Motorista profissional de caminhão

A profissão de motorista de caminhão já existe há muitos anos. São eles que movimentam a economia levando e trazendo cargas pelo Brasil inteiro, ajudando no dia a dia de milhares de pessoas. Não é por acaso que o transporte rodoviário se tornou o principal modal de transporte de carga do país.

É claro que para conseguir uma vaga de caminhoneiro não basta gostar de dirigir. É preciso atender a alguns requisitos do mercado e das transportadoras para ser alguém qualificado para a vaga. Nesse artigo, nós vamos mostrar o que você precisa saber sobre empregos para motoristas de caminhão. Confira!

Como me tornar um motorista de caminhãoalt="motorista-profissional-caminhao" />

Para se tornar um motorista de caminhão é necessário dispor de certas habilidades. Saber dirigir e manobrar um veículo de carga é essencial, é claro, mas é importante que você saiba negociar com fornecedores, ter experiência na área de transporte, conhecer a lei do caminhoneiro, dentre outras coisas.

Para ter chances de concorrer às vagas de empregos para motoristas de caminhão, antes de qualquer coisa, você precisa ter, ao menos, 21 anos e estar habilitado para dirigir um caminhão. Ou seja, dispor da categoria C, D ou E em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O candidato precisa conhecer as tecnologias, equipamentos e sistemas utilizados nos caminhões e estar disposto a se aprimorar constantemente. Mostrar-se interessado, ter iniciativa e um bom relacionamento em equipe torna suas chances ainda maiores.

Os empregos para motoristas de caminhão também têm como requisito ter algum conhecimento sobre a Lei 13.103, conhecida como Lei do Caminhoneiro. Ela, que foi sancionada em 2015, trouxe algumas mudanças para o cenário de transportes de carga. O período de descanso, o limite para a condução e o exame toxicológico são algumas das principais mudanças para os motoristas de caminhão.

Você tem que estar preparado também em caso de empresas que fazem o transporte de cargas perigosas. O condutor, nesses casos, deve estar habilitado a fazer o trajeto com o curso MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos), obrigatório segundo as leis de trânsito do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Siga nossas dicas e fique apto a empregos para motoristas de caminhão. Conquiste os requisitos para se candidatar a vaga e atualize-se sempre. Frequentemente, os caminhões de frota recebem novas tecnologias, esteja preparado. Destaque-se e esteja a frente dos outros candidatos com sua habilitação e exames em dia, inclusive o exame toxicológico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *