Você conhece o processo de detecção do exame toxicológico? Entender essa análise não é difícil, mas é importante para saber como uma pequena amostra de cabelo ou pelos do corpo, podem indicar se alguém fez o uso ou não de drogas ilícitas.
Lembrando que, o exame toxicológico em cabelos é um dos mais utilizados para identificar substâncias psicoativas, tendo em vista a sua larga janela de detecção.
Além disso, o teste de drogas é muito utilizado para motoristas que precisam emitir ou renovar suas CNHs de categorias C, D e E, bem como nos concursos públicos e empresas, no processo admissional e demissional de motoristas profissionais.
Sabendo disso, confira abaixo quanto tempo o exame toxicológico detecta as drogas, as principais informações sobre o processo de retenção da substância no cabelo e o processo de identificação de substâncias ilícitas na análise.
Depois que a droga é consumida, a corrente sanguínea, oleosidade da pele e a transpiração são responsáveis por levar as substâncias e depositá-las no cabelo (queratina). Conforme o cabelo cresce, as substâncias se incorporam no córtex capilar e se fixam.
Em aproximadamente 6 dias o cabelo consegue sair da raiz e surgir no couro cabeludo. Assim, esse novo fio já vem incorporado com as substâncias ilícitas.
Se o consumo for contínuo, conforme o cabelo vai crescendo, mais fixas ao cabelo ficam os componentes das drogas. Inclusive, é por conta disso, que é possível medir o nível de consumo no exame toxicológico.
No caso dos pelos do corpo, o ciclo de crescimento é diferente do cabelo, visto que no corpo, os pelos são programados pelo organismo para crescer até um determinado tamanho.
Lembrando que, a detecção da substância ilícita por meio dos pelos corporais tem a mesma eficácia das mechas de cabelos.
O exame toxicológico de cabelo consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da data de coleta da amostra.
O comprimento necessário do cabelo para o exame toxicológico detectar as drogas consumidas nos últimos três meses é de, no mínimo, três centímetros (3cm).
Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).
Para amostras de pelo do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o recomendado é coletar com tesoura ou barbeador, rente ao corpo, sendo necessário retirar apenas uma pequena mecha de fios, optando-se por uma área não aparente.
Vale lembrar que a coleta de pelos do corpo é feita quando o comprimento do cabelo não é suficiente para atender à janela de detecção.
O tempo que a droga fica no organismo para ser identificada no exame toxicológico depende de diversos fatores, como:
Vale ressaltar que, o menor consumo de substâncias psicoativas podem resultar na detecção da droga no exame toxicológico.
Dessa maneira, mesmo que seja feito o consumo da droga em um único dia, será possível identificar a droga em um período de 90 a 180 dias, a depender da amostra do material (cabelos ou pelos).
A quantidade de droga que é possível identificar no exame toxicológico é mínima, visto que, o menor consumo de qualquer substância psicoativas podem resultar na detecção da droga.
Dessa maneira, qualquer droga utilizada poderá ser identificada pelo exame toxicológico de larga janela de detecção.
Lembrando que, a análise realizada no laboratório também mostra a quantidade ingerida da droga, bem como o tipo, a frequência e outras informações.
Não é possível tirar a droga do cabelo, tendo em vista que, uma vez utilizada, ela estará presente na queratina (cabelos).
Por essa razão, mesmo que a pessoa faça o consumo da droga uma única vez, ainda sim é possível identificar a substância em um período de 90 dias (para cabelos) a 180 dias (para pelos do corpo).
As drogas detectadas no exame toxicológico são:
Veja a lista completa das drogas pesquisadas no exame toxicológico de larga janela de detecção
Não há nenhum método capaz de burlar o exame toxicológico. Na internet é possível encontrar dicas que prometem adulterar o resultado, mas nenhuma das técnicas é realmente eficaz para falsificar o teste.
Por essa razão, o exame toxicológico de larga janela de detecção é considerado um dos testes de drogas mais confiáveis e seguros do mundo, para identificar substâncias psicoativas, com alta precisão e qualidade.
O resultado do seu exame toxicológico para CNH ficará disponível, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..
Para Empresa (CLT), o prazo é de 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..
Já para Concursos Públicos, o prazo é de 10 dias corridos para a liberação do resultado no site, após o recebimento da amostra no laboratório de análise em Belo Horizonte MG..
Lembrando que, você poderá realizar o acompanhamento em nossa página.
Agora que você já sabe em quanto tempo o exame toxicológico detecta drogas, tanto na parte da janela de detecção, quanto na etapa laboratorial, pode dar andamento ao seu processo de análise, independentemente do objetivo do exame.
Conte com a credibilidade e qualidade dos laboratórios Toxicologia Pardini, a empresa líder mundial no segmento. Conheça mais informações em nosso site!
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: