Notas & Notícias

Saiba os Procedimentos do Exame Toxicológico no DETRAN de SP

Desde o início de 2016 a realização do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E tornou-se obrigatória em vários estados brasileiros, inclusive em São Paulo. A legislação prevê que os condutores que desejam obter ou renovar a habilitação nessas categorias e que serão admitidos ou desligados de uma transportadora façam a análise em um laboratório credenciado.

Se você é motorista e se enquadra em uma dessas categorias de habilitação, conheça como são os procedimentos do exame toxicológico no DETRAN de SP e tire as suas dúvidas sobre a análise.

Passo a passo do exame toxicológico no DETRAN de SP

Entre no site do DETRAN de SP e conheça os laboratórios credenciados para fazer o exame toxicológico no estado. Escolha uma clínica para fazer a coleta do material para análise – cabelo, pelos ou unha – e encaminhe para o laboratório. Acompanhe pelo próprio laboratório o andamento do diagnóstico. Com o diagnóstico em mãos, agende um horário no DETRAN SP, preencha o formulário e escolha sua unidade de atendimento.

Depois desse procedimento, basta seguir a emissão ou renovação de sua CNH normalmente, agende o exame de aptidão física e mental e leve para a avaliação de um médico credenciado pelo Detran. Sendo aprovado em todos os passos, aguarde a entrega da habilitação em até 10 dias úteis.

Caso haja a reprovação em qualquer um dos exames, o motorista pode optar pelo rebaixamento de sua categoria ou ficar inapto por três meses, aguardando para realizar um novo exame toxicológico, físico e mental.

Como é feito o exame toxicológico de larga janela de detecção em SP

Para conseguir detectar substância psicoativas que foram consumidas nos últimos 90 ou 180 dias, a exigência é que se faça o exame toxicológico de larga janela de detecção, pois só eles conseguem identificar as drogas que comprometem a capacidade de direção do motorista.

O teste é indolor, não demanda nenhuma preparação anterior e é feito a partir de amostras do cabelo, pelos ou unhas.

A análise tem como principal objetivo zelar pela segurança dos condutores nas rodovias. Isso porque o exame toxicológico passou a ser exigido devido a vários casos de acidentes envolvendo motoristas das categorias C, D e E, principalmente motoristas de carga, em que, na maioria dos casos, estavam sob efeito de drogas psicoativos que usaram para resistir a longa jornada de trabalho ou ao trajeto da viagem.

Viu só?! Os procedimentos do exame toxicológico no DETRAN de SP são simples e você pode realizá-lo com facilidade. Se ficou com alguma dúvida sobre o exame, continue acompanhando o blog da Psychemedics e conte conosco!