Notas & Notícias

Quais os Malefícios dos Efeitos da Cocaína?

Qualquer droga tem efeitos significativos no corpo e alguns deles são irreversíveis. A cocaína é considerada uma das drogas mais perigosas que existem, por isso, seus efeitos e malefícios quase que triplicam se comparados a outros tipos de substâncias.

Essa droga é, comumente, consumida por aspiração nasal, mas também pode ser injetada. Por aspiração, o efeito da cocaína demora 10 minutos, aproximadamente, para acontecer. Já por via intravenosa ela é instantânea e, em ambos os casos, costumam durar 30 minutos.

Infelizmente, essa droga é muito consumida nas estradas brasileiras por motoristas de caminhão que desejam ter uma “resistência” maior para encarar os longos períodos de viagem. Porém, muitos desses profissionais não conhecem os riscos e malefícios dos efeitos da cocaína.

As fases dos efeitos da cocaína

Como dissemos acima, a cocaína já começa a agir instantaneamente no corpo humano. Ela afeta principalmente as atividades cerebrais e influencia na capacidade motora e sensorial do corpo de um motorista. Isso resulta em nervosismo extremo, delírios, insônias, alucinações e constipação. A cocaína também aumenta a frequência cardíaca, elevando a chance de infarto, mesmo em pessoas jovens.

Com a persistência no uso de cocaína, é possível ocorrer sangramentos pelo nariz, náuseas, perda de controle, euforia e agressividade. Além disso, a dependência começa a se tornar inevitável.

Quando o uso da droga já se tornou contínuo, as reações se transformam em perda de memória, hemorragias, depressão, nervoso excessivo, comportamento descontrolado e isolamento. Os malefícios se tornam ainda mais sérios, como a destruição dos neurônios, lesões no fígado, como câncer hepático, grande chance de infarto, esquizofrenia, mau funcionamento dos rins e dos nervos, doenças psíquicas e muito mais.

Não é incomum que isso aconteça, porque muitos motoristas acreditam poder controlar o vício, porém o uso da cocaína resulta em dependência.

Por que realizar o exame toxicológico é importante

Foi essa realidade que fez nascer, em 2015, a lei 13.103. Percebeu-se que grande parte dos acidentes sofridos e causados por motoristas de caminhão eram resultado do uso de drogas.

Atualmente, a realização do exame toxicológico é obrigatória e, extremamente, importante para prevenir casos de acidentes nas estradas, prezar pela saúde do motorista de caminhão e aumentar a segurança.

A análise feita pelo exame toxicológico é indolor e não deixa marcas. No laboratório, será retirada uma pequena amostra de cabelo, pelo ou unha, e o teste poderá detectar drogas ilícitas consumidas nos últimos 90 ou 180 dias, dependendo do material coletado. Agora que você já conhece os efeitos da cocaína, sabe como os malefícios poderão reagir em seu corpo. Se você é um motorista de caminhão prestes a emitir ou renovar sua CNH, conte com o laboratório líder em exame toxicológico no mundo!