Qual a validade do Exame Toxicológico?

Qual a validade do Exame Toxicológico? Note : ★★★★★ 4.8 based on 19 reviews
5 1

O exame toxicológico de larga janela de detecção é uma etapa obrigatória para que o motorista possa emitir e renovar sua CNH nas categorias C, D e E. Sendo assim, a validade do exame toxicológico é um fator extremamente relevante a quem se submete ao exame que existe para determinar o uso de substâncias psicoativas em um período que pode variar entre 90 e 180 dias antes da coleta de material biológico para a realização do exame.

Os motoristas que pretendem emitir ou renovar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a exigência da análise é mais recente. Desde que a Lei 13.103, conhecida popularmente como Lei do Caminhoneiro, entrou em vigor, o exame toxicológico de larga janela de detecção passou a ser uma obrigação.

Você vai fazer a análise? Já fez e quer saber qual é a validade do exame toxicológico?

Então confira mais informações abaixo.

Antes, vale lembrar que em 27 de setembro de 2017 foi promulgada a Resolução 691 do CONTRAN / DENATRAN que previa diretrizes para regulamentar o exame toxicológico após sua fase inicial de implementação. Com isso, algumas mudanças foram promovidas, principalmente em benefício do consumidor que tem seus direitos totalmente assistidos pelos órgãos competentes.

Por quanto tempo se estende a validade do exame toxicológico?

A validade do exame toxicológico, antes da Resolução 691 costumava ser de de 60 dias contados da data de coleta da amostra e não do momento da retirada do exame. O prazo de validade, entretanto, foi um dos itens alterados a partir da publicação da Resolução, que foi estendido de 60 para 90 dias para os exames toxicológicos realizados com a finalidade de emitir ou renovar a habilitação.

Quando se realiza a coleta do material biológico (cabelo ou pelo) na clínica credenciada, as amostras são enviadas para o laboratório para que se realize a pesquisa por substâncias psicoativas. A Resolução 691 determina que o resultado do exame toxicológico seja emitido em até 15 dias, então, considerando o prazo máximo, depois de retirar o documento da análise, a validade do exame toxicológico será de mais 75 dias.

O exame toxicológico de larga janela de detecção determina o consumo de substâncias psicoativas num período que pode variar de 90 a 180 dias.
Isso porque o exame realizado por meio da análise do cabelo, devido ao seu ciclo de crescimento contínuo, é capaz de delimitar o período da análise, sendo, portanto, necessário o comprimento mínimo de, em média, 4 cm de cabelo a contar da raiz à ponta, ou seja, mesmo que o doador possua cabelos logos, serão analisados somente os 4 primeiros centímetros do cabelo próximo à base do couro cabeludo, e assim sendo a janela de análise neste caso, será de 90 dias.

Em caso que de falta de material biológico (cabelo) no momento da coleta (seja por comprimento, seja por condições genéticas), serão utilizados pelos do corpo, tais como: pelos de braços, pernas, tórax ou pubianos. Os pelos corporais possuem ciclo de crescimento diferente do cabelo, e portanto, a janela de detecção é mais ampla, sendo obrigatoriamente sempre de 180 dias.

Nessa análise, substâncias como a cocaína, ecstasy, anfetaminas, metanfetaminas, maconha, heroína, dentre outras, são pesquisadas.

Ao apontar como positivo o consumo de uma ou mais substâncias listadas, o exame toxicológico de larga janela de detecção apresenta, inclusive, a intensidade e nível de consumo do doador (motorista), que pode variar em 5 níveis: desde levíssimo, até gravíssimo.

Onde fazer o exame toxicológico?

Agora que você já sabe qual é a validade do exame toxicológico, deve procurar um laboratório de credibilidade para realizar a análise, assim como a Psychemedics, laboratório líder mundial no segmento.

Você pode acompanhar o status do seu exame acessando nosso site: www.exametoxicologico.com.br/acompanhamento

Além da validade do exame toxicológico, você quer saber mais sobre o teste de drogas? Continue acompanhando as novidades em nosso site!

Avalie essa notícia

Nome
Email
Avaliação

117 respostas para “Qual a validade do Exame Toxicológico?”

  1. Boa tarde,

    A validade de 60 dias é de acordo com a legislação de trânsito correto? A validade para concursos públicos depende do edital?
    No meu edital fala 6 meses.

  2. Boa tarde, existe alguma tolerância no resultado positivo? Tomei 2 comprimidos de Paco, que contém fosfato de codeína a + de 30 dias isso pode dá um resultado alto ou tem alguma tolerância? Obrigado

  3. Quando fiz meu exame nao sabia q tinha prazo de validade e agora fui na auto escola pra renovar a carteira e nao tem medico pra fazer os outros exames so mes q vem mas ate la nao vale mais meu exame toxicologico quem rsta erado??

  4. O prazo do exame toxicológico de 60 dias é para dar entrada no processo de obtenção de CNH ou ate a finalização do processo de obtenção da CNH?

  5. Fiz meu exame toxicológico, fui aprovado, já fiz e fui aprovado no psicotécnico e exame medico. Se não for aprovado no exame de direção antes dos 60 dias, terei que fazer novamente o exame toxicológico?

  6. No resultado do exame vem dizendo o tempo de abstinência? Exemplo, nao uso maconha a mais de 130 dias, o detran pede 90 dias ( no pelo corporal sao 180 dias de detecção) mas o detran pede 90dias. Essa informação consta no resultado? Informação de que sou usuario, porem nos ultimos 90 dias estou limpo

    • Olá,

      Bruno, no exame não vai com a informação de abstinência e sim quantidade encontrada no organismo, para realização do exame toxicológico é necessário realizar a coleta de cabelos ou pelos, o Detran exige uma janela mínima de 90 dias, ou seja, cabelo 3,9 cm - 90 dias de detecção (aproximadamente), caso for coletado pelos, a janela automaticamente é de 180 dias de detecção (aproximadamente), sim, vai acusar no exame toxicológico.

      Atenciosamente,
      Pâmela
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      https://www.exametoxicologico.com.br/

  7. Bom dia, se eu reprovar na prática de cat D, e o exame que eu fiz no início do processo tiver vencido, vou ter que fazer de novo pra poder fazer o novo teste prático?

  8. Bom dia, fiz o exame toxicológico a um mês atrás para renovar a minha CNH D, sei que tenho o prazo de 60 dias de validade do exame e, agora eu pretendo adicionar a categoria A(moto). Eu posso esta utilizando o mesmo exame, ou protocolo para este processo?

  9. olá boa noite,

    O edital do concurso em que fui aprovado não fala a respeito se tem ou não prazo de validade do exame. Qual o prazo de validade do toxicológico para concurso? tem alguma legislação vigente a respeito disso?
    obrigado!

  10. Bom dia. Meu exame para renovação de cnh veio com resultado positivo. Vi que o laudo possui validade de 60 dias e que caso vença deve-se realizar novo. porém porque diz-se que a validade é 90 dias? Mesmo o detran precisa que o caso o laudo esteja vencido deve ser realizado novo. Então como funciona? depois de 60 dias pode ser feito novamente ou depois de 90 apenas?

  11. Olá meu teste deu positivo com a substância CODEINA... E FOI POR CAUSA DE UM MEDICAMENTO Q TOMEI PRA TRATAR DORES COM SUSPEITA DE PEDRAS NA VISICULA...
    E AGORA SE EU MOSTRAR O LAUDO MEDICO Q ME PASSOU O MEDICAMENTOS EU POSSO RENIVAR MINHA CNH ?

  12. Ola bom dia eu fiz exame a uns dias estou a 5 messes sem uso de nada sera que vai acusar no meu exame o uso? eu fumava maconha aguardo respostas!! Obrigado desde ja

  13. BOA TARDE.
    SE O DENATRAN PEDE UMA JANELA DE DETECÇÃO PARA O USO DE ENTORPECENTES DE 90 DIAS.PORQUE O LABORATÓRIO FALA DE JANELA DE DETECÇÃO DE 180 DIAS.
    OBS RENOVAÇÃO CNH.
    DESDE JA AGRADEÇO .

  14. Ola boa tarde,fiz uso de maconha a uns dez dias apenas um cigarro pois não uso frequentemente se feito o exame sera detectado a maconha ou qual quantidade permitida ?

  15. Boa tarde, eu sou obrigado a fornecer duas amostras para fazer o exame, ou apenas uma basta? Pois tenho pouco pelos no corpo .

  16. Boa Tarde
    Eu vou fazer um exame toxicológico para admissão, se der positivo e não conseguir o trabalho quanto tempo posso estar fazendo um segunda teste?

  17. Existem limites máximos para aprovação no exame toxicológico? Ou a regra é igual ao consumo de álcool: qualquer quantidade detectada basta para ser reprovado? Agradeço desde já os esclarecimentos.

  18. Bom dia,fiz o exame toxicológico e deu positivo para cocaina,existe uma tolerância de quantidade ou se der positivo já está reprovado?!Obrigado!

  19. Bom dia fiz o exame e deu positivo e a data da coleta foi dia 25/01/2018 e minha CNH venci em maio qual o tempo que posso refazer o reexame ? E a posetagem deu 1517.

  20. Fiz a prova de psicotecnico em seguida fiz o toxicologico fui aprovado ai fiz o enxame de vista, sendo que não dei continuidade nas aulas pratica para concluir a baliza. faz mais de 4 meses. se eu for fazer as aulas e baliza vai ser presciso fazer outro enxame toxicologico?

  21. O exame toxicológico de larga janela para renovação da CNH já tem o prazo de validade de acordo com a resolução 691/2017 do Contran?

  22. Fiz o teste do bafômetro hoje e deu 0,05 e não consegui fazer o exame toxicológico hoje, é possível fazer até quantas horas depois?
    Desde já agradeço

  23. Bom dia,

    Fiz o meu exame toxicológico no dia 02/02/2018 para a minha demissão e vou ser contratado no dia 09/03/2018, posso utilizar o mesmo para a minha admissão em outra empresa? Se sim, como devo proceder?

    Obrigado

    • Bom dia, Douglas!

      Sim, pode utilizar, mas deve verificar se o local onde foi feita a coleta é um laboratório onde realiza exame tanto para CNH e CLT, também deve está no periodo da validade que são de dois meses a contar da data da coleta, deve entrar em contato com a psychemedics para solicitar a alteração da modalidade se estiver dentro das informações acima.

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Regiane
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  24. Se fizer o exame admissional e der positivo essas informações também são inseridas no Detran? ou só são inseridas no Detran quando a modalidade é renovação de carteira?

  25. Boa noite, fiz o exame toxicologico para renova cnh, só que o resultado demorou para d ser entregue. Quando recebi fiz o agendamento no detran para o dia 12 de março, só que a validade do exame é até o dia 05 de março. Ai vou ter que fazer outro exame?

  26. Boa Tarde, tenho uma dúvida, irei fazer o exame toxicológico através da minha empresa, e no mesmo mês tenho que renovar minha carteira, posso usar o mesmo exame ou é preciso fazer outro?

    Obrigada.

  27. Estou com um caso que gerou dúvidas quanto ao prazo de validade.
    O candidato realizou o exame toxico em 03/11/16 e será adm em 21/03/18.
    Esse exame é valido ou tem prazo de validade?

  28. Boa tarde! Fiz o toxicológico e deu positivo, posso fazer outro dentro do prazo para novo teste.e desconsiderar o primeiro e não ir ao detran para renovação da minha CNH.o laudo anterior não ira me prejudicar, pois ja perdi meu casamento e estou sofrendo depois deste resultado. Sei que errei e essa problemática está me prejudicando. Obrigado.

  29. Bom dia! Fiz o exame toxicológico para admissão no dia 29/11/2017 e o resultado ficou pronto dia 08/12/17 e a validade ta em 29/01/2018. Fui renovar a minha habilitação no Detran e me disseram que o exame é válido por 90 dias. Vou ter que fazer um novo exame ou posso usar esse mesmo?

  30. Boa tarde!
    estamos contratando um motorista e o mesmo nos apresentou o exame toxicológico que tinha feita na outra empresa (demissão). Posso utilizar o mesmo exame (demissional) ou tenho que solicitar um novo exame para admissão? O exame está dentro do prazo de validade, porém, fiquei na dúvida se teremos problemas no envio do CAGED, já que o número do laudo que teremos que informar será o mesmo que já foi informado pela empresa anterior na demissão.

  31. Olá, boa tarde!

    Posso fazer o ASO e depois de 10 dias fazer o toxicológico. É que fiz o exame admissional e o toxicológico no mesmo dia, porém tive que repetir o toxicológico. Nesse caso, o ASO ainda tem validade.

  32. Olá
    A empresa admite o motorista com exame toxicológico inicial, e após quanto tempo esse motorista terá que fazer o exame toxicológico periódico? Ou faz só na demissão, independente do tempo que este permanecer na empresa?
    Grato
    Ari

  33. Olá tenho uma pergunta, no dia da coleta para o exame,o laboratório colhe duas amostra, usando uma para fazer o exame e deixando a outra guardada. Se a primeira amostra o resultado der positivo,e o paciente quiser fazer um contra prova,esse segundo tem a possibilidade de dar negativo?

  34. Boa tarde, fiz o exame toxicologico tem 3 meses, ja levei na clinica onde fiz o exame medico e psicotecnico, quero tirar a CNH C, peu perdi meu exame? Ou ainda posso dar entrada na auto escola

  35. Olá , tenho uma dúvida. Eu classifique minha habilitação ano passado de AB para AD ja que faltava pouco tempo pra vencer , dias no caso , porém ela veio com apenas um ano de vencimento. Isso procede ? Eu n reparei na hora , achei q ficaria como provisória. E n reclamei na ato . E agr preciso renovar. E todos me falam que deveria ser 5 anos. Se realmente for 5. Onde posso recorrer ? Se n , onde está essa informação ? Ou pq ?

  36. meu exame toxicologico venceu dia 09/12 mas no dia 05/12 fui considerado apto no teste de saude fisica e mental, isso vai empedir de eu dar entrada na auto escola ou de receber a CNH?

  37. Olá boa tarde, tenho uma dúvida minha CNH E acabei de fazer o exame toxicológico,Rio de janeiro, gostaria de saber se eu posso usar em outro estado esse exame ??

  38. Olá , tenho uma dúvida , estou para fichar numa empresa de transportes a qualquer momento, só que estou inseguro ao exame toxicológico e gostaria de fazer o exame para averiguar o resultado, se caso eu fizer hoje por exemplo , eu posso fazer outro quando for solicitado pela empresa ? Estou com 74 dias sem uso de entorpecente e estou querendo saber se vai testar positivo , já que meu exame admissional será só daqui 1 mês , desde já obrigado

  39. Tenho a categoria D fas 5 meses e irei mudar para a E em 7 meses.
    No caso terei q fazer o exame toxcologico novamente pois nao estarei renovando apenas adicionando em um periodo curto?

  40. Boa tarde, uma dúvida o exame toxicológico para a admissão do funcionário pode ser o mesmo que feito para a renovação da cnh se estiver dentro do prazo? Ou tenho que fazer um novo exame independentemente de quantos dias foi feito o último?

  41. Depois de realizar o exame eu recebo o protocolo para levar ao Detran? Ou tenho que esperar o resultado do exame para dar continuidade a renovação da minha CNH?

  42. a resolução nº 691 do Contran, publicada no diário oficial do dia 28/09 aumenta a validade do exame toxicológico de 60 para 90 dias contados a partir da data da coleta do material. Procede a informação para as empresas que contratam motoristas profissionais onde se faz necessário a realização do exame na admissão e demissão? a empresa onde trabalho possui contrato com a clinica e ontem (13/10) liguei no telefone de atendimento as empresa e fui informado o mesmo prazo que consta na noticia do site da psychmedics (60 dias).

    • Boa tarde, Prezado Sr. Jonatan

      Esta resolução trata-se sobre o exame toxicológico de larga janela de detecção, para habilitação, renovação ou mudança para categorias C, D e E.
      De acordo com o artigo 25 da Resolução 691/2017, os Laboratórios credenciados tem até 90 (noventa) dias, contados da data da sua publicação (28/09/2017), para que adotem as medidas necessárias ao integral atendimento da resolução.

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *