de realizar a coleta da amostra, o material poderá ser encaminhado para análise.

Drogas detectadas no exame toxicológico

Já no laboratório, será feito uma análise dos cabelos ou pelos para detectar se houve o consumo de substâncias ilícitas, como:

  • Maconha
  • Crack
  • Heroína
  • Ecstasy
  • Metanfetaminas
  • Rebite (também conhecido como nobésio)
  • Cocaína
  • Entre outros

Para conferir a lista completa, acesse: Drogas pesquisadas no exame toxicológico, e veja também as drogas/medicamentos não detectáveis, como a ritalina.

Formas de acompanhamento e Prazo

O doador também poderá acompanhar o processo por SMS, E-mail ou pelo nosso site, na página de acompanhamento.

Em pouco tempo, em média de 25 dias corridos (para resultados negativos e positivos), o exame toxicológico ficará pronto.

Nós também inserimos os dados no RENACH, para que o doador possa concluir a emissão ou a renovação de sua carteira de habilitação, com comodidade e conforto.  

ATENÇÃO: Este prazo estendido de 25 dias corridos, definido pelo DENATRAN, através da deliberação do CONTRAN nº 222, vem sendo adotado para exames coletados desde o dia 27 de abril de 2021, em decorrência do aumento da demanda na busca pelo exame toxicológico periódico (devido a implementação da lei 14.071/20).

Para saber mais informações, acesse o nosso artigo: Novas Regras CONTRAN e DENATRAN

exame toxicológico de larga janela também é frequentemente realizado em processos de admissão ou desligamento de motoristas profissionais (CLT), bem como concursos públicos, aonde o consumo de substâncias ilícitas são proibidas, sendo mais comum na área de função militar, como polícia militar, civil e federal, corpo de bombeiro, guarda prisional entre outros.

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Caso você tenha mais alguma dúvida sobre o exame toxicológico, como:

Entre outros, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e confira essa e demais perguntas!

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
email@toxicologiapardini.com.br
(11) 9 9987-4780
Toxicologia Pardini

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.78 de 5 com base em 6023 avaliações

Ver mais