Não há recomendação para o exame toxicológico, pois este procedimento não requer nenhum tipo de preparo especial, no entanto, é necessário ficar atento a simples detalhes que poderão fazer a diferença na hora de realizar a coleta da amostra de cabelo, pelos ou unhas.

Recomendação para coleta de cabelos

Apesar de não haver recomendação para o exame toxicológico, em si, não sendo necessário preparo prévio do doador, há a recomendação referente ao comprimento do cabelo.

Para a realização do exame toxicológico, o comprimento mínimo do cabelo deve ser de 4 centímetros para que análise toxicológica detecte o consumo de substâncias psicoativas dentro de um período médio de 90 dias que antecedem a coleta.

É muito importante salientar os cabelos utilizados para análise devem ser naturais, ou seja, não podemos utilizar cabelos com apliques ou dread.

Cabelos quimicamente tratados ou tingidos podem passar normalmente pelo processo de análise sem requer nenhuma preparação especial, já que a análise ocorre na parte interna do fio.

Recomendação para coleta de pelos

Não é recomendado a depilação dos pelos corporais no período de 3 meses antes da realização do exame toxicológico, pois a ausência de pelos implicará na recusa do recebimento da coleta pelo laboratório.

Recomendação para coleta de unhas

A recomendação para os caso em que não for possível realizar a coleta do cabelo ou de pelos, por motivo de saúde ou qualquer outro semelhante, pode-se coletar amostras de unhas, para isso, é preciso que elas estejam com o comprimento mínimo de 3 mm e sem esmaltes, bases ou qualquer outro produto aplicado em sua superfície há pelo, menos, 3 dias. A coleta de unha fica impossibilitada também, caso o motorista ou candidato(a) use unha postiça. O laboratório não deverá coletar amostra de unhas dos pés.

Vale lembrar que o motorista/candidato deve comparecer ao laboratório escolhido para realizar a coleta, levando um documento válido, original, oficial com foto, que conste o número do CPF (RG ou CNH) e o voucher ou vale-exame para estar apto à realizar o procedimento.

O que achou da recomendação para o exame toxicológico?

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com nossa central de atendimento ao cliente:

Recomendação para o exame toxicológico: Geral

A recomendação final para o exame toxicológico é vestir-se com roupas confortáveis, para eventual necessidade de coleta de pelos.

Lembre-se: não há nenhum tipo de shampoo, ou outra medida, ingerir muito líquido, que possa alterar o resultado do exame toxicológico.

O recomendado, visando sua saúde é sempre manter uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e horas suficientes para descanso.

Inscreva-se no nosso canal do youtube: Psychemedics Brasil – YouTube