Saiba como renovar a CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS e fazer o exame toxicológico

detran rs - exame toxicológico

É bom lembrar que o motorista que precisa renovar a carteira de motorista – CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS, também precisa fazer o exame toxicológico.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece prazo máximo de validade da CNH de 5 (cinco) anos para condutores com até 65 anos de idade, e de 3 (três) anos, acima dessa faixa etária.

Quando o prazo para renovação da carteira de motorista expira, o condutor ainda tem 30 dias de tolerância para regularizar a situação e renovar a CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS, sem qualquer penalidade.

No entanto, se for flagrado dirigindo com a carteira vencida fora desse período, estará sujeito à multa, perda de 7 pontos na carteira e apreensão da habilitação.

Portanto, se a sua carteira estiver vencida ou em vias de vencer, você deverá renovar a CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS o quanto antes.

E se sua CNH for das categorias C, D ou E, o exame toxicológico é obrigatório.

Veja quais são os documentos exigidos para Renovar a CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS

  • Carteira de Identidade (original e cópia);
  • CPF (original e cópia) – documento é dispensado se o seu número constar na Carteira de Identidade;
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • CNH vencida ou a vencer (original e cópia) – o documento substitui à Carteira de Identidade, caso contenha fotografia digitalizada.

Passo a passo para a Renovação da CNH no DETRAN – RS

  • Dirija –se ao CFC – Centro de Formação de Condutores ou no posto avançado do DETRAN do Rio Grande do Sul -RS de sua escolha com os documentos exigidos;
  • Solicite no CFC a guia GAD-E das taxas, que podem ser pagas em qualquer um dos bancos conveniados (Banrisul, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco ou Sicredi);
  • Se você é habilitado na categoria C,D ou E, deverá realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pelo DENATRAN;
  • Faça o exame médico (aptidão física e mental) no CFC ou no posto avançado;
  • Caso exerça ou pretenda realizar atividade remunerada ao volante, é preciso fazer também o exame psicológico;
  • Você também precisa fazer o curso do teórico-técnico do DETRAN do Rio Grande do Sul -RS, caso não tenha assistido às aulas anteriormente, ou prestar o exame que pode ser feito no CFC ou no posto avançado.
  • Cumpridas todas as etapas, o prazo para entrega da nova CNH é de cinco dias úteis.

Confira também o valor da renovação CNH e outras informações no site oficial do DETRAN do Rio Grande do Sul – RS

O exame toxicológico é simples e rápido

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

É muito comum que surjam dúvidas sobre o exame toxicológico de larga janela de detecção na hora de renovar a CNH e principalmente quando o motorista pretende alterar ou incluir nova categoria.

A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber para realizar o exame toxicológico e regularizar a sua CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS

O teste toxicológico é obrigatório em todo o País desde 2 de março de 2016 para condutores das categorias C, D e E, em obediência à Lei Federal 13.103, também conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista.

O exame toxicológico só é considerado válido quando realizado em laboratórios credenciados pelo DENATRAN, como é o caso da Toxicologia Pardini, sendo o primeiro laboratório credenciado deste setor.

O teste antidrogas é chamado de ‘larga janela’ porque detecta se o motorista fez uso de drogas ilícitas em um período de 90 dias antes da realização do exame.

O objetivo é preservar a segurança dos motoristas nas estradas e rodovias.

Como é feito o exame toxicológico?

como fazer o exame toxicologico

O procedimento é simples, não exige nenhuma preparação e é feito a partir a coleta de uma pequena amostra de cabelo ou pelos do corpo (braços, axilas, pernas e peito).

Lembrando que, o uso de gel, shampoo, tinturas, cremes corporais e produtos similares não influenciam o resultado de exame.

A alta tecnologia de análise da Toxicologia Pardini permite que profissionais treinados possam coletar a menor quantidade de cabelo ou pelos, não afetando a parte estética do motorista, diferente dos outros laboratórios que precisam coletar muito mais.

Além disso, as amostras são acondicionadas em kits apropriados e enviadas para análise na Toxicologia Pardini, que utiliza um processo de descontaminação do material para evitar resultado falso-positivo.

Em outras palavras, o material coletado passa por um processo de lavagem, eliminando as chances de algum tipo de contaminação externa, garantindo um resultado seguro.

Confira o passo a passo de Como é Feito o Exame Toxicológico

Onde fazer o exame toxicológico para Renovar a CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS na Toxicologia Pardini?

Detran rs

A Toxicologia Pardini mantém a maior rede de postos de coleta do país.

No Rio Grande do Sul temos diversas unidades próximas à sua disposição entre os mais de 4.500 laboratórios credenciados em todo o território nacional.

Portanto, o primeiro passo para encontrar onde fazer o exame toxicológico é buscar o posto de coleta mais próximo da sua localidade.

Para isso, acesse a Página de sua Cidade e veja a relação completa dos laboratórios de coleta de exame toxicológico das cidades do Rio Grande do Sul.

Além disso, para facilitar, a Toxicologia Pardini disponibiliza duas outras modalidades para compra do exame, além do site:

  • Pelo televendas, ligando para 3003-5411, sem DDD de qualquer lugar do Brasil;
  • Direto no laboratório da sua escolha, com a possibilidade de pesquisar o melhor preço entre as opções oferecidas.

As formas de pagamento também são flexíveis: boleto ou cartão de crédito em 6x sem juros.

E mais: você pode acompanhar o andamento do seu exame online, por e-mail e por SMS.

O prazo de entrega é de, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG. após a chegada do material coletado no laboratório da Toxicologia Pardini.

Quando o resultado estiver concluído, a Toxicologia Pardini insere o laudo do seu exame toxicológico direto no sistema do RENACH. Depois é só dar continuidade aos demais procedimentos exigidos para renovar a CNH no DETRAN Rio Grande do Sul – RS

Confira abaixo alguns postos para renovar a sua CNH no DETRAN de Rio Grande do Sul – Rs:

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Caso você queira saber outras informações sobre o exame toxicológico, como:

Entre outros, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais perguntas!

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.78 de 5 com base em 10749 avaliações

Ver mais