CAGED Exige Exame Toxicológico para Motoristas Profissionais

alt="exame-toxicologico-exigencias-CAGED" />

O  responsável pelo preenchimento e a transmissão do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) dentro de uma empresa deve ficar atento às mudanças na legislação brasileira. A Portaria 945 do Ministério do Trabalho regulamentou a fiscalização do exame toxicológico por meio do CAGED e a partir de 13 de Setembro de 2017, o ele se tornará obrigatório na contratação e no desligamento de motoristas profissionais das categorias C, D e E.

Montamos esse guia para explicar o que mudará a partir da nova regulamentação do MTE. Confira aqui quais são os profissionais que precisam se submeter ao exame toxicológico, o que muda no layout do CAGED, quais são os novos campos a serem preenchidos, o que acontece com as empresas que não atenderem às exigências da nova lei, onde encontrar um laboratório credenciado e como fazer o exame toxicológico entre outras coisas. 

O que muda no CAGED com a nova Regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego?

A Portaria 945 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) evoca a responsabilidade das empresas contratantes de motoristas e determina que os dados do exame toxicológico devem constar no envio do CAGED sempre que a empresa admitir ou desligar um motorista CLT. Assim a transmissão do CAGED passa a ser uma forma de fiscalizar o cumprimento da normativa.

Para possibilitar a fiscalização por meio do CAGED, o Ministério do Trabalho disponibilizou um novo layout para o sistema que ficará disponível às empresas que declararem determinadas CBOs – Classificação Brasileira de Ocupação.

alt="exame-toxicologico-formulario-caged"/>

Os novos campos relativo ao exame toxicológico no CAGED são:

  • Código do exame toxicológico;
  • Data do exame médico (dia/mês/ano);
  • CNPJ do laboratório,
  • CRM do Médico Revisor e
  • Estado (UF) do CRM do Médico Revisor.

Todos estes dados estarão disponíveis no laudo do exame toxicológico emitido pelo Médico Revisor.

alt="exame-toxicologico-psychemedics-motorista-CLT" />

Quais os tipos de CBOs de Motoristas precisam fazer o cadastro do Exame Toxicológico no CAGED?

Para que o empregador esteja em conformidade com as exigências do Ministério do Trabalho, os dados do exame toxicológico deverão ser informado no CAGED sempre que o motorista exercer sua função em regime CLT e for declarado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados com uma das CBOs referidas na Portaria 116 do MTE. São eles:

782310 – motorista de furgão ou veículo similar;

782320 – condutor de ambulância;

782405 – motorista de ônibus rodoviário;

782410 – motorista de ônibus urbano;

782415 – motorista de trólebus;

82505 – caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais);

782510 – motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) e

782515 – motorista operacional de guincho.

Assim que uma das CBO, citadas acima, for inserida no cadastro CAGED, automaticamente, os campos para preenchimento dos dados do exame toxicológico serão exibidos ao empregador ou ao responsável pelo preenchimento do CAGED, que em muitos casos trata-se do escritório de contabilidade ou uma pessoa da equipe de departamento pessoal.

Quando o layout do CAGED será atualizado para o campo de Exame Toxicológico?

A partir do dia 13 de setembro de 2017 layout do CAGED será atualizado. No site da instituição vai ser possível obter o novo modelo. Além disso, o Aplicativo do CAGED Informatizado (ACI) e o Formulário Eletrônico do CAGED (FEC) também receberão a atualização e a partir dessa data essas plataformas também estarão adaptadas com as novas guias de preenchimento.

Pelo site do CAGED já é possível entender onde estão localizados os novos campos que vão necessitar de preenchimento por parte das empresas.

O que acontece se o empregador não atender às exigências da nova Lei?

Assim que a nova regulamentação do CAGED passar a valer, em 13 de Setembro de 2017, os empregadores precisarão se adaptar à todas as exigências estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Independentemente dos motivos, se empresa não cumprir as determinações estabelecidas no Manual do CAGED, o cadastro de seus funcionários, seja no momento da admissão ou demissão, será considerado como não entregue e, por consequência, terá aplicação de multa.

A imposição de multa é automática e varia de acordo com o tempo de atraso na transmissão do CAGED. Como toda empresa tem o prazo máximo para postar as informações dos funcionários todo dia 07 do mês subsequente à movimentação não declarada –, a partir desta data o valor já começa a ser contado.

Como é realizado o Exame Toxicológico de Larga Janela no motorista?

A janela de detecção do exame identifica o consumo de drogas feitos nos últimos 90 dias antes da coleta.

O exame toxicológico não requer nenhuma preparação do motorista, basta ele se apresentar em um laboratório credenciado e fazer a coleta de amostras de queratina para o exame, que podem ser:

  • Cabelo com 3,8 cm de comprimento ou mais;
  • Pelos da perna, braço, axilas, peito ou pubianos, ou
  • Raspas de unhas, nestes caso somente quando nenhuma das outras opção for possível.

Quais drogas são detectadas no Exame Toxicológico?

O exame toxicológico detecta drogas ilícitas e com efeitos psicoativos. Entende-se que esse tipo de substância quando consumidas ou quando se é feito o uso frequente tem consequências sérias para a saúde do condutor, mas também tem influência sob o trabalho dos motoristas profissionais.

Atualmente, doze, tipos de drogas e seus derivados são pesquisadas no exame.

alt="exame-toxicologico-drogas-pesquisadas" />

Onde encontrar laboratórios credenciados pelo DENATRAN para fazer o Exame Toxicológico exigido pelo MTE para o envio ao CAGED.

Antes de tudo, é importante saber que para realizar o exame toxicológico em motoristas profissionais o laboratório precisa ser credenciado pelo DENATRAN.

A Psychemedics Brasil é a empresa pioneira no setor, credenciada pelo DENATRAN, hoje possui 4.500 unidades de coleta em todo o país e é responsável por 70% dos exames toxicológicos de larga janela de detecção do mundo.

Você pode encontrar os laboratórios credenciados pelo DENATRAN no portal da Psychemedics Brasil clicando no link exame toxicológico unidade de coleta e após abrir a página siga os passos:

  • Selecione um estado, posteriormente, o município desejado e clique em buscar;
  • Abrirá uma lista com laboratórios da região selecionada;

ou

  • Passe o mouse em cima do mapa do Brasil, leve-o até o estado desejado e clique em cima da área selecionada;
  • Escolha o município desejado e clique;
  • Abrirá uma lista com os laboratórios da região selecionada;

É possível deixar essa busca mais fácil ainda, adicionando somente o número do CEP. Assim, você consegue localizar os laboratórios mais próximos de sua escolha e a siga os mesmos passos explicados acima.

Como Comprar o Exame Toxicológico de larga janela de Detecção para o envio ao CAGED?

Comprar o exame toxicológico de larga janela de detecção para o envio ao CAGED de seus motoristas pela Psychemedics Brasil é muito simples e para facilitar mais o tramite compras até 15 exames você tem a opção de comprar através do site da Psychemedics, diretamente pelo telefone ou no próprio laboratório credenciado pelo DENATRAN.

Compras acima de 15 exames toxicológicos entre em contato com a central Psychemedics no telefone 3003-5411 ligação sem DDD de todo o país e um consultor de vendas dará todo suporte necessário.

Compra através do site

  • Clique no link Exame Toxicológico CAGED
  • Selecione o botão verde “COMPRE AGORA” e clique;
  • Preencha com os dados solicitados de cadastro, quantidade de exames e forma de pagamentos;
  • Selecione e clique em “Comprar agora”;
  • Sua compra esta realizada e você receberá um email com as informações de acesso ao painel da Psychemedics para fazer o exame.

Compra diretamente pelo telefone

  • 3003-5411 ligação direta sem DDD e escolha a opção “Empresa CAGED” no atendimento do telefone;
  • O consultor de vendas da Psychemedics Brasil vai atender a ligação e dar todo suporte para sua compra e realização do exame.

Compra no laboratório credenciado pelo DENATRAN

Após escolher o laboratório credenciado pelo DENATRAN, você vai ter 2 opções

  • Laboratórios com a opção “Comprar Exames” (ícone de carrinho no box de cor laranja) você pode comprar on-line, diretamente no site, basta clicar no ícone e seguir os passos de cadastro e pagamento;
  • Laboratórios com a informação “Este laboratório não aceita compra on-line, somente presencial”, será necessário entrar em contado com o laboratório de coleta e efetuar a compra presencial;

Agora que você conhece as novas mudanças da transmissão dos dados ao CAGED regulamentada pela portaria 945 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fique em dia com suas obrigações e acompanhe todas as novidades em relação ao exame toxicológico de larga janela com a Psychemedics Brasil, líder do setor.

Assunto
Nome do Artigo
CAGED Exige Exame Toxicológico para Motoristas Profissionais
Descrição
A portaria 945 do MTE obriga as empresas a enviar ao CAGED o exame toxicológico na contratação e demissão de motoristas. Conheça a obrigação em nosso site.
Autor
Nome do Publicador
Psychemedics Brasil Exames Toxicológicos
Foto do Publicador

Entre em contato com a Psychemedics Brasil através do telefone 3003-5411 ligação sem DDD e saiba mais informações de como se tornar um dos laboratórios clínicos parceiros para exame toxicológico e faça parte deste novo mercado!

Compre Online ou pelo telefone 3003-5411

1 a 15 exames = R$ 220,00 cada

Acima de 15 consulte-nos

Tudo incluso: Coleta + Exame + Laudo

Este site é seguro Nosso site é 100% seguro


Se preferir deixe seus dados para contato comercial

Os comentários estão desativados.