Qual a validade do Exame Toxicológico?

O exame toxicológico é uma análise feita em motoristas profissionais de cargas ou passageiros, candidatos a algumas vagas públicas, atletas olímpicos e em várias outras ocasiões.

Principalmente para os motoristas que pretendem emitir ou renovar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a exigência da análise é mais recente. Desde que a Lei 13.103, conhecida popularmente como Lei do Caminhoneiro, entrou em vigor, o exame toxicológico de larga janela de detecção passou a ser uma obrigação.

Você vai fazer a análise? Já fez e quer saber qual é a validade do exame toxicológico?

Então confira mais informações abaixo.

Por quanto tempo se estende a validade do exame toxicológico?

A validade do exame toxicológico é, geralmente, de 60 dias. Esse período é contado a partir da data de coleta da amostra e não do momento da retirada do exame.

Quando você realiza a coleta do material na clínica credenciada, as amostras são enviadas para o laboratório para que se realize a pesquisa por drogas ilícitas. Todo esse processo, até que o resultado fique pronto, leva até 15 dias. Então, considerando o prazo máximo, depois de retirar o documento da análise, a validade do exame toxicológico será de mais 45 dias.

Esse período refere-se ao exame toxicológico de larga janela de detecção, que consegue detectar o consumo de drogas ilícitas dos últimos 90 dias e, em alguns casos, até 180 dias.

Nessa análise, substâncias como a cocaína, ecstasy, anfetaminas, metanfetaminas, maconha, heroína, dentre outras, são pesquisadas.

A larga janela de detecção identifica essas substâncias no período anterior a coleta, porém, não consegue apresentar o consumo de drogas feitos no dia em que as amostras foram colhidas. Nesses casos, exames de sangue ou urina são mais indicados.

Agora, quando o resultado do teste de drogas aponta como positivo, em larga janela de detecção, a análise consegue apresentar, inclusive, a intensidade e nível de consumo do paciente, que pode variar desde levíssimo, até gravíssimo.

Onde fazer o exame toxicológico?

Agora que você já sabe qual é a validade do exame toxicológico, deve procurar um laboratório de credibilidade para realizar a análise, assim como a Psychemedics, laboratório líder mundial no segmento.

Depois disso, basta agendar uma data para coleta em uma das clínicas parceiras e seguir o passo a passo até a retirada do resultado. No site, inclusive, você pode acompanhar o status do seu exame.

Além da validade do exame toxicológico, você quer saber mais sobre o teste de drogas? Continue acompanhando as novidades em nosso site!

9 respostas para “Qual a validade do Exame Toxicológico?”

  1. a resolução nº 691 do Contran, publicada no diário oficial do dia 28/09 aumenta a validade do exame toxicológico de 60 para 90 dias contados a partir da data da coleta do material. Procede a informação para as empresas que contratam motoristas profissionais onde se faz necessário a realização do exame na admissão e demissão? a empresa onde trabalho possui contrato com a clinica e ontem (13/10) liguei no telefone de atendimento as empresa e fui informado o mesmo prazo que consta na noticia do site da psychmedics (60 dias).

    • Boa tarde, Prezado Sr. Jonatan

      Esta resolução trata-se sobre o exame toxicológico de larga janela de detecção, para habilitação, renovação ou mudança para categorias C, D e E.
      De acordo com o artigo 25 da Resolução 691/2017, os Laboratórios credenciados tem até 90 (noventa) dias, contados da data da sua publicação (28/09/2017), para que adotem as medidas necessárias ao integral atendimento da resolução.

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  2. Depois de realizar o exame eu recebo o protocolo para levar ao Detran? Ou tenho que esperar o resultado do exame para dar continuidade a renovação da minha CNH?

  3. Boa tarde, uma dúvida o exame toxicológico para a admissão do funcionário pode ser o mesmo que feito para a renovação da cnh se estiver dentro do prazo? Ou tenho que fazer um novo exame independentemente de quantos dias foi feito o último?

  4. Tenho a categoria D fas 5 meses e irei mudar para a E em 7 meses.
    No caso terei q fazer o exame toxcologico novamente pois nao estarei renovando apenas adicionando em um periodo curto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *