Qual é o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?

Quanto Tempo o Exame Toxicológico Detecta Drogas?

Motorista, para que você saiba qual o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico para obtenção, renovação da sua CNH ou do Toxicológico Periódico (exame dos 30 meses), é importante que você saiba que o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) exige análise com janela de detecção de 90 dias, ou seja, verificar se o motorista utilizou substâncias psicoativas neste tempo.

Segundo a Lei Federal 13.103, Artigo 148-A, § 1º, é destacado que:

“Os condutores das categorias C, D e E deverão submeter-se a exames toxicológicos para a habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação. […] O exame de que trata este artigo buscará aferir o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção e deverá ter janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias, nos termos das normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).”

Quanto tempo o exame toxicológico consegue detectar as drogas?

O Exame toxicológico consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da coleta de cabelos. Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias). 

CABELOS – Em testes com amostra de cabelo, o exame toxicológico consegue detectar drogas em um período de 90 dias, e é preciso ter no mínimo 3 cm de comprimento de cabelos. Caso o motorista tenha cabelos com comprimento maior do que o mínimo necessário, a análise continuará sendo de 90 dias antes da coleta.

PELOS – Já no caso de análises em pelos do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o tempo de detecção de uso de substância psicoativa aumenta para 180 dias, pois em testes com amostras de pelos não se consegue analisar por menos tempo. Desse modo, o tempo de detecção para análise do exame toxicológico será sempre de 180 dias antes da coleta.

Veja também: Quais drogas são pesquisadas no Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção?

Por que essa diferença do tempo de detecção de drogas?

Exame toxicológico drogas no organismo

A explicação é simples para o tempo de detecção de drogas do toxicológico: pelos e cabelos têm ciclos diferentes de crescimento. No caso dos pelos, o crescimento é programado pelo organismo para crescer até um determinado tamanho.

Como entre o surgimento e a queda dos pelos decorrem aproximadamente 180 dias, não é possível fracionar (subdividir) esse período na análise do material.

Vale lembrar que a coleta de pelos é feita quando o comprimento do cabelo não é suficiente para atender à janela de detecção ou ainda na falta dele.

Já o cabelo, por sua vez, tem um ciclo de crescimento bem maior, crescendo entre 1,3 cm a 1,5 cm por mês.

Uma amostra em torno de 3 cm, coletada a partir da raiz, é suficiente para detectar a presença de substâncias psicoativas no prazo de três meses, ou seja, de 90 dias antes do teste, conforme exigido pela Lei do Motorista (13.103/15).

Qual é o prazo para entrega do resultado do exame toxicológico?

O tempo que leva para sair o resultado do exame toxicológico para CNH e CLT é de 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG.. 

Saiba mais informações sobre o prazo de resultado do exame toxicológico para CNH, CLT e Concurso Públicos, bem como sua validade.

Quanto tempo a droga fica no organismo?

O tempo que a droga fica no organismo depende do tipo de substância consumida. Além disso, a sua detecção no organismo também depende de qual exame toxicológico será utilizado para a análise e identificação, seja exame de sangue, urina ou de queratina (cabelos ou pelos).

A cocaína pode ser identificada na urina a partir de 3 à 4 dias. No sangue, o período é de 1 a 2 dias. 
A heroína é detectada na urina em um prazo de 3 a 4 dias. No sangue a droga fica até 12 horas. 
O LSD consegue ser identificada pela urina em um período de 3 dias. No sangue, o LSD permanece por 2 a 3 horas.
A Morfina pode ser detectada na urina em um prazo de 2 a 3 dias. No sangue, a morfina permanece por 6 a 8 horas.

Vale destacar que, no exame toxicológico de larga janela de detecção, feita com a coleta de cabelos ou pelos do corpo, é possível identificar e detectar as drogas consumidas em um período de 90 à 180 dias.

Quanto tempo a Maconha fica no organismo?

Folhas de Maconha

O tempo que a maconha fica no organismo e a sua detecção pelos exames de urina, sangue ou de cabelo, depende de algumas variáveis, como o nível de consumo, frequência do uso, taxa de metabolismo, entre outros.

Porém, há 3 tipos de exames com diferentes janelas de detecções que visam identificar a presença da Maconha no organismo, assim como ter uma estimativa de duração da droga no corpo, sendo elas: Exame de Urina, Exame de Sangue, Exame Toxicológico Queratina (Cabelo ou Pelos).

Em média, o tempo que a maconha é detectado na urina é de 7 a 13 dias. Quem tem um consumo mais intenso, a droga pode ser identificada mesmo após 30 dias.

No sangue, por ser metabolizada com agilidade pelo corpo, ela raramente será detectada após 24 horas após o uso, em usuários eventuais. Quem tem um consumo frequente, a droga pode ser detectada no sangue em um período de até 7 dias.

Saiba mais informações sobre a Duração da Maconha no Organismo.

Quanto tempo a droga fica no sangue?

Geralmente, as drogas consumidas não ficam presentes no sangue por muito tempo, salvo exceção da Maconha. Devido ao sangue ser um tecido líquido, que têm como uma das funções levar as toxinas para serem eliminadas por meio dos órgãos, o processo de desintoxicação é muito rápido. 

Boa parte das drogas podem ser identificadas pelo exame de sangue em um período de 24 a 48 horas. Por ter um período curto de detecção, o exame toxicológico de sangue é comumente utilizado para saber se determinada pessoa consumiu algum tipo de droga recentemente. 

Saiba mais informações sobre Como é detectado as drogas no sangue e seus respectivos períodos de detecção.

Quanto tempo leva para sair a droga do corpo?

O tempo que as drogas levam para sair do corpo varia de acordo com cada organismo, visto que a velocidade que as substâncias são metabolizadas depende da genética de cada pessoa. Além disso, outros fatores como quantidade de droga consumida, frequência de uso, tipo de droga utilizada entre outros, podem afetar o período de desintoxicação da substância psicoativa.

Dito isso, veja o tempo médio que as drogas mais comuns permanecem no organismo, de acordo com a detecção de cada exame:

Sangue

  • LSD: 3 horas 
  • Morfina:  8 horas 
  • Heroína: 12 horas 
  • Álcool: 12 horas 
  • Anfetamina (Rebite): 12 horas 
  • Metanfetamina: 37 horas 
  • Ecstasy (MDMA): 48 horas 
  • Cocaína: 48 horas 
  • Barbitúricos: 48 horas 
  • Maconha: 336 horas 

Urina:

  • LSD: 3 dias 
  • Anfetamina (Rebite): 3 dias 
  • Ecstasy (MDMA): 4 dias 
  • Heroína: 4 dias 
  • Cocaína: 4 dias 
  • Barbitúricos: 4 dias 
  • Álcool: 5 dias 
  • Morfina: 6 dias 
  • Metanfetamina: 6 dias 
  • Maconha: 30 dias

Cabelo ou pelos do corpo:

  • LSD: até 3 dias 
  • Álcool, anfetamina, barbitúricos, cocaína, maconha, heroína, ecstasy, metanfetamina e morfina: de 90 a 180 dias. 

Como tirar rápido a droga do organismo?

Para que você consiga tirar as drogas do seu organismo, você precisará seguir algumas dicas, como:

Tenha uma dieta saudável: Consuma alimentos ricos em minerais e vitaminas. A alimentação saudável é uma ótima maneira para tirar mais rápido as substâncias psicoativas do organismo.
Faça atividade física: Outra dica importante para ajudar no processo de desintoxicação das drogas é praticar exercícios físicos. Andar de bicicleta, caminhar, correr e/ou praticar esportes são ótimas aliadas para o processo de eliminação de toxinas.
Beba água: O consumo de água é uma das principais formas de limpar o organismo e eliminar as toxinas das drogas, seja através da urina, suor ou fezes.
Descanse bem: Para que seu corpo possa tirar rápido as drogas no organismo, é extremamente necessário descansar, para assim seu corpo voltar a sua funcionalidade normal.
Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Por que escolher a Toxicologia Pardini na hora de fazer o seu exame toxicológico?

Exame toxicológico análise drogas

Confira 6 motivos para escolher a Toxicologia Pardini:

1) O laboratório é líder no mercado de exames toxicológicos de larga janela de detecção com índice zero de resultados falso positivo ou falso negativo;

2) Utiliza a metodologia de descontaminação intensiva das amostras de cabelos e pelos. Isso é para evitar que qualquer contato externo do motorista com drogas influencie no resultado do exame.

3) Mais de 4.500 postos de coleta em todo o país. Encontre um laboratório de coleta de exame toxicológico perto de você.

4) Menor volume de coleta de cabelo entre todos os concorrentes, um cuidado especial para não comprometer a estética do condutor e também temos o menor índice de recoleta, ou seja, menos chances do motorista precisar fazer uma nova coleta.

5) Acompanhamento do andamento do exame toxicológico pela internet no site exametoxicológico.com.br/acompanhamento, por e-mail, ou ainda pelo celular recebendo mensagens de SMS.

6) Zero preocupação para o motorista. Fazemos a Inserção automática do resultado do exame toxicológico no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) do DENATRAN, para que você possa dar continuidade ao seu processo de obtenção ou renovação da CNH com tranquilidade.

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Mais informações sobre o Exame Toxicológico

Caso haja dúvida referente ao exame toxicológico, você pode consultar a nossa página Exame Toxicológico – Saiba tudo! contendo diversas informações importantes, abrangendo as principais dúvidas comuns de nossos leitores.

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.79 de 5 com base em 9051 avaliações

Leia também:

Ver mais