teste pcr covid - toxicologia pardini

Recomendação

O Teste Covid PCR, também conhecido como Teste Molecular RT PCR ou Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase, é recomendado para pessoas que começarem a apresentar os sintomas iniciais do Vírus Sars-Cov-2, responsável pela doença Covid-19.

Vale destacar que o Teste PCR também é indicado para:

  • Pacientes Sintomáticos na fase aguda
  • Pessoas com até 14º dia de sintomas (tendo uma maior taxa de confiabilidade entre o 3º ao 5º dia)
  • Avaliação de Retorno ao Trabalho de Profissionais da Saúde
teste covid pcr

O que é RT PCR

O RT PCR consiste em um método laboratorial de biologia molecular, que utiliza a enzima transcriptase reversa, para que dessa forma, seja possível transformar o RNA do vírus em DNA complementar (cDNA), sendo usada principalmente para medir a quantidade de um RNA específico.

Além disso, o método de RT PCR pode ser empregado em diversas áreas da pesquisa e do diagnóstico como detecção de diversos vírus. O RT PCR atualmente também está em avaliação para uso para análise do perfil genético de tumores.

Em virtude da sua baixa taxa de resultados falsos-positivos, isto é, de apresentar erros na análise, o Teste Covid PCR é comumente considerado o padrão ouro para realizar o diagnóstico da Covid 19, cuja a detecção do RNA do vírus Sars-Cov-2 é feita preferencialmente em amostras de nasofaringe.

como é feito o teste covid pcr

Como é feito o Teste Covid PCR

Para realizar o Teste PCR, é necessário primeiro obter amostras de secreções respiratórias, isto é, coletar o material genético do vírus presente nestas secreções.

Dessa forma, a coleta deverá ser realizada na região do nariz (nasofaringe) ou da garganta (orofaringe), com uma “Swab”, que é especificamente um cotonete comprido, que permite atingir o fundo da cavidade nasal ou da garganta. Lembrando que o Teste Covid PCR é indolor.

De acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o procedimento de coleta das amostras deve ser realizado por profissionais capacitados, obedecendo à conduta de manuseio e transporte.

Além disso, também vale mencionar que o Teste PCR para diagnosticar o coronavírus é recomendado até o 14º dia de sintomas. Acima desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Dessa maneira, o RT PCR é mais eficaz preferencialmente entre o 3º ao 5º dia.

Para realizar o diagnóstico da Covid 19 acima do 14º dia, é recomendado realizar o Teste Sorológico, visto que a quantidade de vírus diminui progressivamente, enquanto o nosso corpo produz anticorpos contra o vírus, principalmente das classes IgG e IgM.

Saiba mais sobre o Teste Sorológico – IgG

teste covid pcr falso-negativo falso-positivo rt pcr

Resultados falso-positivo ou falso-negativo do Teste Covid PCR

Geralmente os resultados falso-positivo ou falso-negativo podem aparecer no Teste Covid PCR por diversos motivos, como por exemplo:

  • Quando o resultado do teste apresenta dificuldades para avaliar e determinar em definitivo o exame, visto que o resultado não são claros.
  • Quando o exame não é feito de maneira correta,
  • Ou quando o período de coleta seja realizado fora da janela de detecção recomendada para a correta identificação.

O resultado falso-negativo ocorre quando o Teste PCR deveria ser positivo, visto que o indivíduo está infectado com a Covid-19, mas o resultado é negativo. 

No caso do resultado falso-positivo é ao contrário, dado que é quando o Teste Covid PCR deveria ser negativo, porque o indivíduo não possui o vírus, mas o resultado apresenta como positivo.

Por essa razão, os resultados dos Testes PCR devem ser sempre avaliados e analisados por um profissional de saúde, para que dessa maneira seja possível solicitar a repetição ou a realização de outros exames, para diagnosticar e comprovar em definitivo se determinada pessoa possui ou não a Covid 19.

Toxicologia Pardini Forense Ocupacional

Onde realizar o Teste Covid PCR para Empresas?

O Teste Covid PCR para empresas poderá ser realizado pelo Grupo Hermes Pardini, através do nosso site abaixo:

Solicitar Teste Covid PCR para Empresas

A Toxicologia Pardini, em parceria com o Grupo Hermes Pardini, desenvolveu um portal para auxiliar as empresas durante a COVID 19, com as melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID 19, oferecendo desde Testes Covid à modelos customizados de gestão para gerenciamento de crise.

Acesse nosso portal e solicite o Teste Covid PCR

No site, você também poderá entrar em Contato via Chat, onde um de nossos atendentes estará a disposição para te atender, ou caso prefira, entrar em contato via Telefone.

Vale mencionar que, caso você preencha o formulário em nossa página, a nossa equipe comercial entrará em contato para entender a necessidade da sua empresa, informar o preço personalizado do Teste Covid PCR, além de também comunicar a forma de operacionalização de coleta para realização dos exames.

O Grupo Pardini é o maior laboratório de apoio à análises clínicas no país. Contamos uma rede de coleta com mais de 10.000 laboratórios em todo o Brasil e estamos prontos para atender sua empresa, onde ela estiver.

INFORMAÇÕES COVID-19

Saiba as últimas notícias do COVID-19 no Brasil.
Informações atualizadas a todo o momento.