Renovação da CNH. Quais são os processos?

Se você recebeu uma carta do DETRAN em casa, a sua CNH (Carteira Nacional Habilitação) está para vencer e é importante conhecer os processos de renovação que você vai precisar cumprir.

Antes de saber como funciona a renovação da CNH, você precisa saber que, depois de vencida, sua carteira de habilitação vale por mais 30 dias. Ou seja, a partir do dia de vencimento, você tem mais um mês para regularizar sua situação junto ao DETRAN. Depois desse período, você estará impedido de dirigir.

Confira agora quais são os processos necessários para a renovação da CNH. Veja!

Passo 1 – Preencha o formulário do DETRAN

O primeiro passo é entrar no site do DETRAN e preencher o formulário de renovação. Lá você vai atualizar seus dados, escolher um local de atendimento e agendar uma visita ao posto mais próximo de você. Ao finalizar esse passo, imprima o protocolo com as recomendações, data e horário de atendimento que será gerado.

Passo 2 – Vá ao DETRAN com a documentação necessária

Na data agendada, vá ao DETRAN com o protocolo de formulário impresso, RG, CPF e sua CNH atual, comprovante de endereço, e dinheiro para pagar a taxa de renovação da CNH e do exame médico.

Neste momento, seus documentos serão conferidos e, inclusive, se houver multas de trânsito em seu nome, elas serão apontadas. Depois disso, suas digitais serão colhidas e novas fotos serão tiradas. Por fim, você deve fazer o pagamento da taxa, que muda caso você vá até o DETRAN retirar ou optar por receber em casa.

Passo 3 – Faça o exame médico para renovação da CNH

Depois de cumprir os passos anteriores, você deve fazer os exames médicos necessários para dar continuidade ao seu processo de renovação da CNH. Durante esta etapa, sua pressão será medida, você responderá algumas informações sobre a sua saúde e fará um exame de vista.

Se você for motorista das categorias C, D ou E, somente essas análises não serão suficientes. Você deverá fazer também o exame toxicológico de larga janela de detecção, que identifica o uso de drogas ilícitas, consumidas nos últimos 90 até 180 dias. Neste caso, você deve realizar esse teste antes dos exames comuns, para que o médico consiga checá-lo. Você só dará sequência à renovação caso o exame dê negativo.

Passo 4 – Nós enviamos a liberação do Exame direto ao DETRAN

Com o laudo do exame toxicológico negativo, a Psychemedics enviará o resultado diretamente ao DETRAN, liberando o RENACH e vc poderá dar continuidade aos outros procedimentos para a sua renovação.

Agora que você sabe como funciona o processo de renovação da CNH, já pode seguir o passo a passo para regularizar a situação da sua carteira de motorista. Para fazer o seu exame toxicológico, conte com a Psychemedics Brasil e encontre um ponto de coleta próximo a você entre os 4.500 em todo o país acessando o link ao lado exame toxicológico .

 

2 respostas para “Renovação da CNH. Quais são os processos?”

  1. Meu marido não pode faltar duas vezes no trabalho,eu sou a esposa dele posso ir no Detran com os documentos e agendar a consulta.para ele só fazer o exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *