Tabela do exame toxicológico – Confira os prazos segundo CONTRAN

tabela do exame toxicológico

Após a publicação no Diário Oficial da União em 26/01, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou a prorrogação e o escalonamento do prazo para a realização do exame toxicológico periódico, ocasionando na criação da tabela do exame toxicológico.

A tabela do exame toxicológico prevista na deliberação do CONTRAN, se trata do faseamento da regulamentação do Toxicológico Periódico, que tem como objetivo oferecer um prazo razoável para os motoristas realizarem o exame e não serem multados.

Anteriormente, o prazo expirava em 28 de janeiro de 2024. No entanto, com a nova determinação, os condutores das categorias C, D e E terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame se a validade da CNH estiver entre Janeiro e Junho. Já os condutores com validade da CNH entre Julho e Dezembro terão até 30 de abril de 2024 para cumprir com a obrigação.

Confira abaixo a tabela do exame toxicológico:

Tabela do exame toxicológico – CONTRAN

De acordo com a deliberação do CONTRAN nº 272 de 25 de Janeiro de 2024, os prazos limites para a realização do Toxicológico Periódico passará a ser de acordo com a validade do CNH. 

Veja a tabela do exame toxicológico:

Validade da CNHPrazo limite para a realização do exame toxicológico periódicoJá pode receber a penalidade?
Janeiro a Junho Até 31 de Março de 2024Não
Julho a Dezembro Até 30 de Abril de 2024Não
Tabela do exame toxicológico – Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério dos Transportes, foi informado que:

“Um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra que, em todo o Brasil, 1.497.589 condutores das categorias C, D e E poderão ser multados a partir de 28 de janeiro. Os dados foram extraídos em 3 de janeiro de 2024 e referem-se àqueles que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.“

Tal número representa cerca de 10% dos aproximadamente 11,4 milhões de condutores habilitados nessas categorias, indicando que 1 em cada 10 motoristas cumpriu com a obrigação de realizar o exame no prazo, até o presente momento.

exame toxicológico multa - prazo prorrogado

Vale destacar que, na Toxicologia Pardini, o prazo para o laboratório emitir o laudo do exame toxicológico é de 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..

Confira também as penalidades para quem não realizar o Exame Toxicológico Periódico

Evite multas – Faça o seu toxicológico periódico na Toxicologia Pardini 

Agora que você já verificou a tabela do exame toxicológico e sabe quando realizar o periódico, evite ser multado, regularize o seu exame na Toxicologia Pardini – Empresa líder no segmento!

Possuímos mais de 4.500 postos de coleta conveniados à Toxicologia Pardini em todo o Brasil. Todos os nossos laboratórios são Credenciados pelo DENATRAN, proporcionando maior autenticidade e segurança nos resultados. 

Para encontrar um laboratório para realizar a coleta de cabelos ou pelos do corpo, acesse a nossa página Encontre um Laboratório e permita o site saber a sua localização, para que dessa maneira seja possível mostrar todos os laboratórios próximos a você! 

A Toxicologia Pardini é o laboratório de apoio toxicológico mais bem avaliado pelos motoristas. Faça uma busca no Google e confira!

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.79 de 5 com base em 9884 avaliações