Saiba quando fazer o Toxicológico Periódico

Saiba quando fazer o Toxicológico Periódico

Informe a data de emissão da CNH e saiba quando fazer o seu exame toxicológico periódico.

Campo obrigatório Data inválida
Campo obrigatório Data inválida

Onde encontro a data de emissão da minha CNH?

O que é Toxicológico Periódico

Em vigor desde o dia 12 de abril de 2021, a Lei Federal nº 14.071/20 – popularmente conhecida como nova lei de trânsito – modificou diversos pontos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando atualizar as regras já ultrapassadas, com o propósito de mantê-las coerentes às novas tecnologias e a realidade moderna dos cidadãos brasileiros.

Com isso, dentro das principais alterações determinadas pela nova lei, está a obrigatoriedade dos motoristas habilitados nas CNH C, D ou E, com idade inferior a 70 anos, realizarem o Exame Toxicológico Periódico (a cada 2 anos e 6 meses).

Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 843 de 9 de abril de 2021, a não realização do Toxicológico Periódico, poderá ocasionar as seguintes penalidades prevista em lei;

Infração Gravíssima (7 pontos na CNH);
Multa multiplicada 5 vezes (R$ 1.467,35 em valor atual de 2021);
Suspensão do direito de dirigir por 3 meses, condicionado o levantamento da suspensão à inclusão no Renach de resultado negativo em novo exame toxicológico periódico.

Saiba mais informações sobre o Toxicológico Periódico

Quando o motorista precisará realizar o exame toxicológico periódico?

De acordo com a nova lei federal de trânsito – 14.071/20, a realização do exame toxicológico periódico para motoristas com idade inferior a 70 anos, deverá ser feita a partir da data de coleta do último exame de modalidade CNH (emissão ou renovação).

Para os condutores acima de 70 anos, o exame poderá ser realizado no momento da renovação da CNH.

Dessa maneira, levando em consideração a ampliação do aumento da validade da CNH devido a nova lei, o exame toxicológico periódico deverá ser realizado nas seguintes condições;

  • Motoristas com idade inferior a 50 anos de categorias C, D e E, precisarão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Porém, dentre esse período, será necessário realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção a cada 2 anos e 6 meses.
  • Para os motoristas com idade igual ou superior a 50 e inferior a 70 anos, a renovação da CNH ocorrerá a cada 5 anos. Contudo, o exame toxicológico também é necessário a cada 2 anos e 6 meses.
  • Por fim, os condutores com 70 anos ou mais deverão renovar a CNH a cada 3 anos. Para estes condutores, o exame toxicológico poderá ser realizado no momento da renovação. 

Para saber exatamente as datas que você precisará realizar o exame toxicológico, acesse a nossa calculadora no início da página!

Faça já o seu Toxicológico Periódico na Toxicologia Pardini!

O Toxicológico Periódico de 2 anos e 6 meses poderá ser feito em um dos mais de 4.500 postos de coleta conveniados à Toxicologia Pardini, em todo o Brasil. 

Na Toxicologia Pardini, laboratório líder no segmento e mais bem avaliado entre os motoristas, é simples e rápido fazer o seu Toxicológico Periódico, pois este é um procedimento realizado por profissionais especializados.

Nossa metodologia permite coletar cabelos ou pêlos em quantidade MÍNIMA, não afetando a estética do doador. Além disso, com a nossa tecnologia de descontaminação, é possível evitar qualquer risco de que o resultado do toxicológico apresente positivo por influência da presença de substâncias depositadas na superfície das amostras.

Vale ainda destacar que, todos os nossos laboratórios são credenciados pelo DENATRAN, oferecendo assim maior segurança e autenticidade dos resultados.

Para buscar um laboratório para realizar a coleta de cabelos ou pelos, acesse a nossa página Encontre um Laboratório e permita o site saber a sua localização, para que dessa maneira seja possível mostrar todos os laboratórios próximos a você!

Caso prefira, você também poderá realizar essa busca manualmente, selecionando o estado e a cidade desejada, para assim aparecer a lista dos laboratórios.

Não perca mais tempo, regularize já o seu Exame Toxicológico Periódico em um de nossos laboratórios conveniados!

Tem outras dúvidas em relação ao Toxicológico Periódico?

Acesse a nossa página de Perguntas Frequentes, pelo link: www.exametoxicologico.com.br/faq/toxicologico-periodico/ e tire já suas dúvidas conosco.

Estamos à sua disposição para o que precisar. 

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
email@toxicologiapardini.com.br
(11) 9 9987-4780
Toxicologia Pardini