Evitar o Cansaço ao Dirigir. Motorista, temos 8 Dicas para Tornar sua Viagem mais Segura

Evitar o Cansaço ao Dirigir. Motorista, temos 8 Dicas para Tornar sua Viagem mais Segura Note : ★★★★★ 4.8 based on 44 reviews
5 1

Evitar o cansaço ao dirigir é muito importante para evitar acidentes nas estradas. Muitas pessoas acreditam que podem seguir viagem mesmo sentindo um pequeno cansaço, porém não se dão conta que ao tomar essa decisão, colocam a sua vida e a dos demais em perigo.

evitar o cansaço

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição responsável por ações que contribuem para a diminuição de acidentes no trânsito, o sono e o cansaço na hora de dirigir são responsáveis por até 50% dos acidentes nas rodovias.
Afim de amenizar a exaustão e manter-se mais tempo acordado, alguns motoristas fazem uso de substâncias psicoativas que são excessivamente prejudiciais à saúde.

Por isso, nós separamos 8 dicas para você evitar o cansaço ao dirigir e ajudar você a ter uma viagem mais segura e de forma saudável. 

 

evitar o cansaço ao dirigir
evitar o cansaço ao dirigir
  1. Descanse o tempo necessário antes de estar no comando do volante. Evite o máximo que puder pegar estrada em estado sonolento ou de cansaço.

     

  2. Em viagens consideradas rápidas, com duração de 4 horas, faça intervalos de 10 minutos a cada 160km percorrido

     

  3. Viagens longas além de exigirem pausas a cada 3 horas, é necessário também alimentar-se corretamente.
  4. A digestão é um processo que causa sonolência, por isso após a refeição descanse no mínimo 30 minutos antes de seguir viagem. Evite gordura e alimentos pesados. Escolha frutas, legumes, cereais ou peixes.

    alimentos-saudaveis-para-motoristas

  5. Em datas como feriados ou finais de semanas, o trânsito em sua maioria costuma estar mais carregado e com maior índice de engarrafamento. Prepare-se para quaisquer tipos de situações e tenha paciência. A cada duas horas é necessário hidratar-se com água ou sucos.

    motorista-tomando-agua

  6. Não consuma de forma alguma bebida alcoólica, pois direção e álcool nunca foram uma boa combinação.
  7. Caso faça o uso contínuo de algum medicamento, verifique a bula para saber se um dos efeitos colaterais não é a sonolência. Opte por outra pessoa dirigir em seu lugar.
  8. Durante a noite a probabilidade aumenta em relação ao cansaço e ao sono, porém é nessas horas que o condutor deve trafegar com velocidade reduzida e maior atenção. Por isso a viagem deve ser programada para ter momentos de descanso e pausas em lugares seguros para relaxar.

 

 

Lembre-se que o importante é estar seguro e descansado na hora de assumir o volante. Não arrisque sua vida e nem a dos demais!
A Psychemedics se preocupa com a sua vida. 

Inscreva-se no nosso canal do youtube – Psychemedics Brasil – YouTube

Leia também:

Exame Toxicológico Positivo: O que o Motorista Deve Fazer?

 

 

Avalie essa notícia

Nome
Email
Avaliação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *