Como é Feito o Exame Toxicológico

Como é Feito o Exame Toxicológico Note : ★★★★★ 4.8 based on 19 reviews
5 1

Se você vai renovar sua carteira de habilitação, vai prestar um concurso público ou, até mesmo, é de uma empresa que contrata motoristas profissionais, provavelmente, tem o interesse de saber como é feito o exame toxicológico.

Nossa intenção com esse artigo é justamente essa, mostrar para você como é realizado esse procedimento, como é fácil e rápido fazer. Dê uma olhada no passo a passo que separamos!alt="ministerio-trabalho-caminhoneiros-exame-toxicologico" />

Passo 1 – Saiba a finalidade do exame toxicológico

Para que você precisa do exame toxicológico? Você vai emitir ou renovar a CNH nas categorias C, D ou E? É uma empresa que precisa contratar motoristas profissionais de passageiros ou cargas? Está interessado em concorrer a uma vaga na Polícia Militar, Civil ou Federal?

Isso é importante porque, dependendo da finalidade, alguns detalhes podem ser diferentes, como o valor, a coleta, a entrega, dentre outras etapas.

Passo 2 – Escolha um laboratório de credibilidadealt="seja-um-laboratorio-parceiro" />

A escolha do laboratório é fundamental para garantir o resultado exato do seu teste. Se você quer saber como é feito o exame toxicológico para emissão da CNH, por exemplo, o laboratório precisa ser credenciado pelo DENATRAN, assim como a Psychemedics é.

Se você optar pela Psychemedics, por exemplo, pode fazer todo o processo pelo nosso site. Escolher a modalidade do seu exame, fazer o pagamento e seguir para o passo 3.

Passo 3 – Decida qual será a clínica de coleta

Depois de escolher o laboratório, você precisa conferir a lista de clínicas parceiras para realizar a coleta do material a ser analisado.

No site da Psychemedics, você pode filtrar as clínicas disponíveis pela região em que está. Basta que você coloque o seu estado e cidade para que a listagem completa seja mostrada.

Assim, você faz a escolha e agenda uma data e horário para a coleta do material.

Passo 4 – Vá até a clínica parceira para coletar o materialalt="exame-toxicologico-importancia-empresas" />

Uma das principais etapas de como é feito o exame toxicológico é o momento da coleta. Neste dia, serão retiradas suas amostras de queratina, coletadas do cabelo, pelos do corpo ou raspas da unha. Geralmente, são colhidas duas amostras caso o paciente queira, em outro momento, fazer uma nova análise.

Passo 5 – Como é feito o exame toxicológico no laboratório?

No laboratório, os profissionais farão pesquisas por drogas ilícitas nas amostras de queratina. Nesse momento, substâncias como a maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, heroína, dentre outras, serão pesquisadas.

Para entender como é feito o exame toxicológico no laboratório, você precisa saber que esta análise consegue identificar o consumo de drogas feitos nos últimos 90 ou, até mesmo, 180 dias antes da coleta.

Passo 6 – Aguarde a liberação do resultado

Da sua própria casa você pode acompanhar a liberação do resultado. No site da Psychemedics, você pode visualizar o status completo do seu exame ou, caso prefira, o laboratório te envia dados atualizados sobre a evolução.

O resultado ficará disponível em, no máximo, 15 dias. O modo de retirada ou entrega do exame toxicológico dependerá da finalidade da análise.

Agora que você já sabe como é feito o exame toxicológico, pode dar o primeiro passo para fazer a sua análise. Conte com a Psychemedics, laboratório líder mundial no segmento!

Avalie essa notícia

Nome
Email
Avaliação

136 respostas para “Como é Feito o Exame Toxicológico”

  1. Bom dia!
    A pessoa fez exame e deu 1,0 mg de cocaína e 0,01 Benzoilecgonina e com nota de corte foi para 0,05 mg...
    Como saber há quantos dias a pessoa parou de usar Cocaína?

  2. Fumo maconha há vários anos, porém parei por causa de um concurso. No dia que devo fazer a coleta, fará exatamente 80 dias desde a última vez que fumei.
    Não tenho pelos, pratico atividades físicas diariamente e meu cabelo tem 4cm aprox. Será que vai dar positivo para o THC? Se der uma quantidade abaixo de 50ng, ainda assim é apontado como positivo?

  3. Faço uso de medicamento para tratamento de insônia, Zolpidem 0,5 mg é detectado pelo exame ? vai ter algum empecilho para contratação em alguma empresa?

  4. Boa tarde,
    Fiz uso de drogas (maconha) em julho e meu exame toxicologico para concurso será em novembro, em uma janela mínima de 30 (trinta)
    dias que antecedem a avaliação médica. Tem chance de ser detectado no exame ?

  5. O resultado do exame é confidencial? Só eu que fico sabendo ou o Detran fica sabendo ao mesmo tempo. Sou eu qm levo o exame para minha renovação ou é o laboratório qm encaminha para o órgão de trânsito?
    Outra, Fumo maconha há 14 anos e estou a 94 dias sem o uso. Vai dar positivo. ? Exigência é de 90 dias já estou há 94 então não é pra dar positivo, certo?
    Espero resposta, grato.

    • Olá,

      Pablo, deve apresentar o laudo físico para o médico perita do Detran avaliar, para realização do exame toxicológico é necessário realizar a coleta de cabelos ou pelos, o Detran exige uma janela mínima de 90 dias, ou seja, cabelo 3,9 cm - 90 dias de detecção (aproximadamente), caso for coletado pelos, a janela automaticamente é de 180 dias de detecção (aproximadamente), sim, vai acusar no exame toxicológico.

      Atenciosamente,
      Pâmela
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      https://www.exametoxicologico.com.br/

  6. Boa tarde, existe uma outra forma de realizar este exame, pois tenho dificuldade em crescimento de pêlos no corpo e quanto aos cabelos da cabeça fica em torno de 1 centimetro de comprimento, existe outro método...?

  7. Olá, o concurso que irei prestar exige o toxicológico de 90 dias, na hora do procedimento eu posso escolher 90 ou 180? Ou é padrão vocês fazerem 180? E qual seria a diferença da coleta de material entre os dois?

    Obrigada

  8. Sou usuário de maconha por muitos anos, parei para realizar o exame da renovação de minha carteira. Preciso ficar qto tempo sem usar?

  9. Boa tarde, sou marceneiro e às vezes aplico cola de contato nos móveis sem utilizar máscara, o tolueno aparecerá como positivo no resultado do exame? Lembrando que fiz esse procedimento a cerca de uma semana.
    Desde já, agradeço.

  10. Boa tarde!
    Visto que se trata de uma coleta rente à pele, acredito que meus pelos ou cabelo serão raspados( ou não?).
    Nesse caso me será fornecido um kit individual (esterilizado) para esse procedimento, ou devo levar de casa?

  11. gostaria de saber ser é obrigatório a retirada do cabelo bem em cima do centro do crânio ,pois quando fui fazer o exame toxicológico solicitei que retirasse o cabelo de um local mas discreto na parte baixa da cabeça próximo do pescoço ,porém foi negado o meu pedido com a justificativa que deveria ser bem em cima da cabeça porque é a parte que as substâncias se concentram,por isso era obrigatório a coleta deste local tão visível fiquei muito triste .

  12. Prezado(a)
    Se a pessoa fez uso de alguma substância prescrita no edital e deseja fazer a coleta a partir do cabelo, é necessário cortar ou raspar o mesmo ao iniciar o período de 180 dias indicado anteriormente nas outras respostas ou a substância vai saindo naturalmente durante este tempo? Qual é a indicação nesse caso?
    E com relação aos 180 dias, isto resulta numa janela de detecção de 6 meses.Correto? O edital não fala em 90 dias para oferecer uma janela de detecção de 3 meses?
    Porque esta diferença? Isto consta no edital?
    Desde já Agradeço.

    • Boa tarde, Seifer!

      os pelos apresentam atividade cíclica, alternadas entre fase de
      crescimento e repouso e que ocorrem de forma concomitante e natural no indivíduo. Levando isso em consideração, mesmo que a pessoa se depile, ainda assim a 'raiz" do pelo que ficou interna ainda carrega as moléculas da droga aprisionadas, pois a concentração da substância está por igual no pelo e não nas pontas em maior concentração, por esse motivo o critério de tamanho não se aplica aos pelos.
      Dependendo da janela de detecção desejada e o período do último consumo, é recomendado que seja feita coleta de cabelo

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Regiane
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  13. Bom dia:
    E quem faz uso de rivôtril para insônia e medicamento para alergia de pele, dicloridrato de hidroxizina, o resultado mostrará positivo ou negativo? ou o que compromete são as drogas ilícitas?

  14. Eu não quero cortar o meu cabelo. Eu nunca corto o cabelo curto. Imagina perto do couro cabeludo. Meu Deus, é uma mutilação inútil. Pq a pessoa, após pegar a cnh na mão, tem 5 anos para usar drogas. Quero saber se tem outro meio de fazer esse exame. Tipo. Exame de sangue.

  15. Eu gostaria de saber se cada droga tem seu tempo específico que fica no organismo ou todas as drogas ficam de 90 a 180 dias no corpo... Ou seja cada droga tem seu tempo específico ou qualquer droga fica de 90 a 180 dias ?

  16. Eu gostaria de entender e esclarecer sobre o período de tempo que cada substância de cada droga fica no organismo, se cada uma das droga específica tem seu determinado tempo que fica no organismo.ou qualquer substância ingerida fica somente 90 a 180 dias ?
    Ou cada droga tem seu determinado tempo que fica no corpo ?

  17. Queria saber, detalhadamente, quais são as formas de obter os materiais para coleta. Sou um atleta, não possuo muitos pelos no corpo. Uso um corte de cabelo bem baixo, pra ser mais exato, estilo militar. Tenho vício de roer unhas. Como seria a coleta no meu caso? Obs: meu exame é para um concurso militar.

  18. Gostaria de entender melhor a questão do período pois conforme está descrito o material consegue ser analisado do período de 90 dias a 180 dias. Mas como eu sei qual o período que a minha amostra será analisada.
    Ou a primeira análise é realizada na janela de 90 dias e após desta é realizada outra com o período de 90?
    Gostaria de entender melhor.

  19. Concordo com você Walter Ramiro essa invenção de nos obrigar a provar que não usamos drogas é um assalto legalizado uma extorsão ao cidadão de bem, porque eles não fazem nas redes publicas, e além do mais mesmo quem usa não tem obrigação de fornecer provas pra se incriminar o ônus da prova é de que acusa.

  20. Penso que e justo e de extrema importância estes exames. No entanto não concordo com o fato de ser obrigado a prestar estas informações, mesmo porque não tenho que provar que sou licito ou que estou limpo. A bem da verdade este ¨exame¨ teria que me reembolsar caso o resultado e negativo. Hora bolas afinal se não devo ou mesmo porque tenho que provar aquilo que acredito não ter? se eu por acaso for pego numa blitz e por algum motivo tiver indicio de droga qualquer coisa parecida, ai tudo bem. mas uma vez feito e constatado que não deu em nada. Deveria eu ser ressarcido desta despesa. E na renovação; se não tenho ponto na carteira não me envolvi em acidentes graves e por sinal me declaro limpo destes produtos. Porque tenho que provar e pagar para provar que não devo. A pensar que a própria legislação de transito já me orienta estar licito para dirigir e conduzir veículos automotores. Na verdade tudo isto e pra tomar o nosso dinheiro e encher os cofres dos ladroes que inventaram esta coisa. Fica aqui o meu protesto e a minha indignação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *