Exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame indolor capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.

Diferente deles, o exame toxicológico de larga janela de detecção é capaz, como o próprio nome já diz, de detectar o uso de substâncias psicoativas consumidas num período de 90 dias antes do exame, por meio da análise de queratina presente no cabelo e em pelos das pernas, dos braços, peito, axilas e pubianos.

Em alguns casos específicos, quando por qualquer motivo o doador fica impedido de ceder amostra de cabelo ou pelo, o exame é realizado pelas unhas.

O exame toxicológico com cabelo é simples: basta que o motorista compre seu exame, imprima o vale-exame ou voucher do site e dirija-se até um laboratório de coleta conveniado com a Toxicologia Pardini.

No laboratório, o motorista vai apresentar o vale-exame junto com seu documento e um profissional qualificado cortará uma pequena quantidade de cabelo, da espessura de um lápis, próximo à raiz do cabelo.

O procedimento de coleta é acompanhado obrigatoriamente, por uma testemunha que deve ser um funcionário do laboratório onde o procedimento está sendo realizado. Pronto, o material coletado pode ser encaminhado para análise.

O doador pode acompanhar tudo por SMS ou pelo nosso site.

Em pouco tempo o exame toxicológico fica pronto e nós inserimos os dados no RENACH para que o doador possa concluir a emissão ou a renovação de sua carteira de habilitação.

O exame toxicológico de larga janela é frequentemente realizado em processos admissionais para carreiras aonde o consumo de substancias ilícitas são proibidos e não desejável, como por exemplo carreiras nas forças de segurança publica (polícias militar, civil e federal; corpo de bombeiro, guarda prisionais entre outras).