Em quais momentos preciso fazer o exame toxicológico dos meus funcionários?

Em quais momentos preciso fazer o exame toxicológico dos meus funcionários?

O exame toxicológico para motoristas CLT deve ser feito em momentos muito específicos para estar em conformidade com a Portaria 116, de 13 de novembro de 2015, do Ministério do Trabalho, que regulamenta o exame toxicológico como parte obrigatória do processo de contratação e desligamento de um funcionário que ocupe cargo de motorista.

Os momentos nos quais o exame toxicológico é obrigatório ao funcionário CLT são aqueles que são prévios à transmissão dos dados do funcionário no CAGED, ou seja, nos momentos de admissão e rescisão contratual de um motorista empregado em regima CLT. 

O exame toxicológico realizado em qualquer um destes dois momentos, deverá ser custeado pelo empregador e é aplicado à todo o motorista que ocupe cargo CLT, esteja classificado por uma das CBOs previstas na Portaria 116.

Lembre-se: o exame toxicológico é uma proteção para sua empresa e garante a sua segurança no momento de contratar motoristas, pois o exame detecta o consumo de substâncias num período de 90 dias que é um período de larga janela, muito difícil de um consumidor assíduo se abster do uso, qualquer que seja a substância com a qual possua problemas de dependência química.

Um motorista que faz uso de substâncias ilícitas pode prejudicar sua operação e comprometer não só a imagem da sua empresa, como também a integridade física de pessoas nas estradas, que são expostas à direção imprudente. O exame toxicológico te ajuda evitar tais situações e cuidar da sua imagem, sendo vista como uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos funcionários, respeitando as regras  e carga horário de trabalho e sendo consciente com as suas obrigações sociais sendo responsável pelas condições física e mental dos motoristas que emprega e das pessoas que transitam em vias públicas.

As empresas precisam estar cientes que, conforme consta na Lei 13.103, de 02 de março de 2015, é sua obrigação submeter um funcionário que sofra com dependência química à programa de controle de uso de droga e bebida alcoólica, portanto, o exame toxicológico na pré-contratação é muito benéfico à empresa contratante.

Assunto

Nome do Artigo
Em quais momentos preciso fazer o exame toxicológico dos meus funcionários?
Descrição
Respostas às perguntas relacionadas ao exame toxicológico em atendimento às diretrizes do Ministério do Trabalho que desde 2017, passou a exigir os dados do exame toxicológico na transmissão do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Autor
Nome do Publicador
Psychemedics Brasil Exames Toxicológicos
Foto do Publicador

Os comentários estão desativados.

Voltar para perguntas freqüentes