Qual o prazo de entrega dos exames?

O tempo que demora para ficar pronto o exame toxicológico varia dependendo da região do país onde ocorreu a coleta do cabelo, levando em média, para CNH – . Para empresas (CLT), o prazo é de . Já para Concursos Públicos, o prazo é . Para resultados positivos, o tempo para a emissão do relatório médico pode aumentar, […]

Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?

Alertamos que todas as substâncias citadas nesta página, podem representar riscos ao serem consumidas. Portanto, sempre procure um médico para prescrever medicamentos adequados no caso de necessidade e não utilize, sob nenhuma hipótese, substâncias ilícitas (drogas). O consumo de tais substâncias, além de causar sérios danos à saúde, é um fator que pode impedir o […]

Todos os motoristas registrados com EAR na CNH deverá realizar o Toxicológico Periódico? Como Taxistas e Mototaxistas?

De acordo com a Lei Federal nº 14.071/20 – Somente os motoristas com CNH C, D ou E, independente de exercerem ou não a atividade remunerada, devem obrigatoriamente realizar o Exame Toxicológico Periódico.

Motoristas com CNH C, D ou E, que exercem atividade remunerada nas categorias A ou B precisam fazer o Toxicológico Periódico?

De acordo com a Lei Federal nº 14.071 de 2020, todos os motoristas habilitados nas CNHs C, D ou E, precisam obrigatoriamente realizar o Exame Toxicológico Periódico a cada 30 meses. O condutor só não precisará realizar o Toxicológico Periódico caso rebaixe a sua CNH para a categoria A ou B.

Motoristas profissionais (EAR) de categoria C, D ou E, que não exercem a atividade, precisam realizar o Toxicológico Periódico?

Sim. Independente do motorista possuir ou não o registro EAR (Exerce Atividade Remunerada) em uma das categorias de CNH C, D ou E, é obrigatório realizar o Exame Toxicológico Periódico, mesmo que o motorista dirija apenas veículos de categorias A ou B.

Exame Toxicológico Demissional poderá contar como Toxicológico Periódico?

Sim, o exame toxicológico demissional poderá contar como Toxicológico Periódico apenas se o motorista no momento de realizar o exame toxicológico, optar pela opção de CNH/CLT, permitindo dessa maneira encaminhar o resultado para o RENACH – Registro Nacional de Carteira de Habilitação.

Motorista poderá realizar o Toxicológico Periódico em outros estados?

Sim. O Exame Toxicológico Periódico poderá ser realizado em outros estados mesmo que não seja o estado de origem do documento.

Quando o motorista deverá realizar o Exame Toxicológico?

De acordo com a Lei Federal nº 13.103/15, popularmente conhecida como “lei do caminhoneiro”, os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E da CNH – Carteira Nacional de Habilitação – deverá realizar obrigatoriamente o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção nas seguintes ocasiões: No momento da renovação da CNH C, D ou E […]

O Exame Toxicológico Periódico poderá ser realizado pelo SUS?

O Toxicológico Periódico somente poderá ser realizado em laboratórios credenciados pelo DENATRAN, como a Toxicologia Pardini – laboratório mais bem avaliado entre os motoristas. Faça já uma busca no Google e confira você mesmo! Vale destacar ainda que o Exame Toxicológico Periódico deverá ser custeado pelo próprio condutor. Encontre já um laboratório próximo a você, […]

Conduzir veículos de categoria A ou B, mas dispor de CNH C, D ou E, será autuado por estar com o Toxicológico Periódico vencido?

Somente será penalizado o condutor que além de não ter realizado o Toxicológico Periódico (a cada 2 anos e 6 meses) durante o período adequado ao vencimento da sua CNH, estiver ainda, no momento da atuação, conduzindo veículos correspondentes as categorias C, D ou E. Ou seja, caso o motorista esteja com o Toxicológico vencido, […]