Principais Fatores de Risco para Motoristas de Caminhão

A profissão dos motoristas de caminhão é considerada uma das mais perigosas e que mais mata no país. Essa realidade se deve pela quantidade de riscos que esses condutores enfrentam a cada jornada de trabalho.

Para que você entenda quais são os principais fatores de risco para motoristas de caminhão, nós separamos alguns dos motivos que tornam essa profissão tão perigosa e causadora de problemas, às vezes, irreversíveis para os condutores.

Roubos de carga são frequentes nas rodovias

Em nosso país, um dos principais riscos para os motoristas de caminhão é ter que lidar com tentativas e roubos frequentemente. Mesmo com toda a tecnologia de gerenciamento de carga, rastreamento, bloqueio do veículo e tantas outros métodos de segurança, os roubos nas vias continuam com uma periodicidade gigante.

Nesses casos, os profissionais ficam completamente vulneráveis. Às vezes, são levados pelos assaltantes para outras localidades, com a finalidade de despistar o caminhão e a carga. Como também estão, geralmente, sob mira de arma de fogo, correm um risco de vida ainda maior.

Situações como essa, mesmo que o motorista não se machuque fisicamente, podem causar problemas psicológicos, medos, traumas e outras consequências.

Risco acidentes na via é grande para motoristas de caminhão

Outro grande fator de risco para os motoristas de caminhão é a ocorrência de acidentes nas rodovias. Essa realidade é influenciada por várias razões, longos períodos de trabalho sem descanso, sono, uso de drogas, ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros.

Muitas vezes, também, esses fatores estão relacionados e, então, o risco de acidentes fica ainda mais alto. Essas razões causam confusões mentais, sono extremo repentino, comprometimento dos reflexos e podem apresentar problemas mais graves, como infarto, por exemplo.

Os motoristas de caminhão estão vulneráveis a perigos o tempo todo. Não é por acaso que, por causa de suas profissões, a maioria deles é fumante, ingere bebida alcoólica frequentemente, tem alto risco de desenvolver diabetes, faz uso de medicamentos, tem quadro de obesidade, etc.

Bom, agora que você já conhece os principais fatores de risco para motoristas de caminhão, entende porque essa profissão é considerada uma das mais perigosas e, também, uma das que mais matam no Brasil.

Continue acompanhando o blog da Psychemedics para ter mais dicas sobre o mundo caminhoneiro e confira algumas informações sobre o exame toxicológico, exigido para os condutores das categorias C, D e E. Saiba mais em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *