DETRAN-RJ: Tire suas dúvidas sobre o exame toxicológico

Logo Detran RJ

Antes de 2 de março de 2016, os procedimentos para a renovação da CNH no DETRAN-RJ eram os mesmos para todas as categorias de habilitação.

A partir dessa data, o órgão passou a cumprir a Resolução 425 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito), respaldada na Lei Federal 13.103, que torna obrigatório o exame toxicológico de larga janela de detecção na renovação da CNH C, D e E, como também para condutores que queiram se habilitar em uma dessas categorias em todo o território nacional.

Vale ainda destacar que, desde o dia 12 de abril de 2021, o exame toxicológico também passou a ser obrigatório a cada 2 anos e 6 meses, de acordo com a Lei Federal nº 14.071/20

O exame só pode ser realizado em laboratórios credenciados no DENATRAN, a exemplo da Toxicologia Pardini, com mais de 20 anos de experiência no mercado.

Na Toxicologia Pardini, você verá que a realização do teste antidrogas é simples, rápida e sem qualquer burocracia.

Antes, no entanto, vamos esclarecer algumas dúvidas importantes sobre o exame toxicológico e como ele é feito pelos profissionais especializados da Toxicologia Pardini.

Para que serve o exame toxicológico de larga janela de detecção?

caminhão estrada exame toxicologico detran rj

Também conhecido como teste antidrogas, o exame toxicológico é exigido pelo DETRAN-RJ na renovação da CNH, para avaliar se o motorista fez o uso das chamadas ‘substâncias psicoativas’, nos últimos 90 dias antes do procedimento. Em função desse período, é chamado de larga janela de detecção.

O principal objetivo da medida é reduzir as altas taxas de acidentes nas estradas e rodovias do país, e melhorar as condições de trabalho dos motoristas, principalmente os caminhoneiros que, muitas vezes, recorrem a substâncias ilícitas para enfrentar as longas jornadas. Por isso, a Lei 13.103 também é conhecida como Lei do Caminhoneiro.

Estudos mostram que, embora os caminhões representem apenas 4% da frota nacional de veículos, a categoria está envolvida em mais de 40% das mortes no trânsito. No caso dos ônibus, a modalidade equivale a cerca de 1% da frota, mas responde por quase 10% das ocorrências fatais.

Como é feito o exame toxicológico na Toxicologia Pardini?

como fazer o exame toxicologico

Na Toxicologia Pardini, o exame toxicológico de larga janela de detecção é feito a partir da coleta de pequena amostra de cabelo – o mais rente possível do couro cabeludo para não afetar a aparência do candidato – ou de pelos do corpo (braços, pernas, peito ou axilas). O procedimento não exige qualquer preparação, e não é preciso estar em jejum para realizar a coleta.

Veja mais detalhadamente em: Passo a Passo – Como é feito o exame toxicológico?

Lembrando que, a amostra é acondicionada em kit apropriado para garantir a total integridade do material coletado, que é enviado para análise no laboratório da Toxicologia Pardini.

Quais são as drogas detectadas no exame toxicológico?

drogas-analisadas-exame-toxicológico

Depois que o kit com o material coletado chega ao laboratório de análise, é realizado o exame para identificar se houve ou não o consumo de drogas.

Necessário destacar que, o exame toxicológico não avalia o consumo de substâncias como: energéticos, álcool, anabolizantes, antidepressivos, calmantes, entre outros similares.

A listagem das drogas consideradas ilícitas, de acordo com a legislação, inclui:

  • Maconha e derivados;
  • Cocaína e derivados (crack, merla e outros);
  • Metanfetaminas (speed, ice e outros);
  • Ecstasy (MDMA e MDA);
  • Opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros)
  • Rebite (também conhecido como Nobésio)
  • Entre outros

Confira a lista completa em: Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?

atenção - triângulo amarelo

Atenção: No caso do laudo apontar positivo devido ao uso de algum medicamento prescrito (controlado), o condutor deverá apresentar a receita médica ao perito do Detran-RJ quando for efetuar a renovação da CNH.

Onde fazer o Exame Toxicológico para o Detran-RJ?

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Na Toxicologia Pardini, é muito fácil encontrar o posto de coleta mais próximo do seu endereço para realizar o exame toxicológico.

No Rio de Janeiro a Toxicologia Pardini conta com diversas unidades entre as mais de 4.500 opções oferecidas pela rede parceira em todo o País.

Confira a lista completa das cidades que dispõe de Laboratórios de coleta do estado do Rio de Janeiro.

Veja também a seguir os postos de coleta do exame toxicológico na capital Fluminense e nas principais cidades do estado.

Como fazer o Exame Toxicológico para o DETRAN-RJ?

Exame toxicológico de larga janela de detecção

Os preços dos exames toxicológicos para renovação da CNH podem variar de um laboratório para outro. Portanto, na Consulta ao nosso site, você poderá avaliar, não apenas o local da sua conveniência, como também o melhor preço.

Após escolher o ponto de coleta, compre o exame toxicológico para renovar a sua CNH.

Aqui na Toxicologia Pardini é bem simples realizar essa operação, tendo 3 opções de compra:

Logo após a compra, compareça ao posto de coleta para realizar o teste antidrogas.

Não se esqueça de levar o documento original de identificação com foto para apresentar no laboratório de coleta. O procedimento dura em torno de 10 minutos.

Formas de acompanhamento e Prazo

Você pode acompanhar o andamento do seu exame toxicológico em tempo real pela nossa Página de acompanhamento, ou por mensagens de SMS e E-mail.

Válido destacar que, o resultado do exame ficará pronto, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..

Quando o laudo estiver pronto, a Toxicologia Pardini fará a inserção do documento no RENACH para que você possa dar andamento à renovação da CNH no DETRAN-RJ.

ATENÇÃO: O DENATRAN, através da deliberação do CONTRAN nº 222 de 27 de abril de 2021, estabeleceu prazos limites para os motoristas C, D e E regularizarem o exame toxicológico periódico.

Para saber mais informações, acesse o nosso artigo: Novas Regras CONTRAN e DENATRAN

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Pronto, viu como é simples, rápido e sem burocracia?

Agora que você já sabe as principais informações sobre o exame toxicológico para o Detran RJ, confira também outras dúvidas frequentes, como:

  • Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
  • Quanto tempo após o consumo a droga é detectada pelo exame toxicológico?
  • Remédio prescrito pode reprovar no exame toxicológico?

Entre outros, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais perguntas!

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.78 de 5 com base em 10749 avaliações

Ver mais