Nova Lei CTB do Toxicológico

Nova Lei CTB do Toxicológico

Lei Federal 14.071/20, que entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021 já segue regulamentada por meio da Nova Resolução 843/2021 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito e aborda modificações no Código de Trânsito Brasileiro, dentre elas, a mudança em relação à validade do exame toxicológico, por meio do toxicológico periódico. 

A Nova Lei do Toxicológico pontua que o exame toxicológico para motoristas deve ser realizado a cada 2 anos e meio (ou seja, 30 meses). 

A mudança na Lei do Exame Toxicológico é reflexo do bom resultado de anos de trabalho constante do CONTRAN e dos órgão federais responsáveis em busca do aumento de segurança nas estradas brasileiras. 

A Nova Regulamentação do CONTRAN 843/2021, prevê ainda punição aos motoristas que descumprirem as mudanças determinadas pela Nova Lei do Exame Toxicológico. 

Existem duas situações em que os motoristas infratores podem ser flagrados: 

1. – Se for flagrado dirigindo sem ter realizado o exame da Nova Lei do Toxicológico Periódico após 30 dias do prazo estabelecido, o motorista será penalizado com uma infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH, (segundo art. 165-B). 

Além da pontuação, o condutor estará sujeito à sofrer a suspensão do seu direito de dirigir por 3 meses (o retorno do direito de dirigir é condicionado a realização de novo exame, previsto na Lei 14.071/20, com resultado negativo) e pagamento de multa no valor de R$1.467,35 (valor atual de 2021, sujeito à alteração), conforme descrito na Resolução 843/2021 do CONTRAN.   

2. – Outra situação em que o condutor que desobedecer à Nova Lei do Toxicológico poderá ser autuado, é no ato da renovação da CNH. 

Caso o motorista não tenha como comprovar a realização de qualquer um dos exames periódicos previstos pela Nova Lei do Toxicológico, será caracterizada como infração gravíssima, gerando 7 pontos na carteira, (segundo art. 165-B). 

Novamente, a Resolução 843/2021 do CONTRAN, prevê a suspensão do direito de dirigir por 3 meses (o retorno do direito de dirigir será condicionado a realização de novo exame com resultado negativo) e pagamento de multa no valor de R$1.467,35 (valor atual de 2021, sujeito à alteração), para cada um dos exames toxicológicos não realizados. 

Quem está sujeito às Mudanças na Lei do Exame Toxicológico?

Todos os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E com idade inferior a 70 anos, deverão respeitas as atualizações referentes à regulamentação do Exame Toxicológico, previsto na Lei Federal 14.071/20. 

Condutores acima de 70 anos de idade, até esta versão da Resolução 843/21, deverão realizar o exame toxicológico apenas na renovação da CNH. 

O resultado do Exame Toxicológico previsto na Nova Lei do CTB será enviado para o RENACH?

Sim. Assim como o resultado do Exame Toxicológico de renovação, o Exame da Nova Lei (Toxicológico Periódico) será encaminhado ao RENACH, tão logo o resultado seja emitido. 

Isso permite ao motorista trafegar sem a necessidade de portar o laudo impresso em seu veículo. 

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Faça o Exame Toxicológico em atendimento à Nova Lei com a Toxicologia Pardini

Possuímos parceria para coleta do Exame Toxicológico com mais de 4.500 laboratórios em todo o Brasil, todos conveniados com o DENATRAN. 

Nosso processo acreditado pelo INMETRO atende a todos os requisitos da norma e às exigências da Nova Lei do Exame Toxicológico. 

Contamos com tecnologia de ponta que garantem melhor descontaminação das amostras, não havendo risco de resultados falso-positivo por conta de exposição da amostra com substâncias presentes na superfície do cabelo. 

Conte conosco para ter mais segurança no resultado do seu Exame Toxicologico Periodico. 


Tem outras dúvidas em relação ao Toxicológico Periódico? 
Acesse agora mesmo nosso FAQ pelo link: www.exametoxicologico.com.br/faq/toxicologico-periodico/ e tire suas dúvidas conosco. 
 
Estamos à sua disposição para o que precisar. 

Se preferir, entre em contato em nossa Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone: 3003-1166 (ligação sem DDD de todo o Brasil). 

Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.79 de 5 com base em 9200 avaliações

Ver mais