Exame Toxicológico para o DETRAN Alagoas – AL: Quando Fazer?

Detran alagoas exame toxicológico

O exame toxicológico para o DETRAN-AL deve ser feito quando o condutor for renovar ou alterar a CNH dos tipos C, D e E.  Também é exigido no caso da primeira habilitação nessas categorias.

Para as demais, o exame toxicológico de larga janela de detecção não é exigido pela Lei do Motorista.

Assuntos desta página:

Também é importante que você saiba que o teste de drogas deve ser realizado antes de iniciar os procedimentos para a sua habilitação no DETRAN-AL.

Isso porque o laudo do exame toxicológico para o DETRAN-AL é inserido automaticamente pela Toxicologia Pardini no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), para que você possa dar andamento ao processo de renovação da sua CNH.

Fique atento: o exame toxicológico para o DETRAN-AL somente tem validade se for realizado em laboratório credenciado ao Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), como é o caso da Toxicologia Pardini, líder mundial nessa modalidade de teste.

Outra informação importante é observar a validade do laudo técnico do exame, que é de 90 dias a partir da coleta do material.

O prazo de entrega do laudo do exame toxicológico é de, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG. a partir da chegada da amostra no no laboratório da Toxicologia Pardini.

Devo me Preparar para Fazer o Exame Toxicológico para o DETRAN-AL?

Muitos motoristas têm dúvidas sobre os procedimentos para o teste de drogas. Mas não é preciso se preocupar. O exame toxicológico para o DETRAN-AL não exige qualquer preparação do condutor

No entanto, é necessário fazer algumas observações. Para que a coleta de amostra de cabelo possa ser realizada, os fios devem ter, no mínimo, 3 cm de comprimento.

Isso é necessário para que o laboratório de análise da Toxicologia Pardini detecte se houve ou não o consumo de substâncias psicoativas (lícitas ou ilícitas) em um período de 90 dias que antecede a realização do exame, como estabelece a legislação.

Também é importante destacar que não é realizada a coleta de amostra de cabelo com ‘dreads’, apliques ou alongamento artificial (mega hair).

O motivo é que inviabiliza a análise do material por não ser desembaraçado e, de modo geral, utilizar fios artificiais ou de terceiros.

O cabelo deve ser natural. O fato de ser quimicamente tratado ou tingido não influi no processo de análise da amostra.

Caso o comprimento não atenda ao requisito mínimo de 3 cm, a coleta será feita com pelos do corpo (axilas, braços, pernas ou peito). Nesta modalidade de coleta, a janela de detecção é de aproximadamente 180 dias.

Saiba Como Renovar a sua CNH no DETRAN-AL

CNH Exame Toxicológico

O primeiro passo para renovar a CNH é emitir a guia de recolhimento (DETRAN e Clínica) no site do DETRAN-AL, pessoalmente na sede do órgão ou em qualquer unidade da Ciretran no interior do estado.

Após o pagamento da guia, o condutor deve comparecer ao DETRAN-AL ou unidades de atendimento para realizar a captura de foto, assinatura e biometria, portando os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Identidade Profissional ou Reservista);
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Em seguida, é preciso agendar no site o exame clínico e a avaliação psicológica, cujos locais são indicados na guia de recolhimento.

Lembrando: para renovação da CNH nas categorias C, D e E é preciso realizar o exame toxicológico.

E, finalmente, aguardar o envio da CNH.

Onde Renovar a CNH e Fazer o Exame Toxicológico para o DETRAN-AL

Confira a seguir as unidades das Ciretrans em oito cidades do estado, incluindo a capital, Maceió, e os respectivos laboratórios para fazer o exame toxicológico.

A Toxicologia Pardini conta com diversos endereços de postos de coleta em todo o estado, como:

Maceió (Sede Detran)

10º CIRETRAN – Av. Menino Marcelo, 99 – Cidade Universitária.

Laboratórios para o exame toxicológico em Maceió

Arapiraca

5ª CIRETRAN – R. José Jaílson Nunes, 493 – Santa Edwiges

Laboratório para o exame toxicológico em Arapiraca

União dos Palmares

3ª CIRETRAN – Av. João Lyra Filho, 300, União dos Palmares

Laboratório para o exame toxicológico em União dos Palmares

Penedo

2ª CIRETRAN – Rod. Mário Freire Leahy, s/n – Vitória

Laboratório para o exame toxicológico em Penedo

Santana do Ipanema

4ª CIRETRAN – Av. Nossa Sra. de Fátima, 440 – Monumento Santana do Ipanema

Laboratório para o exame toxicológico em Santana do Ipanema

Como Comprar o Exame Toxicológico para o DETRAN-AL

Na Toxicologia Pardini, você tem diferentes opções para comprar o exame toxicológico para o DETRAN-AL:

  • diretamente no posto de coleta escolhido;
  • pelo televendas da Toxicologia Pardini, bastando ligar para 3003.1166, sem DDD, de qualquer lugar do país;
  • e ainda pelo endereço exametoxicologico.com.br/compre. Se optar por site, ao acessar o link, você já tem todo o caminho para escolher a unidade de coleta e fazer a compra online.

Você ainda pode acompanhar o andamento do seu exame pela nossa página de acompanhamento, via e-mail ou ainda por mensagens de SMS.


Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Ver mais