Exame toxicológico para esportes

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre exame toxicológico para esportes, não é? Essa análise, muito conhecida como antidoping, é ainda mais comentada em épocas de campeonatos, principalmente em Olimpíadas.

O teste, basicamente, tem como objetivo identificar se o atleta fez ou faz uso de substâncias proibidas para competir. Essas drogas detectadas não podem comprometer a saúde ou melhorar o desempenho do atleta, nem prejudicar o espírito esportivo.

Conheça as substâncias vetadas:

Todos os anos, a WADA (Agência Mundial do Antidoping) divulga a lista completa das substâncias que têm o uso vetado aos atletas e devem ser cumpridas rigorosamente. Essas drogas estão classificadas em quatro grupos.

Estimulantes

Essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso do atleta e conseguem potencializar o seu desempenho. Com esse estímulo, além de melhorar a performance, o esportista ainda elimina a sensação de fadiga no corpo. A anfetamina, cocaína e ecstasy estão entre as mais usadas nesta categoria.

Diuréticos

Os diuréticos são proibidos pela WADA porque eliminam água e podem fazer os atletas perderem peso, somente para passarem na pesagem do campeonato, muito comum no UFC. Além disso, essa substâncias ajudam a disfarçar e eliminar outras drogas proibidas do organismo.

Esteróides Anabolizantes

Esse tipo de substância faz com que o atleta tenha uma recuperação mais rápida e ainda estimula o ganho de massa muscular. Dentre todos os elementos vetados pela WADA, este é o mais nocivo.

Narcóticos Analgésicos

Na categoria de narcóticos analgésicos está a conhecida morfina. Essa substância é responsável por amenizar a dor com mais rapidez.

Como funciona o exame toxicológico para esportes

exame toxicológico para esportes pode ser feito com amostras de sangue ou urina. Mas, não são todos os atletas que fazem essa análise. Na verdade, existe a comissão de esporte escolhe os atletas que farão o exame. Os critérios podem ser alguma desconfiança, o bom desempenho em uma competição ou um simples sorteio, inclusive um atleta pode ser procurado para realizar o teste mesmo fora do período de campeonatos.

Caso o exame toxicológico para esportes aponte um resultado positivo, o atleta tem direito a contraprova e, por isso, no dia do teste são coletadas duas amostras. Confirmado o doping, o esportista é punido com suspensão e, algumas vezes, anulação de resultados de outros campeonatos.

exame toxicológico para esportes é muito importante para garantir a igualdade nos campeonatos.

A Toxicologia Pardini realiza exames antidoping?

Toxicologia Pardini é especializada em exames toxicológicos de larga janela de detecção por meio da análise do cabelo e, portanto, não realiza exames antidoping, que são feitos, como já citado, através de exames de sangue ou urina..

Toxicologia Pardini é o laboratório líder em exames toxicológicos para motoristas que precisam emitir ou renovar a CNH (DETRAN), para empresas que contratam motoristas CLT (Ministério do Trabalho) e para candidatos à concursos públicos.


Ver mais