Recomendação exame toxicológico

Não há nenhuma exigência para realizar o exame toxicológico, pois este procedimento não requer nenhum tipo de preparo especial.

No entanto, é necessário ficar atento a simples detalhes que poderão fazer a diferença na hora de realizar a coleta da amostra de cabelo ou pelos do corpo.

Além disso, vale destacar que, para fazer o exame toxicológico não precisa estar em Jejum.

Confira já as nossas recomendações abaixo para se manter informado sobre o exame toxicológico!

Recomendação para coleta de cabelos

Como funciona o exame toxicológico - tamanho 480px

Apesar de não haver nenhum exigência para o exame toxicológico, em si, não sendo necessário preparo prévio do doador, há a recomendação referente ao comprimento do cabelo.

Para a realização do exame toxicológico, o comprimento mínimo do cabelo deve ser de 3 cm para que a análise toxicológica detecte o consumo de substâncias psicoativas dentro de um período médio de 90 dias que antecedem a coleta.

É importante salientar que, os cabelos utilizados para análise devem ser naturais, ou seja, não é possível analisar cabelos com apliques ou dread.

Cabelos quimicamente tratados ou tingidos podem passar normalmente pelo processo de análise, visto que, o exame ocorre na parte interna do fio.

Recomendação para coleta de pelos

recomendações coleta de pelos exame toxicológico

Caso o cabelo não tenha no mínimo 3 cm de comprimento, será solicitado amostras de pelos do corpo, como axila, pernas, braços ou do peito.

Dessa maneira, não é recomendado a depilação dos pelos corporais no período de 3 meses antes da realização do exame toxicológico, pois a ausência de pelos implicará na recusa do recebimento da coleta pelo laboratório.

É importante destacar também que, o uso de desodorantes ou cremes corporais não influenciam no resultado do exame toxicológico.

A janela de detecção de drogas para amostras de pelo sempre será de 180 dias, não podendo ser analisado em um período menor.

Para mais detalhes sobre essa diferença de tempo entre cabelos e pelos, acesse: Qual é o tempo de detecção de drogas no exame toxicológico.

Por fim, recomenda-se que o doador vista-se com roupas confortáveis, para facilitar a coleta de pelos do corpo, caso seja necessário.

Como fazer o exame toxicológico

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Realizar o teste de drogas é fácil, rápido e indolor, não sendo necessário fazer nenhum agendamento prévio.

Na Toxicologia Pardini, por exemplo, você poderá encontrar mais de 4.500 clínicas de coleta espalhados por todo o Brasil, e comprar o teste diretamente em nosso site.

Além disso, a Toxicologia Pardini é credenciada pelo Denatran, proporcionando dessa maneira uma análise segura, evitando resultados “falsos-positivos”

Para fazer o exame toxicológico, você precisará apenas comparecer no local desejado, realizar o pagamento (caso queira pagar diretamente no laboratório) e um profissional qualificado irá coletar amostras de seu cabelo ou de pelos do corpo.

Para conferir detalhadamente como fazer o exame, confira o nosso Passo a Passo para fazer o Exame Toxicológico.

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Lembre-se, não é possível burlar o exame toxicológico, visto que não há nenhum método ou medidas para alterar o resultado do exame, como por exemplo, ingerir muito líquido, shampoo de limpeza profunda, entre outros.

O recomendado, visando a sua saúde, é sempre manter uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e horas suficientes para descanso.

Caso tenha alguma outra dúvida ou queira saber mais informações sobre o exame toxicológico, como:

  • Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
  • Drogas pesquisadas no exame toxicológico
  • Prazo de emissão do resultado do exame

Entre outros, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais dúvidas.


E se você tiver alguma dúvida ou precisar de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini!

Entre em contato pelos canais abaixo:

Exametoxicologico.com.br é classificado em 4.76 de 5 com base em 6426 avaliações