Tempo de detecção de drogas

Motorista, para que você saiba qual o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico para obtenção ou renovação da sua CNH, é importante que você saiba que o DETRAN exige análise com janela de detecção de 90 dias, ou seja, verificar se o motorista utilizou substâncias psicoativas neste tempo.

É importante entender que depende do tipo do material coletado (cabelo ou pelo) para saber qual  período será análisado, veja:

CABELOS – Em testes com amostra de cabelos, a análise no exame toxicológico será sempre de 90 dias e é preciso ter no mínimo 3,90 cm de comprimento de cabelos. Caso o motorista tenha cabelos com comprimento maior do que o mínimo necessário, a análise continuará sendo de 90 dias antes da coleta.

PELOS – Já no caso de análises em pelos do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o tempo de detecção de uso de substância psicoativa aumenta para 180 dias, pois em testes com amostras de pelos não se consegue analisar por menos tempo, então, testes com amostras de pelos, a análise no exame toxicológico será sempre de 180 dias antes da coleta.

Encontre aqui um local para fazer o exame toxicológico perto de você.

Por que essa diferença do tempo de detecção de drogas?

Exame toxicológico drogas no organismo

A explicação é simples para o tempo de detecção de drogas do toxicológico: pelos e cabelos têm ciclos diferentes de crescimento. No caso dos pelos, o crescimento é programado pelo organismo para crescer até um determinado tamanho.

Como entre o surgimento e a queda dos pelos decorrem aproximadamente 180 dias, não é possível fracionar (subdividir) esse período na análise do material.

Vale lembrar que a coleta de pelos é feita quando o comprimento do cabelo não é suficiente para atender à janela de detecção ou ainda na falta dele.

Já o cabelo, por sua vez, tem um ciclo de crescimento bem maior, crescendo entre 1,3 cm a 1,5 cm por mês.

Uma amostra em torno de 3,90 cm, coletada a partir da raiz, é suficiente para detectar a presença de substâncias psicoativas no prazo de três meses, ou seja, de 90 dias antes do teste, conforme exigido pela Lei do Motorista.

Por que escolher a Toxicologia Pardini na hora de fazer o seu exame toxicológico?

Exame toxicológico análise drogas

Confira 6 motivos para escolher a Toxicologia Pardini:

1) O laboratório é líder no mercado de exames toxicológicos de larga janela de detecção com índice zero de resultados falso positivo ou falso negativo;

2) Utiliza a metodologia de descontaminação intensiva das amostras de cabelos e pelos. Isso é para evitar que qualquer contato externo do motorista com drogas influencie no resultado do exame.

3) Mais de 4.500 postos de coleta em todo o país. Encontre um laboratório de coleta de exame toxicológico perto de você.

4) Menor volume de coleta de cabelo entre todos os concorrentes, um cuidado especial para não comprometer a estética do condutor e também temos o menor índice de recoleta, ou seja, menos chances do motorista precisar fazer uma nova coleta.

5) Acompanhamento do andamento do exame toxicológico pela internet no site exametoxicológico.com.br/acompanhamento, por e-mail, ou ainda pelo celular recebendo mensagens de SMS.

6) Zero preocupação para o motorista. Fazemos a Inserção automática do resultado do exame toxicológico no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) do DENATRAN, para que você possa dar continuidade ao seu processo de obtenção ou renovação da CNH com tranquilidade.

Se ficou com alguma dúvida sobre o exame toxicológico entre em contato com a Toxicologia Pardini:

Quanto tempo a maconha fica no organismo?