Como é Feito o Exame Toxicológico

Se você vai renovar sua carteira de habilitação, vai prestar um concurso público ou, até mesmo, é de uma empresa que contrata motoristas profissionais, provavelmente, tem o interesse de saber como é feito o exame toxicológico.

Nossa intenção com esse artigo é justamente essa, mostrar para você como é realizado esse procedimento, como é fácil e rápido fazer. Dê uma olhada no passo a passo que separamos!alt="ministerio-trabalho-caminhoneiros-exame-toxicologico" />

Passo 1 – Saiba a finalidade do exame toxicológico

Para que você precisa do exame toxicológico? Você vai emitir ou renovar a CNH nas categorias C, D ou E? É uma empresa que precisa contratar motoristas profissionais de passageiros ou cargas? Está interessado em concorrer a uma vaga na Polícia Militar, Civil ou Federal?

Isso é importante porque, dependendo da finalidade, alguns detalhes podem ser diferentes, como o valor, a coleta, a entrega, dentre outras etapas.

Passo 2 – Escolha um laboratório de credibilidadealt="seja-um-laboratorio-parceiro" />

A escolha do laboratório é fundamental para garantir o resultado exato do seu teste. Se você quer saber como é feito o exame toxicológico para emissão da CNH, por exemplo, o laboratório precisa ser credenciado pelo DENATRAN, assim como a Psychemedics é.

Se você optar pela Psychemedics, por exemplo, pode fazer todo o processo pelo nosso site. Escolher a modalidade do seu exame, fazer o pagamento e seguir para o passo 3.

Passo 3 – Decida qual será a clínica de coleta

Depois de escolher o laboratório, você precisa conferir a lista de clínicas parceiras para realizar a coleta do material a ser analisado.

No site da Psychemedics, você pode filtrar as clínicas disponíveis pela região em que está. Basta que você coloque o seu estado e cidade para que a listagem completa seja mostrada.

Assim, você faz a escolha e agenda uma data e horário para a coleta do material.

Passo 4 – Vá até a clínica parceira para coletar o materialalt="exame-toxicologico-importancia-empresas" />

Uma das principais etapas de como é feito o exame toxicológico é o momento da coleta. Neste dia, serão retiradas suas amostras de queratina, coletadas do cabelo, pelos do corpo ou raspas da unha. Geralmente, são colhidas duas amostras caso o paciente queira, em outro momento, fazer uma nova análise.

Passo 5 – Como é feito o exame toxicológico no laboratório?

No laboratório, os profissionais farão pesquisas por drogas ilícitas nas amostras de queratina. Nesse momento, substâncias como a maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, heroína, dentre outras, serão pesquisadas.

Para entender como é feito o exame toxicológico no laboratório, você precisa saber que esta análise consegue identificar o consumo de drogas feitos nos últimos 90 ou, até mesmo, 180 dias antes da coleta.

Passo 6 – Aguarde a liberação do resultado

Da sua própria casa você pode acompanhar a liberação do resultado. No site da Psychemedics, você pode visualizar o status completo do seu exame ou, caso prefira, o laboratório te envia dados atualizados sobre a evolução.

O resultado ficará disponível em, no máximo, 15 dias. O modo de retirada ou entrega do exame toxicológico dependerá da finalidade da análise.

Agora que você já sabe como é feito o exame toxicológico, pode dar o primeiro passo para fazer a sua análise. Conte com a Psychemedics, laboratório líder mundial no segmento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *