Entenda Mais Sobre o Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais

Entenda Mais Sobre o Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais Note : ★★★★★ 4.8 based on 44 reviews
5 1

Desde que a Lei 11.103 entrou em vigor, os motoristas profissionais de categoria C, D e E precisam realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção para emissão ou renovação de suas CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nesta lista, entram os motoristas rodoviários de carga ou pessoas.

Além disso, as empresas que contratam estes motoristas profissionais também têm a obrigação de solicitar o teste de drogas no momento da admissão do funcionário e no período que antecede o desligamento. Este documento deve permanecer com as empresas por todo o tempo em que o condutor for funcionário, porque o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social) poderão fazer fiscalizações no local de trabalho para conferir se a exigência está sendo cumprida.

Quer entender um pouco mais sobre o exame toxicológico para motoristas profissionais, então confira o que separamos e tire suas dúvidas!

Saiba como funciona o exame toxicológico para motoristas profissionais

Motoristas profissionais de todo o país devem fazer o exame toxicológico em uma clínica credenciada pelo DENATRAN. No site da organização, você pode conferir a lista de clínicas que têm essa certificação. As mais de 4 mil clínicas parceiras da Psychemedics, por exemplo, são todas credenciadas pelo DENATRAN.

Para realizar a análise, os condutores precisam fazer a escolha dessas clínicas e ir até uma delas para a coleta do material. Nessa coleta são retiradas amostras de queratina, substância presente na raiz dos cabelos, nos pelos do corpo e nas raspas das unhas.

Com a amostra já coletada, a clínica enviará o seu material para o laboratório, onde será feita a pesquisa por drogas ilícitas. Nesse processo, substâncias como a maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, dentre outras, podem ser identificadas.

Para que o exame fique pronto há um período de, no máximo, 15 dias. Durante esse tempo, os condutores podem acompanhar o andamento da análise no site da Psychemedics.

No exame toxicológico para motoristas profissionais o resultado é apresentado como positivo ou negativo e, além disso, um demonstrativo de consumo, entre levíssimo e gravíssimo, pode ser encaminhado em conjunto com a análise.

Agora que você já sabe mais sobre a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais, pode conferir mais informações no site da Psychemedics e contar com o laboratório líder mundial no segmento, que atua a mais de 17 anos entregando qualidade, segurança e comodidade para os pacientes. Conheça nossos serviços!

Avalie essa notícia

Nome
Email
Avaliação

6 respostas para “Entenda Mais Sobre o Exame Toxicológico Para Motoristas Profissionais”

  1. Não sou contra o exame a título de renovação de CNH, porém no caso admisional, acho um absurdo! Fui tentar realizar esse exame hoje é foi NEGADO a realização por conta do tamanho do meu cabelo , pedi que fosse retirado da barba e também não aceitaram , pedi que fosse feito pela unha e fui informado que somente com laudo médico atestando alguma deficiência do meu organismo , o resumo da história é que pelo que estou vendo perderei uma oportunidade ímpar por conta dos critérios exigidos

  2. Tenho duvida no objetivo deste exame para motorista c,d,e porque não, para todos os condutores, outra duvida o indivíduos fica um período sem usar droga, faz o exame e no dia seguinte volta a usar por 5 anos. E aí. Entendo que o objetivo disso e apenas arrecadação, fique claro não estou colocando em cheque o método de avaliação, a dúvida é pra que serve,.gostaria de ver o resultado das pesquisa apos a implantação da lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *