Exame Toxicológico para Motorista Profissional CNH e CLT. Saiba tudo

Exame Toxicológico para Motorista Profissional CNH e CLT. Saiba tudo Note : ★★★★★ 4.8 based on 44 reviews
5 1

exame-toxicologico-transporte-rodoviarioA Lei Federal 13.103 de 2015 tornou obrigatória a realização do exame toxicológico para motorista profissional. A exigência para renovação ou emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e é regulamentada pela resolução 529 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Essa obrigação por meio de Lei veio a tona depois de se analisar o número de acidentes de trânsito que envolvia esses motoristas profissionais. Muitas vezes, os condutores estavam sob efeito de drogas ilícitas, a fim de suportarem a jornada de trabalho.

 

Conheça mais sobre as exigências do exame toxicológico para motorista profissional

exame-toxicologico-coleta-motorista-CNH
exame toxicológico coleta motorista CNH

Antes de agir, você precisa saber que o exame toxicológico para motorista profissional precisa, necessariamente, ser feito em um laboratório credenciado pelo DENATRAN. A lista com centros laboratoriais que atendem esse critério estão na lista do próprio órgão, a Psychemedics Brasil Exames Toxicológico, pioneira no setor é uma delas.

O exame toxicológico deve ser de larga janela de detecção, que é a análise que usa amostras de queratina para identificar o uso de drogas dos últimos 90 até 180 dias, esse exame também consegue fazer um demonstrativo de nível de consumo em casos positivos.

A queratina está no couro cabeludo, nos pelos do corpo e nas unhas. A amostra usada, preferencialmente, é o cabelo. Mas em pacientes carecas ou que têm cabelo muito curto, os pelos do corpo podem ser usados sem que prejudique em nada o resultado da análise e ou raspas das unhas em casos específicos de doenças ou anomalias onde o indivíduo não possua cabelo ou pelo.

Em média 4 dias úteis após a amostra coletada chegue ao laboratório da Psychemedics Brasil em São Paulo o laudo estará disponível em resultados negativos.

exame-toxicologico-detran-sp
Exame Toxicológico DETRAN SP

Nos tramites de renovação, alteração ou aquisição da primeira habilitação categorias C, D ou E o número do laudo e enviado diretamente ao sistema do RENACH e é liberado o DETRAN para continuar o processo normal junto ao órgão de trânsito.

Fique tranquilo, a Psychemedics cuida de tudo para você. Entre em contato pelo telefone 3003-5411 (ligação sem DDD de todo o país) ou acesse o site www.exametoxicologico.com.br para adquirir seu exame e fazer a analise toxicológica exigida. Teremos um grande prazer em atendê-lo!

 

 

psychemedics-logo-exame-toxicologico
psychemedics

Avalie essa notícia

Nome
Email
Avaliação

78 respostas para “Exame Toxicológico para Motorista Profissional CNH e CLT. Saiba tudo”

  1. Assinei o aviso sem justa causa e a empresa que trabalhor exigio o enxame toxicológicos pra da minha reciçao mas minha habilitação A B eu exerço atividade remunerada de motorista nesse caso o que devo fazer sóu obrigado a faze o enxame toxicológicos sendo minha AB???

    • Olá,

      Eduardo, desde março de 2016, quando entrou em vigor a Lei Federal 13.103 em todo o território nacional, mais conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista, os condutores das categorias C, D e E são obrigados a fazer o exame toxicológico de larga janela de detecção tanto para obtenção, alteração de categoria, como renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

      Atenciosamente,
      Pâmela
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      https://www.exametoxicologico.com.br/

  2. Bom dia!

    Vou fazer a admissão de um motorista categoria AD e que teve a carteira renovada a pouco tempo, o exame toxicológico que ele fez para renovar a carteira pode ser usado pela empresa para informar no CAGED, ou é necessário fazer novamente/

    • Olá,

      Joice, desde março de 2016, quando entrou em vigor a Lei Federal 13.103 em todo o território nacional, mais conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista, os condutores das categorias C, D e E são obrigados a fazer o exame toxicológico de larga janela de detecção tanto para obtenção, alteração de categoria, como renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

      Atenciosamente,
      Pâmela
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      https://www.exametoxicologico.com.br/

  3. Se na admissão o motoristas tiver com seu exame toxicológico válido (aquele feito pra renovar a CNH junto ao Detran) esse mesmo exame pode ser usado pra informar ao CAGED?

  4. Bom dia, li que é preciso fazer exames periódicos a cada 2 anos e 6 meses, isso é verdadeiro?
    Gostaria de saber também caso dê positivo o exame, independente se for admissão, periódico ou demissão, o que a empresa deve fazer?
    E se o funcionário exercer a função de motorista comum e passar a exercer a função de motorista de caminhão, é preciso fazer o exame toxicológico e informar isso no CAGED ?

    Desde já, obrigada.

  5. Bom dia, estou em tratamento para desintoxicar, fiz uso de droga,nesse caso quanto tempo para a substância sair do organismo (cocaina), para fazer o exame toxicológicao para admissão quanto tempo para ter resultado negativo, 90 ou 180 dias , quantos dias depois da coleta sai o resultado.

  6. Meu marido fez exame toxicológico mais colocaram no campo razão que seria admissional agora o Denatran não quer aceitar para renova a CNH .
    em comentários anteriores vi a mesma pergunta e a resposta foi que o exame serve para as duas coisas só que seria para o Detran.
    gostaria de saber quais são os direitos dele para ele aceitarem o mesmo exame sendo que esta no prazo de 60 dias.
    sendo que o exame tem um custo alto e o resultado são os mesmos e porque só vale para o Detran e para o denatran não?

  7. Meu nome e Eder eu entrei na empresa e não fiz exame toxicologico para entrar mais agora fui demitido e a empresa quer que eu faço o exame , está correto?

  8. Fui admitido em uma prefeitura na função de motorista. Minha carteira D estava preste a vencer. A exigência no edital era ser habilitado na categoria D. Ingressei na prefeitura, ja dois meses, agora tenho que renovar a carteira. O custo com exame será da prefeitura ou eu terei que custear.

    • Boa tarde, Flávio!

      Quando a Lei 13.103, também conhecida como Lei do Caminhoneiro, tornou obrigatória a realização de exames toxicológicos por parte de motoristas rodoviários de passageiros e de carga, a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social) também fizeram ajustes em suas legislações.

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Regiane
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

    • Bom dia, Marcos!

      O exame toxicológico para emissão, renovação ou alteração de categoria da CNH requer uma janela de detecção de 90 dias. Isso significa que o cabelo precisa ter aproximadamente 4 centímetros de cumprimento para que possamos detectar o consumo de substâncias psicoativas dentro deste período 90 dias que antecedem a coleta.
      Sendo necessária a coleta de pelos não há exigência de comprimento mínimo, já que janela de detecção conseguida por meio da análise deste tipo de amostra é superior a 180 dias.
      Maconha e derivados (Skunk, Haxixe, etc…),
      Cocaína e derivados (Crack, Merla, etc…),
      Anfetaminas, distinguindo o consumo como droga do consumo terapêutico.
      Nomes comerciais das anfetaminas detectáveis (Mazindol – Absten plus, Fagolipo, Moderamin, Lipase,
      Diazinil, Dobesin, Dasten) (Fenoproporex -Desobi-m, Lipomas ap, Inobesin) (Anfepramona – (Inibex – Cloridato de Anfepramona) Hipogafin, (Dualid-Cloridato de Anfepramona) (“rebite”)
      Metanfetaminas (speed, ice, Pervitin, etc…),
      Ecstasy (MDMA) (MDA)
      Ecstasy (EVE – MDE) – Nomes comerciais Happy, super Ecstasy.
      Opiáceos (Morfina, Heroína (6mam), Oxicodine, Hidrocodona, Hidromorfina)
      Codeína (A codeína é um fármaco alcaloide do grupo dos opioides, que é usado no tratamento da dor moderada e como antitússico)
      PCP – Fenciclidina (Pó de anjo)

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,

      Regiane
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  9. Boa tarde!

    A pessoa que faz uso de medicação seja ela pressão, epilepsia, diabetes consegue mudar a categoria CNH para C, D ou E? Se detectado ela fica proibida de mudar a categoria?

  10. Boa tarde!
    1-Gostaria de saber na admissão do motorista quando for fazer o exame toxicologico e consta algum resultado, o que a empresa tem que fazer?

    2-Gostaria de saber se na admissão do motorista não conta nada nesses exame e quando for demitido vai fazer esse exame e consta o que a empresa tem que fazer?

  11. Vou fazer exame admissional para motoboy, nesse caso é necessário o exame toxicológico? Se sim, sou eu que fico com os gastos ou o empregador?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *