Exame toxicológico DETRAN SP – Saiba tudo para renovar CNHs categorias C, D e E

Detran sp exame toxicológico

O exame toxicológico DETRAN SP se tornou obrigatório para motoristas das CNHs categorias C, D e E desde o início de 2016.

A legislação prevê que os motoristas que desejam obter, alterar ou renovar a habilitação nessas categorias, realizem o exame em um laboratório credenciado pelo DETRAN, bem como motoristas profissionais em regime de CLT, nas suas contratações ou desligamentos da empresa. Em 12 de abril de 2021, o exame toxicológico também passou a ser obrigatório a cada 2 anos e 6 meses (após a instituição da nova lei federal nº 14.071/20, que determinou a realização do Toxicológico Periódico)

Portanto, se você é motorista e se enquadra em uma dessas categorias de habilitação, conheça como são os procedimentos do exame toxicológico no DETRAN de SP e tire as suas dúvidas sobre a análise do exame toxicológico.

Veja também: Principais informações do exame toxicológico DETRAN para outros estados

Passo a passo do exame toxicológico DETRAN SP

localização exame toxicológico

No site do DETRAN de SP, você encontrará os laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para fazer o exame toxicológico no estado de SP, entre eles, o laboratório Toxicologia Pardini, referência e pioneira no setor.

A visto disso, o primeiro passo é encontrar uma unidade de coleta parceira da Toxicologia Pardini.

Para isso, basta acessar a nossa página Exame toxicológico para motoristas e clicar em “Encontrar Clínicas Próximas”. Após isso, é só Permitir saber a sua localização, que o site trará os laboratórios mais próximos de você.

Ou caso prefira, também é possível realizar essa busca manualmente, necessitando apenas preencher o estado e a cidade, para abrir a lista de laboratórios para a cidade pretendida.

Você também pode comprar o exame pelo:

  • Telefone 3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil),
  • Ou diretamente em um laboratório parceiro

Como é feito o exame toxicológico de larga janela de detecção para o DETRAN SP

como fazer o exame toxicologico

Para conseguir detectar substância psicoativas que foram consumidas nos últimos 90 dias, a exigência do DETRAN SP é que se faça o exame toxicológico de larga janela de detecção, pois apenas ele consegue identificar as drogas que comprometem a capacidade de direção do motorista.

exame toxicológico não exige nenhuma preparação prévia e é feito a partir de amostras do cabelo ou de pelos.

O uso de tinturas, shampoo, gel e outros cosméticos não influenciam no resultado.

Na Toxicologia Pardini, as amostras para analise passam por um processo de lavagem e descontaminação, não correndo o risco de ter resultados falso positivos.

Vale lembrar que a Toxicologia Pardini  é o laboratório que necessita de menos quantidade de amostras (cabelo ou pelo) nas coletas para analise entre todos concorrentes do setor.

O resultado do exame estará disponível em média 48 horas (para resultados negativos) após o recebimento da amostra no laboratório de análise em Belo Horizonte MG..

Cada etapa do seu exame toxicológico será informado por SMS em seu telefone de cadastro e, se preferir, poderá acompanhar seu exame em tempo real através do site, pela nossa Página de Acompanhamento, ou pelo E-mail.

Assim que o resultado estiver pronto, sendo negativo, será enviado o número do laudo ao sistema do RENACH, liberando o DENATRAN. Deste modo, você poderá dar andamento aos outros trâmites exigidos pelo DETRAN de São Paulo.

A validade do exame toxicológico para o DETRAN SP é de 90 dias a partir da data da coleta, portanto, esteja atento para não perder o prazo estipulado pelo DETRAN para renovar, emitir ou alterar a categoria de sua CNH C, D ou E, bem como atualizar o toxicológico periódico (exame a cada 2 anos e 6 meses).

Toxicologia Pardini envia o resultado e o comprovante de conclusão do processo do exame pra você via e-mail.

Válido destacar que, a análise de drogas tem como principal objetivo zelar pela segurança dos condutores nas rodovias, evitando que motoristas utilizem substâncias psicoativas nas estradas, onde muitas vezes usam para resistir a longa jornada de trabalho ou trajetos das viagens, aumentando o risco de acidentes graves e fatais para todos.

Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico

Caso você queira saber outras informações sobre o exame toxicológico, como:

  • Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
  • Remédio prescrito pode reprovar no exame toxicológico?
  • O exame toxicológico detecta que tipo de substância?

Entre outros, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais perguntas!

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.79 de 5 com base em 8807 avaliações

Ver mais