Se você vai renovar sua carteira de habilitação, prestar um concurso público ou até mesmo, precisa fazer o exame toxicológico para uma empresa que contrata motoristas profissionais, então provavelmente você tem o interesse de saber como é feito o exame toxicológico.
Resumidamente, o exame toxicológico é feito a partir da coleta de pequenas amostras de cabelo ou de pelos, no qual é encaminhado para o laboratório realizar a análise, para assim identificar se houve ou não o consumo de substâncias psicoativas (drogas), em um período de 90 a 180 dias.
A partir deste resumo, confira abaixo o passo a passo detalhado que separamos para você sobre como é feito o exame toxicológico para CNH, e como é rápido e fácil de realizar na Toxicologia Pardini. Confira!
- Passo 1 – Saiba a finalidade do exame toxicológico
- Passo 2 – Escolha um laboratório de credibilidade
- Passo 3 – Decida qual será a clinica de coleta
- Passo 4 – Vá ao laboratório realizar a coleta de cabelos ou pelos
- Passo 5 – Como é feito o exame toxicológico?
- Passo 6 – Liberação do resultado
Passo 1 – Saiba a finalidade do exame toxicológico
Para que você precisa do exame toxicológico? Você irá atualizar o seu Toxicológico Periódico (exame a cada 2 anos e 6 meses)? Irá emitir ou renovar a CNH nas categorias C, D ou E?
É uma empresa que precisa contratar motoristas profissionais de passageiros ou cargas?
Está interessado em concorrer a uma vaga na Polícia Militar, Civil ou Federal entre outros concursos públicos que necessitam do exame toxicológico ?
Isso é importante porque, dependendo da finalidade, alguns detalhes podem ser diferentes, como o valor, a coleta, a entrega, dentre outras etapas.
Passo 2 – Escolha um laboratório de credibilidade
A escolha do laboratório é fundamental para garantir o resultado exato do seu teste.
Se você quer saber como é feito o exame toxicológico para emissão da CNH, por exemplo, o laboratório precisa ser credenciado pelo SENATRAN, como é o caso da Toxicologia Pardini.
Se você optar pela Toxicologia Pardini, por exemplo, poderá fazer todo o processo pelo nosso site.
Escolher a modalidade do seu exame, fazer o pagamento e seguir para o passo 3.
Passo 3 – Decida qual será a clínica de coleta
Depois de escolher o laboratório, você precisa conferir a lista de clínicas parceiras para realizar a coleta do material a ser analisado.
Na página Encontre um Laboratório, ao permitir saber a sua localização, você poderá encontrar a clínica de coleta mais próxima de você, utilizando a geolocalização, que listará todas as unidades ao redor de onde você está.
Caso queira, também poderá fazer essa seleção manualmente, necessitando apenas escolher o Estado e a Cidade desejada para mostrar a lista de clínicas na região.
Assim, você faz a escolha do laboratório de sua preferência para a coleta do material.
Passo 4 – Vá até o laboratório de coleta parceiro para colher o material de analise (cabelos ou pelos).
Uma das principais etapas de como é feito o exame toxicológico esta no momento da coleta.
Neste dia, serão coletadas suas amostras de queratina, sendo uma pequena amostra de cabelo ou pelos do corpo. (axilas, braços, peito ou pernas).
Sempre serão colhidas duas amostras para analise do teste de drogas.
Lembrando que, produtos como shampoo, condicionador, tinturas ou gel não influenciam no resultado do exame toxicológico, bem como cabelos alisados ou com permanentes.
Passo 5 – Como é feito o exame toxicológico no laboratório?
No laboratório de coleta, os profissionais farão pesquisas por drogas ilícitas nas amostras de queratina.
Nesse momento, substâncias como a maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, heroína, dentre outras, serão pesquisadas.
Confira também quais drogas são pesquisadas e as drogas que não são identificadas no exame).
Para entender como é feito o exame toxicológico no laboratório, você precisa saber que esta análise consegue identificar o consumo de drogas feitos nos últimos 90 ou 180 dias (dependendo do tipo de amostra) antes da coleta.
Passo 6 – Aguarde a liberação do resultado
Da sua própria casa, você poderá acompanhar a liberação do resultado.
Na nossa Página de Acompanhamento, é possível visualizar o status completo do seu exame.
Caso prefira, também podemos enviar notificações via SMS ou e-mail referente ao andamento do processo.
O resultado ficará disponível, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG. para exames de CNH.
Para Empresas (CLT), o prazo é de 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..
Já para Concursos Públicos, o prazo é de 10 dias corridos para a liberação do resultado no site, após o recebimento da amostra no laboratório de análise em Belo Horizonte MG..
O modo de retirada ou entrega do exame toxicológico dependerá da finalidade da análise.
Agora que você já sabe como é feito o exame toxicológico, pode dar o primeiro passo para fazer a sua análise. Faça com a Toxicologia Pardini seu teste de drogas com toda segurança e agilidade.
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: