Informações

Saiba todas as informações sobre Exame Toxicológico CLT – CAGED

Desde 2017, empresas de transporte de carga e passageiros têm a obrigação de submeter seus motoristas à realização do exame toxicológico de larga janela de detecção. Leia aqui todas as informações sobre o Exame Toxicológico CLT – CAGED e saiba o que fazer para estar em dia com suas obrigações.

O exame toxicológico para o CAGED, assim como o toxicológico CNH, consegue identificar a presença de substâncias consumidas nos últimos 90 dias – para análise em amostras de cabelo e 180 dias – para análise em amostras de pelo.

São nos pelos e cabelos que o corpo armazena a queratina, elemento no qual se acumulam as substâncias metabolizadas pelo organismo, sendo possível, detectar o consumo de drogas, tais como: maconha, cocaína, codeína, anfetaminas, ecstasy e seus derivados.

O exame toxicológico não pesquisa por drogas como anabolizantes, esteroides, fenfluramina ou álcool.

Informações sobre exame toxicológico para empresas contratantes

O MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social) exige que a solicitação e o pagamento pelo exame toxicológico seja realizado integralmente pela empresa, não podendo repassar o valor ao motorista em nenhuma hipótese.

O mesmo órgão se encarrega de fazer fiscalizações nas empresas contratantes para assegurar que a obrigação seja cumprida. Caso seja constatado o não cumprimento, a empresa poderá ser multada.

Segundo a legislação, candidatos à admissão e funcionários em processo de demissão deverão passar pelo exame toxicológico. No caso de admissão, o resultado deve ser anexado à documentação do funcionário para ser apresentado em caso de fiscalização.

Qualquer dúvida entre em contato

Inscreva-se no nosso canal do youtube – Psychemedics Brasil – YouTube

psychemedics-logo-exame-toxicologico