Detran SP – Saiba tudo sobre o Exame Toxicológico CNH em São Paulo

alt="Exame-toxicologico-motorista-caminhão" />Desde o início de 2016 a realização do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E tornou-se obrigatória em vários estados brasileiros, inclusive em São Paulo. A legislação prevê que os motoristas que desejam obter ou renovar a habilitação nessas categorias e também motoristas em regime de CLT nas suas contratações ou desligamentos façam a análise em um laboratório credenciado pelo DETRAN.

Se você é motorista e se enquadra em uma dessas categorias de habilitação, conheça como são os procedimentos do exame toxicológico no DETRAN de SP e tire as suas dúvidas sobre a análise do exame toxicológico.

 

Passo a passo do exame toxicológico no DETRAN de SP

exame-toxicologico-detran-sp
exame toxicológico detran sp

Motorista, no site do DETRAN de SP você encontra os laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para fazer o exame toxicológico no estado de SP, entre eles o laboratório Psychemedics Brasil Exames Toxicológicos, referência e pioneiro no setor.

Para renovação, emissão ou alteração de categoria de CNH C, D ou E, o primeiro passo é encontrar uma unidade de coleta parceira da Psychemedics de sua preferência, temos uma próxima ao seu endereço, entre as 568 no estado de São Paulo e 4.500 em todo o Brasil.

Você pode comprar o exame por telefone ligando sem DDD para 3003-5411, diretamente em um laboratório parceiro ou on-line no próprio site www.exametoxicologico.com.br/compre/ e aproveitar condições especiais.

Na unidade de coleta, um profissional treinado e qualificado pela PSYCHEMEDICS Brasil, coletará uma pequena amostra do seu cabelo ou pelo e enviará para analise.

prazo-entrega-sms-exame-toxicologicoO resultado do exame, sendo negativo, estará disponível em média 4 dias após a chegada da amostra na Psychemedics Brasil na capital de São Paulo. Cada etapa do seu exame toxicológico será informado por SMS em seu telefone de cadastro e, se preferir, poderá acompanhar seu exame em tempo real através do site ou pelo telefone.

Assim que o resultado estiver pronto, sendo negativo, será enviado o número do laudo ao sistema do RENACH, liberando o DENATRAN e você poderá dar andamento aos outros trâmites exigidos pelo DETRAN de SP.

A validade do exame toxicológico é de 60 dias a partir da data da coleta. Esteja atento para não perder o prazo estipulado pelo DETRAN para renovar, emitir ou alterar a categoria de sua CNH C, D ou E.

A Psychemedics Brasil Exames Toxicológicos envia o resultado e o comprovante de conclusão do processo do exame pra você via e-mail.

Como é feito o exame toxicológico de larga janela de detecção em SP

Para conseguir detectar substância psicoativas que foram consumidas nos últimos 90, a exigência é que se faça o exame toxicológico de larga janela de detecção, pois só eles conseguem identificar as drogas que comprometem a capacidade de direção do motorista.

O exame toxicológico não exige nenhuma preparação prévia e é feito a partir de amostras do cabelo, pelos ou unhas em casos específicos de doenças. O uso de tinturas, shampoo, gel e outros cosméticos não influenciam no resultado. Na Psychemedics Brasil as amostras para analise passam por um processo de lavagem e descontaminação, não correndo o risco de ter resultados falso positivos.

Vale lembrar que a Psychemedics é o laboratório que necessita de menos quantidade de amostras (cabelo ou pelo) nas coletas para analise entre todos concorrentes do setor.

A análise de drogas tem como principal objetivo zelar pela segurança dos condutores nas rodovias, evitando que motoristas utilizem substâncias psicoativas nas estradas, onde muitas vezes usam para resistir a longa jornada de trabalho ou trajetos das viagens aumentando o risco de acidentes graves e fatais para todos.

exame-toxicologico-coleta-cabelo
exame toxicológico coleta cabelo

Viu só?! Os procedimentos do exame toxicológico no DETRAN de SP são simples e você pode realizá-lo com facilidade. Se ficou com alguma dúvida sobre o exame toxicológico entre em contato com a Psychemedics Brasil Exames Toxicológicos através:

 

psychemedics-logo-exame-toxicologico
psychemedics
Assunto
Nome do Artigo
Exame Toxicológico DETRAN de SP
Descrição
Detran SP – Saiba tudo sobre o Exame Toxicológico CNH em São Paulo
Autor
Nome do Publicador
Psychemedics Brasil Exames Toxicoloógicos
Foto do Publicador

9 respostas para “Detran SP – Saiba tudo sobre o Exame Toxicológico CNH em São Paulo”

  1. Tenho uma CNH A/C mas não exerço função remunerada. Preciso msm assim fazer esse exame? Não trabalho como motorista, uso o meu carro apenas para lazer...

  2. Quando a pessoa não tem cabelos e pelos o suficiente para a realização do exame.o que deve fazer?. A pessoa do laboratório mim recomendo a procurar um clinico geral, para pedir um laudo, atestando à deficiência de pêlos, para que eu pudesse fazer o exame, apartir da amostra das unhas, mais eu não consegui o tal laudo, e agora o que devo fazer?.

    • Bom dia, Prezado Sr. Francisco.

      Coletas de unhas se dá exclusivamente para doadores que não possuem pelos devido a genética - doenças ou em tratamento de alguma.
      Se não for o caso do doador (a) o (a) mesmo (a) deve ser instruído(a), a voltar em outra oportunidade, tendo cabelos de no mínimo 4,0 cm ou pelos em quantidade suficiente para coleta.​

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

  3. Faltou mencionar a quantidade de pêlos, qual procedimento adotado nas unhas, e ou tamanho dos fios do cabelo....

    Devido trabalho corto cabelo a cada 15 dias, pêlos digamos não sou um cobertor, as unhas são raspadas de todos os dedos do pé e das mãos.

    • Bom dia, Prezado Sr. Marcos

      Para realizar o exame poderá coletar cabelo, barba e bigode de no mínimo 4 centímetros, para uma janela de detecção de aproximadamente 90 dias.
      Coletas de pelos a quantidade minima é de meia bola de algodão, lembrando que caso a quantidade de pelos em umas das regiões do corpo podem ser usados (coletado) para compor uma única amostra, para uma janela de detecção de 180 dias aproximadamente.
      Esclarecemos que caso seja colhido pelos pubianos não pode ser misturado com outros pelos de pernas, braços, tórax, axilas e pelos pubiano, e cabelos somente com cabelos.

      Coletas de unhas, só podem ser realizadas em pacientes que não possuam pelos por condições genéticas, doença ou em tratamento médico, para uma janela de detecção de 180 dias aproximadamente.

      Ficamos á disposição.
      Atenciosamente,
      Psychemedics Exames Toxicológicos
      http://www.exametoxicologico.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *