Notas & Notícias

O que é preciso para se tornar um motorista de caminhão

Para se tornar um motorista de caminhão existem alguns requisitos que devem se atendidos. Antes de entrar na profissão é necessário ser habilitado em uma categoria específica na CNH, conhecer as leis de trânsito e as recomendações em relação à capacitações.

Se você quer seguir essa profissão, precisa saber o que é preciso para se tornar um motorista de caminhão. Confira!

Conquiste a categoria necessária para ser um motorista de caminhão

O primeiro passo para se tornar um motorista de caminhão é ter a categoria adequada em sua Carteira Nacional de Habilitação. Elas são C, D e E e cada uma corresponde ao modelo e finalidade do caminhão que vai utilizar.

Para conquistar a categoria C, precisa estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria B. Para a D, é preciso ter habilitação na categoria B há pelo menos dois anos, e na categoria C há um ano, além de ser maior de 21 anos. Se quiser a categoria E, precisa estar habilitado há um ano na categoria C ou há um ano na D e ter completado 21 anos.

Se quando for tirar a E, já tiver habilitado na categoria D, então não será necessário esperar por nada. Basta dar continuidade para solicitar a categoria E em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Segundo as normas do Detran, a categoria C é para veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total seja maior que 3500 quilos. Já a D é para veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda oito lugares, mais o motorista. A E é para a combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada, tenha 6000 quilos ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares.

O que mais preciso para ser um motorista de caminhão

Assim como em qualquer categoria da CNH, você precisa realizar os exames médicos e psicotécnicos. Porém, uma exigência exclusiva para motoristas de caminhão é fazer o exame toxicológico, que detecta se o condutor fez uso de drogas ilícitas nos últimos 90 a 180 dias, por meio de amostras de cabelo, pelos ou unhas.

Agora que você já sabe o que é preciso para se tornar um motorista de caminhão, dê entrada hoje mesmo na habilitação de sua CNH. Conte com a Psychemedics para fazer o seu exame toxicológico, o laboratório líder do segmento no mundo e que é credenciado pelo DENATRAN.