Qual a validade do Exame Toxicológico?

Prazo do exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção é uma etapa obrigatória para motoristas habilitados nas CNHs de categorias C, D ou E, que precisam emitir, alterar, renovar a CNH ou cumprir o prazo do Toxicológico Periódico (2 anos e 6 meses), estabelecidos na lei federal nº 14.071.

Sendo assim, a validade do exame toxicológico é um fator extremamente relevante a quem se submete ao exame, que existe para determinar o uso de substâncias psicoativas em um período que pode variar entre 90 e 180 dias (dependendo do tipo de amostra) antes da coleta do material biológico para a realização do exame.

Desde que a Lei 13.103, conhecida popularmente como Lei do Caminhoneiro, entrou em vigor, o exame toxicológico de larga janela de detecção passou a ser uma obrigação.

Vale lembrar que em 27 de setembro de 2017, foi promulgada a Resolução 691 do CONTRAN/DENATRAN que previa diretrizes para regulamentar o exame toxicológico após sua fase inicial de implementação.

Com isso, algumas mudanças foram promovidas, principalmente em benefício do motorista, que tem seus direitos totalmente assistidos pelos órgãos competentes.

Confira mais informações abaixo!

Por quanto tempo se estende a validade do exame toxicológico?

A validade do exame toxicológico foi um dos itens alterados a partir da publicação da resolução 691, que foi estendida de 60 para 90 dias para os exames toxicológicos realizados com a finalidade de emitir, renovar a habilitação (CNH) no Detran ou cumprir com o prazo do Toxicológico Periódico (2 anos e 6 meses).

Já a validade do exame toxicológico para CLT (tanto admissional quanto demissional) é de 60 dias após a coleta do exame.

Quando se realiza a coleta do material biológico (cabelo ou pelo) na clínica credenciada, as amostras são enviadas para o laboratório efetuar a pesquisa por substâncias psicoativas, como:

  • Cocaína
  • Ecstasy
  • Anfetaminas
  • Metanfetaminas
  • Maconha
  • Heroína
  • Dentre outras

Caso aponte como positivo o consumo de uma ou mais substâncias listadas, o exame toxicológico de larga janela detecção apresentará a intensidade e nível de consumo do doador (motorista), que pode variar entre 5 níveis – desde levíssimo até gravíssimo.

Confira a lista completa das drogas analisadas no exame toxicológico e veja também as substâncias não identificadas.

Janela de detecção do exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção determina o consumo de substância psicoativas num período que pode variar de 90 a 180 dias (dependendo do tipo de coleta: cabelo ou pelo)

O exame realizado por meio da amostra de cabelo, devido ao seu ciclo de crescimento contínuo, é capaz de delimitar o período de análise, sendo necessário o comprimento mínimo de 3 cm de cabelo a contar da raiz à ponta.

Ou seja, mesmo que o doador possua cabelos longos, serão analisados somente os 3 primeiros centímetros do cabelo próximo à base do couro cabeludo, estabelecendo a janela de detecção de 90 dias.

Em caso de falta de material biológico (cabelo) no momento da coleta, serão utilizados pelos do corpo, tais como: pelos dos braços, pernas, axilas ou peito.

Os pelos corporais possuem ciclo de crescimento diferente do cabelo, e portanto, a janela de detecção é mais ampla, sendo obrigatoriamente de 180 dias.

Para saber com mais detalhes sobre essa diferença, veja: Qual é o tempo de detecção de drogas no exame toxicológico?

Onde fazer o exame toxicológico?

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Agora que você já sabe qual é a validade do exame toxicológico, porém ainda não fez o seu exame, você deverá procurar um laboratório de credibilidade para realizar a análise, assim como a Toxicologia Pardini, laboratório líder no segmento.

Para isso, você deverá acessar a nossa página Encontre um Laboratório e permitir o site saber a sua localização, para que dessa forma, seja possível mostrar todos os laboratórios próximo a você, para realizar a coleta.

Se preferir, você poderá realizar essa busca manualmente, selecionando o estado e a cidade desejada, para assim, aparecer a lista dos laboratórios.

Após escolher o laboratório, é só seguir o nosso Passo a Passo de Como é Feito o Exame Toxicológico.

Feito a coleta, você poderá acompanhar o status do seu exame, acessando nossa Página de Acompanhamento

Informações gerais sobre o exame toxicológico

Caso você queira saber mais informações a respeito do exame toxicológico, como:

  • Qual é o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?
  • Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
  • Recomendações para o exame toxicológico

Entre outros, acesse já a nossa página principal: Saiba tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais dúvidas!

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
email@toxicologiapardini.com.br
(11) 9 9987-4780
Toxicologia Pardini

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.78 de 5 com base em 5994 avaliações

Ver mais