Geralmente os teste covid 19 nas farmácias são do modelo rápido, que apresentam o diagnóstico em torno de 10 a 30 minutos, dependendo do fabricante. 

Esses tipos de teste covid 19 nas farmácias não precisam ser encaminhados ao laboratório para indicar um resultado positivo ou negativo. Os testes são realizados presencialmente, pelo modelo de Drive-Thru ou aplicado em um local isolado e seguro na farmácia.

Vale destacar que, para que as farmácias fossem autorizadas a realizar os teste covid 19, a Anvisa avaliou e aprovou o registro de vários testes rápidos que demonstraram atender aos critérios de segurança e eficácia estabelecido nos Regulamentos Sanitários.

Os produtos para teste covid 19 nas farmácias são classificados como de risco III, isto é, de médio/alto risco ao indivíduo e à saúde pública, passíveis de registro e destinados ao uso profissional, conforme as regras da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/2015.

Desse modo, conclui-se que os testes rápidos nas farmácias são sim confiáveis para diagnosticar a doença.

Quais tipos de testes rápidos estão disponíveis nas farmácias?

Os tipos de testes nas farmácias disponíveis para o diagnósticos da covid 19 é realizado a partir da sorologia, que mede anticorpos contra a doença.

Desse modo, o teste sorológico detecta dois tipos de anticorpos, o IgM, que começa a ser produzido aproximadamente 12 dias após a infecção, e o IgG, que passa a ser produzido depois de aproximadamente três semanas, e perdura no organismo, conferindo o que chamamos de memória imunológica. Após algumas semanas, o IgM diminui, e com o tempo sobra só o IgG. 

No entanto, os tipos de teste covid 19 nas farmácias não detectam a presença do vírus, pois ele só pode dizer se a pessoa já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos em número detectável.

Por ser mais barato e fácil de usar à primeira vista, parece muito atraente. Mas é preciso esclarecer qual sua real utilidade. O teste rápido pode ajudar a mapear quem já teve a doença. Mas não serve para fazer diagnóstico preciso, nem para liberar pessoas da quarentena. 

Para ter um diagnóstico preciso da covid-19, é recomendado realizar os teste feito em laboratório, como o RT PCR ou o Anticorpos Anti-Sars-Cov-2 Ig

Posso comprar o teste covid 19 nas farmácias e levar para casa?

Segundo a autorização da Anvisa, a realização e aplicação dos testes rápidos serão permitidas apenas por profissionais em farmácias, pois não se trata de um “Autoteste”. 

Para conferir na íntegra o documento que autoriza os testes rápidos nas farmácias, acesse:

RESOLUÇÃO – RDC Nº 377, DE 28 DE ABRIL DE 2020 – ANVISA

INFORMAÇÕES COVID-19

Saiba as últimas notícias do COVID-19 no Brasil.
Informações atualizadas a todo o momento.

Teste COVID para empresas

A Toxicologia Pardini, em parceria com o Grupo Hermes Pardini, desenvolveu um portal para auxiliar as empresas durante a COVID 19, com as melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID 19, oferecendo desde testes covid à modelos customizados de gestão para gerenciamento de crise.

Acesse nosso portal e conheça nossos teste covid e soluções corporativas: