PERGUNTAS FREQUENTES

Qual é a janela de detecção de pelos e cabelos?

A janela de detecção depende da finalidade do exame toxicológico e do comprimento da amostra

O exame toxicológico para emissão, renovação ou alteração de categoria da CNH requer uma janela de detecção de aproximadamente 90 dias. Isso significa que o cabelo precisa ter aproximadamente 4 centímetros de cumprimento para que possamos detectar o consumo de substâncias psicoativas dentro deste período 90 dias que antecedem a coleta.

O mesmo acontece com o exame toxicológico do CAGED, exigido para admissão ou desligamento de motoristas contratados em regime CLT, cuja janela de detecção também é de 90 dias.

Sendo necessária a coleta de pelos não há exigência de comprimento mínimo, já que janela de detecção conseguida por meio da análise deste tipo de amostra é de aproximadamente a 180 dias.

Em casos ainda mais raros, quando não for possível realizar a coleta do cabelo ou de pelos, por motivo de saúde ou qualquer outro semelhante, pode-se coletar amostras de unhas, para isso, é preciso que elas estejam com o comprimento mínimo de 3mm e sem esmaltes, bases ou qualquer outro produto aplicado em suas superfície há pelo, menos, 3 dias. A coleta de unha fica impossibilitada também, caso o candidato(a) use unha postiça. O laboratório não deverá coletar amostra de unhas dos pés.

Quando o exame toxicológico de larga janela é feito para atender à determinação de editais de concursos públicos a janela de detecção vai variar de acordo com o que determina cada edital, entretanto, em alguns casos a janela de detecção solicitada nesses casos é de aproximadamente 180 dias,  dobro da janela de detecção dos exames de CNH e CLT.

Para esses exames com janela de detecção de aproximadamente 180 dias deverão ser submetidos pelos (não necessita comprimento mínimo), ou cabelos longos (com no mínimo 7,8cm).

É muito importante salientar os cabelos utilizados para análise deve ser natural, ou seja, não podemos utilizar cabelos com apliques ou deads.

Cabelos quimicamente tratados ou tingidos podem passar normalmente pelo processo de análise sem requer nenhuma preparação especial, já que a análise ocorre na parte interna do fio.

Se tiver qualquer dúvida a respeito do exame, entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente pelo telefone: 3003-5411. Estamos sempre a disposição para atendê-lo.

Os comentários estão desativados.

Voltar para perguntas freqüentes